Santa Mariana (PR) dá um salto no IDEB e se prepara para avançar ainda mais

Nos últimos quatro anos, educação de Santa Mariana deu um salto de qualidade. Foto: Departamento de Ouvidoria e Comunicação Social da PMSM.

Em quatro anos, a educação municipal de Santa Mariana deu um salto: o Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB) aumentou 13,46%, passando de 5.2 para 5.9. Com isso, o município se adequou à meta projetada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, o INEP, e está pronto para um novo ciclo de crescimento e superação das metas. Há quatro anos, o município é parceiro da Editora Opet, utilizando os materiais didáticos, ferramentas, implantações, formações e assessoramento pedagógico do selo Sefe – Sistema Educacional Família e Escola para a Educação Infantil, a Educação Especial e o Ensino Fundamental.

Secretária Mara Martins: parcerias fazem com que a educação avance. Fonte: Arquivo pessoal.

A secretária municipal de Educação, professora Mara Martins, destaca a importância da parceria. “Para ter sucesso no plano de ação da secretaria, não basta ter boa vontade e condições econômicas e estruturais. É importante firmar parcerias que façam com que a educação avance.” Segundo ela, a parceria garantiu subsídios para o trabalho. “Nossos profissionais são dedicados e antenados e nosso parceiro, a Opet, é idealizador e fomentador da busca pelo melhor, atualizando os conteúdos multidisciplinares de acordo com a legislação vigente e  o momento histórico”, observa.

A secretária também destaca o valor de sua equipe, assim como a aproximação família-escola, tônica da parceria com a Editora Opet. “O trabalho desenvolvido pelas escolas com o Sefe avançou muito. Os encontros sempre buscam que as famílias se sintam acolhidas e que as crianças sintam que a família é o porto seguro.”

Formação pedagógica realizada com a equipe da Editora Opet antes do período de distanciamento social. Foto: Departamento de Ouvidoria e Comunicação Social da Prefeitura.

Dúvidas e avanços – Ao analisar os avanços da educação de Santa Mariana, a professora Agda Pavanello, diretora da Escola Municipal Pedro Moreira da Silva, resgata o passado recente do município. “Nós começamos a evoluir em 2013, com grandes conquistas a partir de 2015. Os professores ficaram mais motivados e satisfeitos. Eu diria que a nossa educação está avançando graças ao trabalho incansável de todos os envolvidos.” O IDEB de sua escola, por exemplo, saltou de 5.3 para 6.0 em quatro anos, um avanço de 13,02%.

Questionada sobre a parceria com a Editora Opet, a diretora lembra que, no início, ela despertou dúvidas. “Todo trabalho novo gera dúvidas, mas, assim que começamos, percebemos a evolução dos nossos estudantes. Vimos também um grande avanço em relação à aproximação família-escola, algo que é muito importante para o sucesso da educação.”

Diretora Agda Pavanello em um momento de interação digital com a equipe da Editora Opet. Foto: Arquivo pessoal.

A professora Lorena Carnelossi Araujo dá aulas no Centro Municipal de Educação Infantil Etelvina França Machado. Para ela, a parceria com a Editora Opet é muito eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Um dos pontos altos, segundo ela, são as formações pedagógicas realizadas pela equipe da Editora. “As formações são muito boas e os formadores explanam o conteúdo de forma clara e objetiva. Eles sempre trazem novidades e ofertam novas possibilidades de ensino e aprendizagem.”

Lorena também destaca a qualidade dos materiais didáticos. “O material é rico em detalhes, cores e formas, tudo pensado para a criança de acordo com cada faixa etária. Além disso, os conteúdos seguem uma sequência gradativa de complexidade, estão sempre associados.” Segundo ela, os materiais vêm cumprindo um papel importante durante o período de aulas remotas. O mesmo vale em relação à aproximação entre as famílias dos estudantes e a escola, que é importante para o trabalho virtual.

Para a professora Rosa Maria Souza Ferreira, que dá aulas para turmas de 2º e 5º ano nas escolas municipais Carmela Dutra e Pedro Moreira da Silva, os bons resultados da parceria com a Editora Opet se mostram na aprendizagem. Uma parceria que, segundo ela, propõe aos docentes uma perspectiva inovadora, reflexiva e interdisciplinar sobre a educação. “Eu destaco esse olhar crítico e avaliativo, que vem ao encontro das necessidades dos nossos estudantes.”

Educação Especial – Por suas características, a educação especial exige um suporte ainda mais intenso para os professores, estudantes e famílias. E esse suporte é encontrado na parceria com a Editora Opet. “Os materiais contemplam conteúdos adequados ao ensino, principalmente na questão estética. As imagens são grandes e coloridas, e isso chama atenção dos alunos.”, explica a professora Edvânia Marconcin, da Escola Municipal Pedro Moreira. Ela destaca a importância das formações continuadas. “Elas são muito boas e dão suporte para a prática docente. Pelo menos eu, como professora, fiz e faço uso de dicas e estratégias de atividades abordadas na formação.”

DedicaçãoA gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto, atribui o sucesso da educação municipal de Santa Mariana ao trabalho cuidadoso realizado nos últimos anos. “Vemos planejamento e, também, uma equipe de gestores e professores motivada, que valoriza a parceria, os materiais didáticos, os momentos formativos e o diálogo pedagógico. Isso consolida o caminho para que a educação de Santa Mariana avance ainda mais nos próximos anos.”

Para o gerente comercial da Editora Opet para a área pública, Roberto Costacurta, é importante ressaltar o compromisso dos gestores de Santa Mariana com a educação. “Ao longo dos anos, testemunhamos o empenho do prefeito Jorge Nunes, da secretária Mara Martins e de toda a equipe em relação à educação. Foram muitos investimentos e muitas conquistas, que já estão fazendo a diferença para o município.”