Proposta Pedagógica

CONSTRUIR CONHECIMENTO, FORMAR CIDADÃOS, MUDAR O MUNDO.

ESSA É A NOSSA PROPOSTA

A Construção Interativa do Conhecimento em Busca do Desenvolvimento de Competências tem o fundamento epistemológico na visão de que o conhecimento não é uma simples descrição do mundo “como ele é”, mas uma representação de mundo que o sujeito faz com base na “realidade socialmente construída”.

A proposta tem respaldo em várias teorias elaboradas por pensadores e pesquisadores ao longo da história do desenvolvimento da educação.

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Concepções Prévias

 

 

 

As informações que os alunos já possuem servem de base e dão significado para as informações futuras. Quanto melhores e mais amplas forem as concepções prévias do aluno, melhor será a construção de novos conhecimentos.

 

interacoes

O processo da aquisição de conhecimentos acontece por meio das interações sociais. Nesse modelo, o indivíduo é interativo, uma vez que adquire saberes com base nas relações inter e intrapessoais de troca com o meio, por intermédio de um processo denominado mediação. Nessa perspectiva, a relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem está atrelada ao fato de o ser humano viver em meio social, sendo este a alavanca para os dois processos.

 

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O professor assume o papel de mediador entre a concepção prévia do aluno e os saberes socialmente construídos. Essa mediação se dá de forma intencional, pois busca-se ajudar o estudante a superar as dificuldades do percurso em busca do nível superior de desenvolvimento.

 

ferramenta

Livros didáticos, filmes, CDs de músicas e sons, plataformas tecnológicas, imagens, formações continuadas e eventos educacionais são exemplos de ferramentas. Todos esses recursos devem ser utilizados pelo professor como facilitadores e mediadores para que os alunos atinjam o objetivo da escola: a aprendizagem significativa.