Criativa, humana e cidadã: a “Experiência Opet” na Bett Educar 2018

Editora levará inovação, ludicidade e boas discussões à maior feira educacional da América Latina

Está tudo pronto para a participação da Editora Opet na BETT Educar 2018, a maior feira de educação da América Latina, que acontece de 08 a 11 de maio no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo. “Neste ano, nosso estande vai chamar a atenção do público pela beleza, pela criatividade e, principalmente, por mostrar uma proposta vibrante de educação para o público. A proposta Opet de uma educação humana e cidadã”, explica a superintendente da Editora, Cristina Swiatovski.

O estande, observa o gestor de marketing da Editora, Roberto Costacurta, foi planejado e construído a partir do Conceito 2018 da empresa, que tem como elementos-força a pergunta “Onde o Conhecimento vai te levar?” – uma instigação sobre o valor da educação – e personagens que traduzem a visão da Editora Opet. O protagonista dessa história é um garoto curioso, criativo e cheio de imaginação. Esse menino – uma criança que espelha todos nós – simboliza as ideias e o conceito de educação da Editora Opet.

É esse enredo que explica o enorme “barco de papel” que é o principal destaque visual do estande e que poderá ser visitado pelo público: nele, nosso menino cruza os mares em busca do conhecimento. Durante a BETT Educar, o artista circense e pedagogo Rafael Barreiros, um dos maiores especialistas em palhaçaria do Brasil, representará o menino-protagonista da Editora Opet. 

O estande foi imaginado para apresentar a visão, as coleções, ferramentas pedagógicas e a experiência de aprendizado dos sistemas de ensino Opet Soluções Educacionais e Sefe – Sistema de Ensino Família e Escola, que pertencem à Editora Opet. Lá, os visitantes poderão conhecer as coleções de livros produzidas pela Editora e conversar com as pessoas que as desenvolvem. “Nosso desejo é que essa experiência seja completa e que abra um canal de diálogo com pessoas que também veem a educação em seu papel transformador”, observa a coordenadora de marketing da Editora, Deisi Cabrini.

Lançamentos Editoriais

Na Bett Educar 2018, além de apresentar seu Conceito, ideias, paradigma educacional e linha de produtos, a Editora Opet mostrará, também, alguns de seus lançamentos. São eles as coleções “Encantos da Infância”, voltada à Educação Infantil 1 a 5, e a “Coleção Cidadania” para os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Essas coleções, que pertencem ao selo educacional Opet Soluções Educacionais (área privada), foram estruturadas a partir das Diretrizes Teórico-Metodológicas Opet e propõem uma educação humana e cidadã.

Rodas de Conversa

Os visitantes do estande da Editora Opet na BETT Educar 2018 poderão participar de oficinas e palestras sobre vários temas relacionados à educação. Na terça-feira (08), às 15 horas, Rafael Barreiros ministrará a oficina “Levando o Riso a Sério”. Um pouco mais tarde, às 17 horas, a gestora pedagógica da Editora Opet, Caren Helpa, falará sobre “O trabalho pedagógico na Educação Infantil a partir dos campos da experiência” – esta palestra será repetida na quarta-feira (09), às 16 horas.

Na quarta-feira e quinta-feira (09 e 10), às 10 horas, Valéria Mattos Kasim, pedagoga e assessora pedagógica da Editora Opet, falará sobre “A concepção de alfabetização e sua transposição para a prática docente”. 

Às 13h50 da quarta-feira (09), será a vez da editora pedagógica e autora de materiais didáticos da Editora Opet, Ross Mary Vieira. Ela falará sobre o “Livro Didático na Educação Infantil: contribuições para o desenvolvimento integral da criança”. Também na quarta-feira, a psicopededagoga Natalie Shimada, do blog “Lá em Casa é Assim” (que tem como foco o desenvolvimento infantil e a família), fará uma roda de conversa a partir das 15 horas.

Na quinta-feira (10), às 13h50, a pedagoga Anna Carolina Guimarães Curto, coordenadora editorial da Editora Opet, falará sobre o “Livro Didático no Ensino Fundamental e no Ensino Médio: possibilidades para a formação Cidadã”. Às 15 horas, Taís e Roberta Bento, fundadoras do SOS Educação (site de educação do Estadão) e palestrantes da BETT Educar, farão um momento de interação com o público. E, às 16 horas, a professora Oralda Adur – doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), consultora pedagógica e autora de materiais da Editora falará sobre o tema “Relação Família e escola possibilidades de ações colaborativas”. Essa palestra terá uma segunda sessão na sexta-feira (11), às 10 horas

Fechando a programação de palestras e oficinas, na sexta-feira (11), a partir das 11 horas, a professora e autora dos materiais de Língua Inglesa da Editora Opet, Ver Rauta, falará sobre o tema “Aprender inglês na infância no contexto educacional público brasileiro: como tornar esse processo efetivo e transformador na escola”. A participação em todas as oficinas e palestras é gratuita.

Comunicando a Feira

Ao longo de toda a BETT Educar, uma equipe de profissionais estará comunicando em tempo real, na Fanpage da Editora Opet no Facebook, tudo o que acontece no estande. Além dos profissionais da própria gerência de Marketing e da Agência Eureka!, de Curitiba, a comunicação terá o reforço das blogueiras Natalie Shimada (“Lá em casa é assim”), Taís e Roberta Bento (“SOS Educação”) – palestrantes convidadas do estande da Editora -, que farão a cobertura da participação da Opet na BETT Educar em seus próprios blogs e redes sociais.