Primeira formação pedagógica do 2º semestre reúne centenas de professores em Santana de Parnaíba

A rede municipal de ensino de Santana de Parnaíba e a Editora Opet promoveram nesta semana, de quarta a sexta-feira (20 a 23), uma grande formação pedagógica. O encontro, o primeiro relativo ao segundo semestre do ano de 2021, foi realizado online e envolveu centenas de professores em salas de aula digitais. Ele abrangeu o trabalho com conteúdos pedagógicos, ferramentas digitais e temas de interesse da educação em todas as etapas da educação municipal, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Também participaram os professores da Educação Especial, gestores e equipe da secretaria municipal de Educação.

A ação também abrangeu a participação da Editora no III Seminário Municipal de Alfabetização e Letramento, um dos mais importantes eventos anuais promovidos pela educação em Santana de Parnaíba. Nesta sexta-feira, a Editora participou com a palestra “O Desafio de Promover a Aprendizagem e a Avaliação Significativa através do Ensino Híbrido”, com a supervisora pedagógica Marina Rhinow. Em dois momentos, ela falou para um total de cerca de 1.600 participantes.

Trabalho primoroso – Nelson Bittencourt é o supervisor regional responsável, na Editora Opet, pelo atendimento de Santana de Parnaíba. Ele destacou a importância do momento formativo e, principalmente, a qualidade do trabalho realizado pelo município. “Santana de Parnaíba desenvolve um trabalho primoroso, com grande engajamento dos professores e dos gestores. O melhor exemplo disso é a participação massiva das pessoas na formação desta semana. E elas estão presentes de forma crítica, se engajam, dialogam e esclarecem dúvidas.”

Nelson Bittencourt acompanhando as formações em Santana de Parnaíba: “trabalho do município na educação é primoroso.”

Para trabalhar com os professores e gestores de Santana, a Editora escalou uma equipe de 18 assessores pedagógicos, que, ao longo da formação, coordenaram o trabalho em dezenas de salas virtuais. Entre os temas abordados estiveram as ferramentas digitais colocadas à disposição dos educadores pela Editora (a plataforma educacional Opet INspira e as ferramentas Google Workspace for Education) e seu uso na Educação Infantil, Interdisciplinaridade e Aprendizagem Criativa para resolver problemas (Ensino Fundamental), “Viajando nas asas da imaginação” (Ensino Fundamental), “Educação Criativa, Inovadora e Transformadora – possibilidades e desafios (Ensino Fundamental)”, “Possibilidades para viver o distanciamento social! O brincar como metodologia de ensino e aprendizagem! Uma viagem às possibilidades!” (Educação Física), “Audiodescrição, Capacitismo, Ética Profissional, Barreira Atitudinal” (Educação Especial) e “Prestação de Serviços – Qualidade de Atendimento” (para agentes de organização, alimentação e oficiais administrativos).

“Mais uma vez, ficamos muito animados com o trabalho desenvolvido na parceria com Santana de Parnaíba. Gostaríamos de agradecer à equipe da secretaria, ao secretário Clecius Romagnolli e a todos os participantes pelo empenho. A rede municipal de ensino de Santana, com certeza, terá um segundo semestre letivo da mais alta qualidade”, avalia Nelson Bittencourt.

A gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto, destaca a importância do planejamento dentro da parceria. “O sucesso de mais uma formação online realizada em Santana de Parnaíba comprova a qualidade dos planejamentos desenvolvidos com os professores e, em especial, a capacidade dos educadores de Santana de Parnaíba de estarem sempre se atualizando.”