Xaxim (SC): tempo de implantação com um dos mais novos parceiros Opet

Tempo de implantação: formadoras pedagógicas com os professores de Xaxim.

Localizado na região Oeste de Santa Catarina, o município de Xaxim é um dos mais novos parceiros da Editora Opet. Lá, os professores e os gestores estão participando de uma série de momentos formativos online voltados à implantação dos materiais didáticos e ferramentas educacionais digitais Sefe para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental.

“O trabalho de implantação em Xaxim vem acontecendo desde o início de agosto e vai se estender até 18 de outubro”, explica o supervisor regional da Editora para o município, professor Nelson Bittencourt. Segundo ele, os professores e gestores se mostraram receptivos aos materiais e à proposta educacional da Editora. “Nos momentos formativos, a participação tem sido muito grande, o que é excelente. Os professores são muito interessados, o que denota a forma como o município e a comunidade veem a educação.”

As formações, observa o supervisor regional, permitem aos professores ampliar as possibilidades de trabalho com os materiais didáticos e as ferramentas oferecidas pela Editora. “Os materiais já haviam sido apresentados aos professores e, agora, eles estão sendo examinados em profundidade, com vistas ao trabalho com os alunos.”

Esforço coletivo – O secretário municipal de Educação de Xaxim, José Mauro de Oliveira, destaca o esforço coletivo para a implantação do sistema de ensino Sefe. “É um processo denso o de conhecer o novo material e de reconhecer o espaço dele nas orientações das práticas de ensino. Ao longo do processo, fomos dialogando e ajustando as demandas. Nesse sentido, avalio o processo como necessário e importante para o novo momento que o município está vivenciando.”

O secretário José Mauro observa que o processo de aquisição dos materiais Sefe seguiu critérios técnicos e legais rigorosos. “Realizamos no município uma análise inicial dos materiais que iriam concorrer à licitação. Todos os docentes da rede participaram dessa análise e, já naquele primeiro momento, mais de 70% dos professores aprovaram os materiais didáticos da Opet.”

Com o trabalho em andamento, as perspectivas são as mais favoráveis. “Ainda estamos começando, mas as nossas expectativas são as melhores com essa valorosa parceria”, diz o secretário.

Preparo técnico – Para o gerente comercial da Editora Opet, Roberto Costacurta, o sucesso do trabalho formativo desenvolvido em Xaxim – um novo parceiro que chegou ao sistema de ensino Sefe no segundo semestre do ano – demonstra que a Editora tem preparo técnico para fazer a implantação e os os ajustes necessários para que a educação flua e se desenvolva.

“Nossa equipe pedagógica é muito sensível às características e questões de cada município parceiro, e procura atendê-las com presteza. É o que estamos fazendo em Xaxim e em outros municípios que se tornaram parceiros no segundo semestre do ano”, observa. “Antes de iniciar a implantação, é feito um trabalho cuidadoso de verificação do trabalho pedagógico que vinha sendo desenvolvido para que a transição ao novo sistema de ensino seja absolutamente tranquila.”