Sobre o Evento

Prezado Professor, prezado Gestor,

Está chegando mais uma edição do Prêmio Ação Destaque! Um prêmio especialmente criado para valorizar, compartilhar e premiar as ações educacionais transformadoras dos professores e gestores parceiros Sefe.

E você, é claro, está mais do que convidada(o) a participar! Assistindo e, principalmente, MOSTRANDO o seu trabalho e talento.

Neste hotsite, trazemos todas as informações sobre como preparar e inscrever seu projeto. Assim, acesse, fique por dentro e se prepare!

Em 2022, em sua décima segunda edição, o Prêmio Ação Destaque será apresentado em formato híbrido. Ele faz parte do X Seminário de Gestores Municipais, evento anual promovido pela Editora Opet para os parceiros Sefe e que debate grandes temas da educação – com inteligência e cultura! Um momento especial para o conhecimento, a troca de experiências e a valorização do talento e do trabalho de quem constrói a escola pública no Brasil.

REGULAMENTO

12.º PRÊMIO AÇÃO DESTAQUE – SEFE/2022

REGULAMENTO

CAPÍTULO I – DO PRÊMIO

Art. 1.º  O Prêmio Ação Destaque é proposto pela Editora Opet e  selo Sefe – Sistema Educacional Família e Escola – e tem como objetivos incentivar,  valorizar, divulgar e promover o compartilhamento de experiências educativas inovadoras que, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular expressem transformação social e educativa, planejadas e desenvolvidas por professores, gestores  e ou  equipes de ensino das Secretarias Municipais de Educação de diversas regiões brasileiras, por meio da utilização dos recursos (materiais didáticos, ferramentas pedagógicas digitais e/ou formações) que compõem a Editora Opet, buscando a equidade para a  transformação de uma educação humanizadora, criativa e significativa.

Parágrafo único. Para participar, o professor e/ou gestor deverá apresentar a sua experiência educativa que foi desenvolvida durante o ano de 2022 relacionada aos recursos disponibilizados pela Editora Opet (materiais didáticos, material para os familiares, formações e ou ferramentas pedagógicas digitais oferecidas nas plataformas Opet Inspira e Google Workspace for Education), evidenciando as experiências e aprendizagens claramente demonstradas e comprovadas pela análise do material encaminhado.

CAPÍTULO II – CATEGORIAS

Art. 2.º Cada profissional poderá inscrever o próprio trabalho em apenas uma categoria, a escolher:

CATEGORIA 1 – EDUCAÇÃO INFANTIL – Coleção Primeira Infância +0, Coleção Entrelinhas para você! (Infantil 1, 2, 3) e Coleção Feito Criança (Infantil 1, 2, 3).

CATEGORIA 2 – EDUCAÇÃO INFANTIL – Coleção Entrelinhas para você! (4 e 5)  e Coleção Feito Criança  (4 e 5).

CATEGORIA 3 – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – 1.º ao 3.º ano – Coleção Caminhos e Vivências e Coleção Meu Ambiente.

CATEGORIA 4 – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – 4.º e  5.º ano – Coleção Caminhos e Vivências e Coleção Meu Ambiente.

CATEGORIA 5 – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E MÉDIO – Coleção Ser e Viver Cidadania, Coleção Cidadania e Coleção Meu Ambiente. 

CATEGORIA 6 – AÇÕES COM OS FAMILIARES – Coleção Entrelinhas para familiares e/ou Coleção Família e Escola e/ou Encontro com Familiares e/ou Família Presente. 

CATEGORIA 7 – ESPECIALISTAS – Arte, Educação Física e Língua Inglesa – que utilizam os materiais didáticos e recursos pedagógicos OPET: Coleção Joy, Coleção Caminhos e Vivências, Coleção Ser e Viver Cidadania. 

CATEGORIA 8 – GESTORES

Parágrafo único: todos os trabalhos apresentados precisarão garantir e comprovar a participação dos estudantes no projeto apresentado. 

CAPÍTULO III – PARTICIPAÇÃO 

Art. 3° Poderão se inscrever, também, os professores de projetos ou no atendimento educacional especializado, sendo titular ou substituto desde que comprovem a utilização dos recursos pedagógicos da Editora Opet. 

CAPÍTULO IV – DA INSCRIÇÃO

PRAZO DE INSCRIÇÃO: de 15 a 31 de agosto de 2022, respeitando-se o limite de horário das 23h59 (horário de Brasília-DF).

Art. 5° A organizadora não se responsabiliza pelo não recebimento da inscrição enviada pelo participante, bem como por qualquer impossibilidade de participação em razão de falhas ou erros de envio ocasionados por problemas no provedor de internet utilizado por ocasião da inscrição.

Art. 6° Os participantes deverão preencher a ficha de inscrição com todos os dados para sua identificação pessoal e profissional. 

Art. 7° Só serão aceitos projetos submetidos pelo site. O participante receberá a confirmação da inscrição via e-mail cadastrado na ficha de inscrição.

Art. 8° O prazo de inscrição poderá ser prorrogado a qualquer momento, conforme definição da organizadora, o que será informado no site https://www.editoraopet.com.br/seminariosefe2022 e nas redes sociais da Editora Opet. Caso as inscrições sejam prorrogadas, não será possível modificar o relato já submetido.

Art. 9.º Cada participante poderá inscrever apenas um trabalho que relate a sua experiência, realizada e concluída entre o período de fevereiro de 2022 até outubro de 2022.

Art. 10.  O trabalho, mesmo que desenvolvido em grupo, deve ser inscrito em nome de apenas um profissional, que será o responsável. No caso de experiências coletivas, devem ser mencionados os demais participantes.

Parágrafo único. A Editora Opet premiará somente o profissional em nome do qual o trabalho foi inscrito, não se responsabilizando pela divisão do prêmio entre os demais integrantes do grupo. 

CAPÍTULO V – DO TRABALHO

CATEGORIAS 1 AO 8

Art. 11  O trabalho deve ser entregue no ato da inscrição, seguindo o modelo e formatação  disponibilizado na ficha de inscrição. 

Art. 12 O trabalho deve ser o relato de uma experiência desenvolvida (e/ou em desenvolvimento) com as produções das crianças ou estudantes em turmas regulares, multisseriadas, escolas do campo, escolas indígenas ou classes especiais.

Art. 13 O relato de experiência deve contemplar a participação dos familiares das crianças/estudantes com base na metodologia de formação e coleções destinadas às famílias, dentro da proposta da Editora Opet.

Art. 14 As experiências precisam ser devidamente comprovadas no projeto por meio de planejamentos, portfólio com as produções das crianças, estudantes envolvidos, professores, coordenadores e equipe da escola e devem conter: 

  • Slide de identificação;
  • Justificativa: explicitar os motivos para a realização do trabalho e a relevância deste no contexto educacional; 
  1. Por que desenvolveu o projeto?
  2. O que o projeto apresenta de inovação e transformação educacional?
  3. Quem participou e se beneficiou com os resultados do projeto. 
  • Objetivos: registrar o que se pretendeu desenvolver junto aos profissionais da instituição de ensino, crianças/estudantes e familiares para consolidar a relação família-escola e desenvolver as competências e habilidades contidas na BNCC;
  • Metodologia: (descrever o passo a passo de como o trabalho foi planejado e/ou desenvolvido, destacando ações e relações com os encontros de familiares e os materiais da Editora Opet – incluindo referencial teórico);
  • Resultados esperados/alcançados: registrá-los com base nos seguintes itens: objetivos do trabalho, desenvolvimento das ações planejadas, participação dos familiares e o reflexo no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças/estudantes;
  • Material complementar: fotos, vídeos ou outros que demonstrem a realização das etapas descritas no trabalho podem ser incluídos nos slides (respeitando-se o padrão estipulado para cada slide e as regras para uso de imagens);
  •  Referências.

 

CAPÍTULO VI – DO PROCESSO DE SELEÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Art. 15 Serão selecionados os trabalhos que tenham relação direta com os materiais didáticos da Editora Opet e/ou a respectiva formação continuada e recursos pedagógicos oferecidos pela Editora Opet,  conforme categorias descritas no artigo 2.º e critérios descritos neste capítulo, além de ter coerência entre os objetivos, as ações desenvolvidas e os resultados alcançados. Será considerada, ainda, a pertinência do conteúdo em relação ao currículo escolar e às necessidades de aprendizagem dos estudantes, bem como o alcance dos resultados do trabalho.

Art. 16 Serão desclassificados os trabalhos que não evidenciarem relação direta com os materiais didáticos, recursos/ferramentas digitais,  materiais da família e/ou as formações da Editora Opet.

Art. 17 A seleção dos finalistas é realizada por uma equipe de pareceristas, por meio da análise dos projetos enviados durante o período de inscrições, seguindo os seguintes critérios:

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO TRABALHOPONTUAÇÃO
MÁXIMA
Explícita e materializa a relação com os materiais e/ou formações da Editora Opet conforme sua fundamentação teórico-metodológica.1,0
Apresenta consistência e coerência em todos os elementos solicitados no regulamento (objetivos, justificativa, metodologia, resultados, referências, fotos, vídeos ou outros).1,0
Nas práticas pedagógicas apresentadas no projeto se evidencia (ou é possível reconhecer) o conceito de Educação enquanto processo de humanização, a partir da ação do sujeito como protagonista destacando suas habilidades sócio emocionais e cognitivas. 2,0
Demonstra de maneira efetiva a participação e o protagonismo da criança/estudante, de acordo com a concepção que fundamenta as coleções da Editora OPET, bem como dos familiares  no projeto desenvolvido – conforme resultados esperados/alcançados de acordo com o objetivo geral proposto.2,0
Utiliza ferramentas/recursos  digitais e tecnológicos. 1,0
Possibilita desenvolver no mínimo uma das 10 competências gerais da BNCC (deverão estar evidentes).1,0
Demonstra inovação no projeto apresentado, impacto na comunidade  e  uso de recursos diversificados. 2,0

Art. 18  A seleção acontecerá seguindo as etapas consecutivas:

  1. a) Seleção de 3 (três) trabalhos por categoria com maior pontuação, conforme critérios citados anteriormente, totalizando 24 vinte e quatro finalistas.
  2. b) A divulgação dos finalistas acontecerá por meio das redes sociais da editora Opet. 
  3. c) Apresentação do trabalho pelo profissional finalista  será por meio de um vídeo gravado antecipadamente, com duração máxima de até cinco minutos. 
  4. d) Os finalistas serão comunicados posteriormente e receberão informações e orientações sobre o momento da sua apresentação presencial (que contará também  com o vídeo gravado previamente) .
  5. e) A apresentação do vídeo do participante finalista será realizada durante os dias do Seminário de Gestores Municipais de Educação  promovido pela Editora Opet, que acontecerá no mês de novembro de 2022, em local e data a serem comunicados posteriormente, nos quais os vencedores do Prêmio Ação Destaque/2022 serão definidos (1º, 2º e 3º lugar) a partir dos trabalhos classificados. 
  6. f) No terceiro dia do Seminário serão escolhidos e divulgados os três vencedores de cada categoria, de acordo com a sua classificação  (1º, 2º e 3º lugar)  que receberão os prêmios em dinheiro. 

Parágrafo único. Tanto o trabalho entregue como o vídeo com a apresentação/relato, no dia do Seminário, terão peso na avaliação. Ambos devem evidenciar o uso da metodologia e dos recursos propostos pela Editora Opet, além de mostrarem a coerência entre o trabalho escrito e a apresentação oral. 

CAPÍTULO VII– DA PREMIAÇÃO

Art. 19  A Editora Opet  destinará a quantia de R$64.000,00 (sessenta e quatro mil reais) para a premiação dos trabalhos vencedores do Prêmio Ação Destaque, cabendo a cada profissional contemplado com o 1.º lugar a importância de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), menção honrosa e troféu, entregues diretamente ao responsável pela inscrição; a cada profissional contemplado com o 2.º lugar a importância de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), menção honrosa e troféu entregues diretamente ao responsável pela inscrição e ao  3.º lugar a importância de R$ 1.500,00 ( mil e quinhentos reais), menção honrosa e troféu entregues diretamente ao responsável pela inscrição.

Art. 20 Os representantes dos 24 (vinte e quatro) trabalhos finalistas selecionados na primeira etapa, que contemplam as 08 (oito) categorias, participarão do Seminário, no qual receberão menção honrosa e serão divulgados em meios de comunicação. 

  • 1.º São de responsabilidade da Editora Opet as despesas de estadia e alimentação dos profissionais responsáveis pelos 24 (vinte e quatro) trabalhos finalistas para a cerimônia de apresentação e premiação durante o Seminário, sem direito a acompanhante. As despesas com transporte ficam a cargo de cada participante e/ou Secretaria.
  • 2.º Todos os secretários municipais de educação, cujos municípios sejam conveniados à Editora Opet, serão convidados para o Seminário. As despesas de estadia e alimentação dos secretários municipais de educação convidados serão de responsabilidade da Editora Opet.. As despesas com transporte ficam a cargo de cada participante e/ou Secretaria.
  • 3º Os representantes dos 50 (cinquenta) trabalhos melhores pontuados, receberão certificado de participação  “Ação Destaque” e serão divulgados em meios de comunicação. 

 

CAPÍTULO VIII – DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

Art. 21 É de inteira responsabilidade do profissional que se inscreveu o ônus relativo aos direitos autorais de textos, às imagens (caso existam) e a outros meios que acompanharão o trabalho produzido. Caso haja imagens de crianças e estudantes, é necessário anexar no trabalho enviado a autorização assinada pelos pais ou responsáveis legais.

Art. 22 Ao se inscreverem, os participantes autorizam automaticamente o Sefe a utilizar, editar, publicar e reproduzir, por meio de jornais, revistas, sites, televisão, rádio, internet, plataforma digital, drive compartilhado, imagens, conteúdos e qualquer informação referente ao trabalho e sua apresentação no Seminário de Gestores Municipais sem restrição de espécie alguma.

Art. 23 Os participantes, com  trabalhos enviados, não terão acesso às suas notas e análise dos pareceristas mesmo mediante solicitações. 

Art. 24 A escolha dos finalistas (assim como a decisão de casos omissos neste regulamento) é de inteira responsabilidade da Editora Opet, de forma soberana e irrecorrível.

Art. 25 A participação no 12.º Prêmio Ação Destaque implica na aceitação irrestrita deste regulamento.

 

Cliciane Élen de Souza P. F. Augusto 

Gerência Pedagógica

Editora Opet

Palestrantes

Douglas Ramalho

A pandemia trouxe a realidade do ensino remoto e, agora, está trazendo a do ensino híbrido. Como planejar e organizar essa modalidade? Como trabalhar com o planejamento curricular? Como trabalhar com as habilidades e competências essenciais de cada etapa no modelo híbrido? Essas são algumas questões da palestra de Leandro Holanda.

Leandro Holanda é mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Gestor educacional com grande experiência, é, também, professor de Metodologias Ativas, escritor e um profundo conhecedor do Ensino Híbrido, suas questões e desafios.

Douglas Ramalho

A pandemia trouxe a realidade do ensino remoto e, agora, está trazendo a do ensino híbrido. Como planejar e organizar essa modalidade? Como trabalhar com o planejamento curricular? Como trabalhar com as habilidades e competências essenciais de cada etapa no modelo híbrido? Essas são algumas questões da palestra de Leandro Holanda.

Leandro Holanda é mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Gestor educacional com grande experiência, é, também, professor de Metodologias Ativas, escritor e um profundo conhecedor do Ensino Híbrido, suas questões e desafios.

Douglas Ramalho

A pandemia trouxe a realidade do ensino remoto e, agora, está trazendo a do ensino híbrido. Como planejar e organizar essa modalidade? Como trabalhar com o planejamento curricular? Como trabalhar com as habilidades e competências essenciais de cada etapa no modelo híbrido? Essas são algumas questões da palestra de Leandro Holanda.

Leandro Holanda é mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Gestor educacional com grande experiência, é, também, professor de Metodologias Ativas, escritor e um profundo conhecedor do Ensino Híbrido, suas questões e desafios.

Programação

Dia 27

17h00 – 17h30: Abertura – Palavras Iniciais

17h30 – 17h45: Apresentação do 11º Prêmio Ação Destaque

17h30 – 17h45: Apresentação do 11º Prêmio Ação Destaque

17h30 – 17h45: Apresentação do 11º Prêmio Ação Destaque

Dia 28

17h00 – 17h30: Abertura – Palavras Iniciais

17h00 – 17h30: Abertura – Palavras Iniciais

17h30 – 17h45: Apresentação do 11º Prêmio Ação Destaque

Dia 29

17h00 – 17h30: Abertura – Palavras Iniciais

17h00 – 17h30: Abertura – Palavras Iniciais

17h30 – 17h45: Apresentação do 11º Prêmio Ação Destaque

17h30 – 17h45: Apresentação do 11º Prêmio Ação Destaque

Inscrições

Parceiro da Editora Opet na área pública (que utilizam os materiais e ferramentas Sefe), inscreva-se!

Editora Opet

Informações do evento: