NOTÍCIAS

28/03/2018

Educação Infantil de Sobral terá material estruturado do Sefe

Projeto-piloto vai beneficiar crianças das primeiras etapas da educação

A partir deste ano, as cerca de seiscentas crianças da primeira etapa da Educação Infantil de Sobral (Infantil Bebê e Infantil I, de quatro meses a onze meses) passam a utilizar os materiais didáticos produzidos pela Editora Opet. Os materiais estruturados, do selo educacional Sefe – conhecido desde 2008 no Ceará por sua atuação no PAIC e na revolução educacional vivida pelo Estado desde então – foram repassados a Sobral dentro de um projeto-piloto. Além dos materiais para as crianças, também foram entregues oitenta kits com orientações didáticas e de apoio aos professores que trabalham com as crianças.

A entrega simbólica dos materiais aconteceu na noite de ontem (27) no Centro de Educação Infantil Professor Arry Rocha de Oliveira e contou com a participação dos professores e de autoridades da educação municipal, como o secretário Francisco Herbert Lima Vasconcelos.

Os materiais foram entregues pela superintendente da Editora Opet, Cristina Swiatovski, que agradeceu a oportunidade de participar do trabalho educacional de um município como Sobral, que é um exemplo para o país – em 2015, a rede municipal de ensino alcançou a média 8,8 no IDEB para o 4º e 5º ano, a maior do Brasil. “É uma grande responsabilidade e uma grande alegria estar aqui, oferecendo materiais e suporte pedagógico às crianças que estão chegando à escola. Em nome da Editora Opet e do Sefe, muito obrigado!”.

O secretário Herbert Vasconcelos destacou a importância da incorporação, pelo município, de um material estruturado para essa faixa etária. “É a primeira vez que Sobral faz uma experiência com o material didático estruturado para as crianças Educação Infantil I e Bebê. Esse material traz uma expectativa de estruturação não só do trabalho do professor, mas do acompanhamento pela família em casa. A gente sabe que esses estímulos e esse acompanhamento são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo das crianças e têm impacto sobre o aprendizado futuro. Só temos a agradecer. É uma grande honra – e que esse seja o início de uma parceria longa com o município de Sobral.”

Os livros
Os materiais didáticos da “Coleção Primeira Infância”, que foram entregues a Sobral, trazem várias atividades, construídas a partir das diretrizes teórico-metodológicas que norteiam o trabalho do Sefe e da Editora Opet. Essas diretrizes buscam uma educação que promove a criatividade, a autonomia, o respeito ao tempo da criança, o papel da família e a importância das relações sociais para a construção do conhecimento. As atividades envolvem musicalização, artes, brincadeiras, psicomotricidade, linguagens, natureza e sociedade, identidade e autonomia, que visam o estímulo do desenvolvimento cognitivo e sensorial.

A coordenadora pedagógica de Sobral para a Educação Infantil, professora Kathleen Mont’Alverne, destacou a importância do material para essa etapa da educação. “Para nós, é muito importante iniciar esse projeto-piloto. É um material de grande valia, que vai ajudar bastante.”

Também ontem (27), na parte da manhã, os professores que vão trabalhar com os materiais Sefe participaram de uma formação pedagógica de implantação do material. O trabalho, que aconteceu na Brinquedoteca Municipal, no prédio da Biblioteca Municipal Lustosa da Costa, foi feito pela equipe de formadores do Sefe junto com as equipes da Secretaria Municipal de Educação de Sobral e da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege). A partir de agora, os materiais serão utilizados por quinze centros de educação infantil e por outras escolas da rede municipal que atendem esse nível de ensino.

Sefe
O Sefe, selo educacional da Editora Opet, de Curitiba, possui um trabalho antigo no Ceará. Os materiais didáticos e a assessoria pedagógica Sefe fizeram parte do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) já em 2008, auxiliando o Estado a promover sua revolução educacional. Desde então, o Sefe mantém um escritório pedagógico no Ceará, onde trabalham professores e pedagogos que atendem a vários municípios da região.
Ver outras notícias

Quer mais informações sobre os sistemas educacionais da Editora Opet?

Preencha o formulário abaixo para receber nossas novidades e informações.

Agncia de publicidade em Curitiba