Plataforma educacional Opet INspira ganha mais 10 jogos!

Muita diversão, muito conhecimento! A Editora Opet está aumentando sua base de jogos educacionais digitais na plataforma educacional Opet INspira. Estão chegando mais 10 jogos, de um total de 39 previstos para esta etapa de produção. Como explica Luciano Rocha, coordenador de Tecnologia Educacional da Editora Opet, são cinco jogos destinados às crianças da Educação Infantil e outros cinco para estudantes do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental.

“Com esses novos jogos, chegamos a 32 disponíveis na plataforma Opet INspira”, conta Luciano. “Todos de produção própria, planejados, testados e integrados aos materiais didáticos e à proposta educacional da Editora Opet.” A produção dos games, vale observar, é um diferencial da Editora, como já vimos em uma reportagem especial sobre o tema publicada recentemente.

“Nosso planejamento contempla o desenvolvimento de outros 29 jogos ainda para 2021”, explica o coordenador. “O cronograma segue sem atrasos e esperamos chegar ao total de 61 jogos até o fim de novembro deste ano.”

Os novos jogos – Confira os novos títulos:

Educação Infantil:

“Escrevendo o nome dos animais” – Trabalha com hipóteses de escrita.

“Encontre as 7 diferenças” – Desenvolve a atenção e explora a percepção espacial.

“Alimente o Bichinho” – Explora os conceitos de contagem e agrupamentos.

“Encontre as Figuras” – Trabalha com a identificação de imagens e suas respectivas letras iniciais.

“Brinco e Aprendo” – Conjunto de atividades que desenvolvem a habilidade de localização e Identificação de imagens, formas, cores e tamanhos.

Ensino Fundamental – Anos Iniciais:

“Escrevendo o nome dos animais” – Trabalha com identificação de imagens e hipóteses de escrita.

“Encontre as 7 diferenças” – Desenvolve a atenção e explora a percepção espacial.

“Complete as Sequências” – Jogo que explora a habilidade de identificar a ordem crescente e decrescente dos números naturais positivos e negativos.

“Separe o Lixo” – Voltado para a Educação ambiental, trabalha conceitos de sustentabilidade e coleta seletiva de lixo.

“Alimente o Bichinho” – Explora os conceitos de adição e subtração.

Equipe nota dez – Luciano destaca o empenho da equipe editorial e de Tecnologia Educacional nas produções. Cada jogo envolve a participação de dez colaboradores. São eles Ross Mary Vieira (editora), Eliana Quaresma (projeto gráfico), Cristina Chagas (análise pedagógica, depuração e testes), Luciano Rocha (coordenação), Antonio Maluf e Pedro Santos (desenvolvimento/programação), Luciana Avanzi (revisão e análise de linguagem), Magali Hecke Santos (iconografia), Jefferson Schnaider (ilustração) e Roger Henrique (sonoplastia e trilha sonora).

No momento, a equipe está trabalhando no desenvolvimento de quatro aplicativos que utilizam modelagem 3-D para as áreas de Ciências (Sistema Solar), Química (Tabela periódica interativa), Biologia (Sistemas do Corpo Humano) e Geografia (Brasil Interativo).

“Esses aplicativos serão lançados até o segundo semestre de 2022 e trarão um conteúdo rico, interativo e engajador para os estudantes e docentes utilizarem no contexto de aprendizagem, seja ele presencial, remoto ou híbrido”, antecipa Luciano. “Os dois próximos semestres serão extremamente produtivos. Teremos muitas novidades para nossos parceiros, tanto em relação à produção de conteúdos e objetos digitais de aprendizagem quanto em relação a novas ferramentas, aplicativos e funcionalidades na plataforma Opet INspira.”

Gostou? Então, confira alguns dos jogos! É só clicar na imagem e jogar!