5 dicas para produzir textos para marketing digital

Com tantas coisas acontecendo no ambiente digital, às vezes fica até difícil acompanhar tudo. Mas, mais do que conseguir acompanhar tudo, existe um fator crucial sobre o conteúdo que você produz: captar a atenção do seu leitor. Não adianta produzir um super material e, no fim das contas, ninguém se interessar por ele. É por isso que vamos te dar cinco dicas para a produção de um bom texto para o ambiente digital:

1) Conte histórias cativantes

Bem, nem sempre é fácil contar histórias, mas existem várias técnicas fáceis que você pode usar como modelo para se inspirar. Se você souber prender a atenção das pessoas, uma “simples” história sobre ter torcido o pé na rua pode engajar muita gente. Lembre-se: não é só sobre o quê você fala, é sobre como você fala.

2) Pesquise sempre

Revele seu lado farejador e busque boas referências sobre o assunto sobre o qual você vai falar. O que irá fortalecer seu conteúdo é, também, a credibilidade. É muito importante usar fontes relevantes, e claro, não deixar de as citar para não ser acusado de plágio.

3) Use parágrafos curtos

Separe seu conteúdo em parágrafos simples e curtos, dando preferência à fórmula “uma frase, uma ideia”, que torna o entendimento mais claro e deixa o texto mais leve. Tudo isso facilita a leitura e não cansa o leitor.

4) Use e abuse dos links

Aproprie-se de outros links, imagens e vídeos para ajudar na construção do seu conteúdo. Assim, o seu material vai possuir mais fôlego e atrair ainda mais a atenção do seu público. No caso das imagens, se você estiver escrevendo para uma empresa – sua escola, por exemplo -, tome cuidado com os direitos autorais. No Google, há uma opção de pesquisa de imagens sem restrições de direito autoral, e há bancos de imagens como o pixabay.com, que fornecem imagens de alta qualidade para uso e modificação gratuitos. Use e abuse!

5) Justifique suas ideias

Seja persuasivo, defenda e justifique os pontos que você colocar em pauta. Convide o seu leitor a tomar boas decisões. E, é claro, respeite-o sempre.