Em Paranaguá, uma formação pedagógica especial para o trabalho com os familiares

Parceria Família-Escola

A Editora Opet tem grande respeito pelas famílias e por seu papel para a evolução da educação. Esse movimento ganhou força com a aquisição, no ano passado, do Sistema Educacional Família e Escola – Sefe, que por muitos anos desenvolveu uma expertise fantástica em relação ao tema, traduzida em coleções e, de forma muito especial, no trabalho desenvolvido com os gestores educacionais e com as famílias.


Entre os exemplos desse trabalho está o realizado em Paranaguá, um dos mais antigos municípios paranaenses. No início deste mês, a professora Fernanda Post esteve com os orientadores educacionais da rede municipal de ensino de Paranaguá, parceiro da Editora Opet no litoral do Paraná. Eles são multiplicadores no trabalho com os familiares na proposta das coleções “Entrelinhas para Familiares” (Educação Infantil) e “Família e Escola” (Ensino Fundamental – Anos Iniciais). “A ideia da formação é sensibilizá-los, conscientizá-los e mobilizá-los como articuladores do trabalho com as famílias, para a construção de uma cultura de participação. Além de instrumentalizá-los para os encontros com os familiares, nós os instigam a proporcionar acolhimento, qualificação e oportunidade de efetiva parceria das famílias no cotidiano da escola”, explica Fernanda.

Segundo ela, os cerca de trinta orientadores educacionais estão preparados. “No início da formação, eles se sentem ansiosos em relação às ideias e às orientações. Quando o trabalho avança, se sentem desafiados e, ao final, como percebemos pelas avaliações, se mostram preparados para o trabalho com as famílias na escola.”  Um trabalho essencial, desempenhado com grande dedicação. Muito bom!


Quer saber mais a respeito do trabalho com os familiares? Entre em contato conosco!