CIDADE MIRIM

Cidade Mirim Opet - 1970 Imagine a possibilidade de replicar, na escola, algumas das estruturas mais importantes da sociedade. Imagine colocar isso em um contexto pedagógico, fazendo com que, com apoio dos professores, os estudantes dialoguem, tomem decisões, votem, escolham representantes entre seus pares e aprendam os valores de uma sociedade democrática e cidadã. Que vivenciem a educação de forma prática em um projeto educacional vibrante.

Agora, pense que essa experiência é vivida em uma minicidade com edifícios e ruas sinalizadas, e que os representantes eleitos pelos estudantes são diplomados em uma cerimônia no próprio TRE.

Essa é uma pequena descrição da Cidade Mirim, principal projeto pedagógico desenvolvido pelo Colégio Opet. Lá, em uma área de dois mil metros quadrados, os estudantes conhecem e experienciam a cidadania, percebendo, neste processo, a importância de suas próprias atitudes. Um projeto educacional diferenciado, que também pode fazer parte da sua escola!

A Cidade Mirim é dividida em quatro polos – Político, Social, Ambiental e Cultural – que abrigam os edifícios da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Fórum, Centro Comercial, Banco, Rádio, Posto de Saúde, Espaço Rural, Casa da Família, Centro Cultural, Brinquedoteca e Cyber Café Mirim.

Cidade Mirim Opet - Atualmente Nesses espaços, que são conectados por ruas e calçadas, os estudantes aprendem conceitos fundamentais da vida em sociedade e os relacionam, de forma prática, com os conteúdos da educação formal, gerando conhecimento verdadeiro e crítico. Um trabalho que envolve professores e estudantes, e que tem nos materiais Opet seu fio condutor. A Coleção Cidadania, aliás, tem na Cidade Mirim uma grande inspiração.

Um exemplo fantástico do valor pedagógico e cidadão da Cidade Mirim pode ser visto nas eleições que, a cada ano, elegem o prefeito mirim, o vice-prefeito e os vereadores mirins – todos, candidatos e eleitores, são alunos do Colégio Opet. O processo é apoiado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que cede as urnas eletrônicas, forma os mesários e diploma os eleitos em uma cerimônia de que participam o prefeito de Curitiba, juízes eleitorais e vereadores. Aos eleitos, cabe debater propostas, ouvir os cidadãos mirins e encaminhar pedidos e projetos à direção do Colégio.

Um pouco de história - A Cidade Mirim é um antigo projeto pedagógico, um sonho do educador Lins de Vasconcelos (1891 – 1952) materializado pelo professor Ney Lobo em 1970 e assumido pelo Grupo Educacional Opet em 1989, quando da aquisição do Colégio Lins de Vasconcelos.

Percebendo seu enorme valor, a Opet aprofundou o projeto pedagógico original, ajustou-o às transformações do tempo e investiu na reconstrução e ampliação dos edifícios que compõem os polos.

A Cidade Mirim também pode fazer parte da sua escola ou rede municipal de ensino. Entre em contato conosco para saber mais!


Quer mais informações sobre os sistemas educacionais da Editora Opet?

Preencha o formulário abaixo para receber nossas novidades e informações.

Agncia de publicidade em Curitiba