NOTÍCIAS

30/05/2018

Editora participa de debate sobre a BNCC e o ensino da Lí­ngua Inglesa

Na última segunda-feira (28), a coordenadora editorial da Editora Opet, Anna Carolina Guimarães, e a professora e autora dos materiais de Língua Inglesa da Editora Opet, Vera Rauta, estiveram na cidade de São Paulo para participar de um evento promovido pela Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (ABRELIVROS) e pela Associação Brasileira de Autores de Livros Educativos (ABRALE).

O encontro teve como tema a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a construção dos livros didáticos da Língua Inglesa. O debate foi aberto pela gerente executiva da ABRELIVROS, Beatriz Grellet, e por Adriana Ranelli Weigel, pesquisadora e educadora na área de língua inglesa no Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino de Línguas (CEPEL) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Adriana foi uma das redatoras da BNCC.

O debate, como explica Anna Carolina, teve como foco as formas de trabalho com o ensino da Língua Inglesa para que o idioma seja ensinado dentro dos parâmetros preceituados pela BNCC. “É muito interessante perceber que, com a BNCC, foi estabelecido um novo olhar sobre o ensino da Língua Inglesa”, observa. Segundo ela, esse novo olhar enxerga o inglês não apenas como uma língua estrangeira, mas como uma língua franca – isto é, uma língua universal moderna – que deve ser aprendida no conjunto das habilidades necessárias à vida no mundo do século 21.

Além disso, explica Anna, esse novo olhar também valorizou a interculturalidade percebida na Língua Inglesa – um idioma falado em tantos países possui, também, muitas variantes e aspectos culturais distintos que merecem ser conhecidos. “Com a BNCC, a Língua Inglesa passou a ser pensada de forma muito mais democrática e globalizada.”

Outro aspecto importante da discussão em São Paulo, observa Anna, foi a da percepção de que os materiais de Língua Inglesa produzidos pela Editora Opet acompanham as mudanças propostas pela BNCC. “Nossas coleções já tratam a Língua Inglesa dessa forma, com um olhar sociointeracionista. O livro do professor traz subsídios para estimular o raciocínio do aluno sobre a linguagem. Estamos no caminho certo!”.

Para a professora Vera Rauta, o encontro em São Paulo foi esclarecedor, em especial pela possibilidade de contato com uma pessoa – a professora Adriana Ranelli Weigel – que participou diretamente das discussões e da escrita da BNCC. “Como autora e formadora, tenho a orientação da Editora de falar sobre a Base Nacional Comum Curricular. Esse encontro forneceu um subsídio importante para o nosso trabalho com os professores e gestores.”
Ver outras notícias

Quer mais informações sobre os sistemas educacionais da Editora Opet?

Preencha o formulário abaixo para receber nossas novidades e informações.

Agncia de publicidade em Curitiba