Escola Batista Vida Plena (RO): construindo o sucesso de 2023

A Escola Batista Vida Plena é uma das principais instituições privadas de ensino de Porto Velho (RO). É, também, uma das parceiras mais importantes da Editora Opet na Região Norte. Nesta semana, dentro da parceria com a Opet, a escola realizou a primeira formação pedagógica de 2023.

O encontro, que aconteceu na segunda-feira (30), foi coordenado pela supervisora pedagógica Vanessa Lima Martins e reuniu um grupo de 58 professores, coordenadores e supervisores. O objetivo: debater e examinar os assuntos relacionados ao trabalho neste início de ano letivo, com foco na qualidade da educação.

Vanessa, que é mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, retomou com os participantes a concepção teórico-metodológica da Coleção Cidadania, adotada pela escola para o Ensino Fundamental.

“Juntos, pudemos refletir sobre a função social da escola para a formação integral do sujeito. Esse, aliás, é um valor muito presente, um diferencial, do trabalho da Escola Batista Vida Plena”, observa.

De olho na BNCC

Durante o encontro, os participantes também revisitaram a estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relacionando-a às coleções Encantos da Infância (adotada na Educação Infantil) e Cidadania.

“A partir dos materiais didáticos e das ferramentas, pudemos trazer e vivenciar várias sugestões de encaminhamento metodológico – o objetivo, nesse caso, foi mostrar todas as possibilidades de trabalho que os materiais oferecem”, explica. “Ao longo de toda a formação, a equipe se mostrou muito presente e participativa”, avalia.

 Conhecimento fundamental

A professora Cáthlen Lemos é coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental 2 na Escola Batista Vida Plena. Em sua avaliação, a primeira formação pedagógica do ano foi importante para esclarecer os docentes e a equipe gestora sobre a dinâmica de organização do material didático.

“Esse conhecimento é fundamental para a nossa orientação”, observa. Cátlhen também destaca o engajamento dos professores, que participaram ativamente das atividades propostas.

“As explicações trazidas ao longo da formação, que alinharam teoria e prática com situações cotidianas de sala de aula, animaram os nossos professores. Nós, aliás, já queremos aprender mais com a professora Vanessa!”.

Superação

Para a diretora pedagógica do Vida Plena, professora Cristiane Alves Pereira, o trabalho formativo alcançou as expectativas. “A formação foi ótima. A equipe se engajou e a formadora Vanessa fez um trabalho excelente”, observa. “A Editora Opet está sempre se superando em relação ao atendimento. Assim, temos as melhores expectativas em relação ao ano letivo que está começando.”

Professor da rede municipal de Entre Rios do Oeste participa de curso nos Estados Unidos

Fabio Gonçalves Fernandes, professor de Língua Inglesa da rede municipal de ensino de Entre Rios do Oeste (PR), município parceiro da Editora Opet, já está nos Estados Unidos para um curso de seis semanas na Kansas State University.

O docente, que no final do ano passado foi um dos vencedores do Prêmio Ação Destaque – promovido pela Opet para valorizar e divulgar projetos educacionais de alta qualidade –, foi aprovado dentro de um programa Internacional de cooperação educacional. Ele é formado em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), possui mestrado em Letras pela mesma instituição e, desde 2017, é docente na rede municipal de ensino de Entre Rios do Oeste.

Para ser aceito pelo programa, ele precisou atender a alguns pré-requisitos, como a pontuação mínima no Test of English as a Foreign Language (TOEFL – Teste de Inglês como Língua Estrangeira), exame de proficiência exigido por mais de duas mil universidades nos Estados Unidos e no Canadá.

“De acordo com a pontuação, fomos separados em grupos para diferentes tipos de curso”, explica Fabio. “O curso que estou realizando é um programa de metodologias para professores de Língua Inglesa.” Ao final das seis semanas, os participantes deverão apresentar um projeto de conclusão de curso que será colocado em prática – no caso de Fabio, no Brasil.

Crescimento

Fabio acredita que a formação nos Estados Unidos vai colaborar para seu crescimento profissional e pessoal. “Estar imerso em outra cultura, dessa forma, traz desafios. Desenvolver estratégias e habilidades para transpor essas dificuldades possibilita muito crescimento”, avalia.

Outros pontos importantes, destaca, são a melhora do nível no idioma, a imersão na cultura e o estudo e aprendizagem do que há de mais novo em relação às metodologias de ensino da Língua Inglesa. O programa da Kansas State University prevê uma série de atividades, como visitas a escolas públicas, trabalho voluntário e visitas a lares de idosos para interação e imersão.

“Toda essa experiência, tenho certeza, vai impactar de maneira significativa no meu planejamento e na prática docente em Entre Rios do Oeste”, pondera.

Retribuição

“O primeiro passo após meu retorno para o Brasil é aplicar da melhor maneira possível os conhecimentos adquiridos e compartilhar com meus colegas as incríveis experiências didáticas que estou tendo aqui”, diz Fabio.

“Quero retribuir ao meu município, à minha comunidade e aos meus alunos o investimento que o MEC e a administração municipal de Entre Rios do Oeste estão fazendo na minha formação.” Fabio também planeja fazer um doutorado em Linguística nos próximos anos.

Inspiração

Em seu trabalho docente, Fabio utiliza os materiais didáticos Sefe, da Editora Opet, em especial a coleção “Joy!”. “Além de oferecer um suporte concreto para as aulas, esses materiais proporcionam um ótimo espaço para aprimoramento profissional”, avalia. “O nível teórico incorporado à Coleção ‘Joy!’, assim como as referências para o preparo das aulas com auxílio do livro do professor, abrem muitos caminhos para o aprimoramento didático do professor.”

Ele também destaca a importância das formações pedagógicas feitas pela autora da coleção, a professora Vera Rauta. “Muito do que é discutido nas formações e nos materiais da Editora Opet/Sefe também está presente no curso de metodologias da Kansas State University. Isso me ajuda muito, uma vez que já estou familiarizado com os elementos teóricos e práticos aplicados durante o curso aqui.”

Ação Destaque

No final de 2022, Fabio participou do 12º Prêmio Ação Destaque, da Editora Opet – uma das mais importantes premiações nacionais do segmento de sistemas de ensino para a área pública. Com o projeto “O meu quintal é o mundo, aprender inglês é uma viagem”, ele conquistou o segundo lugar na categoria “Professores Especialistas”, que engloba os docentes de Língua Inglesa, Arte e Educação Física. Em 2018, ele havia conquistado o primeiro lugar no Ação Destaque, na categoria “Língua Inglesa”, com o projeto “English Farm”.

Para a gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto, professores como Fabio são uma inspiração para seus pares. “Em nossas parcerias com os municípios e as escolas públicas, encontramos muitos professores talentosos e, principalmente, um enorme potencial. Docentes como o Fabio, que fazem esse potencial se converter em conhecimento e em ação, são uma enorme inspiração. Ele mostra que, sim, é possível sonhar, planejar e conquistar. E, é claro, contribuir para o mais importante, que é o sucesso da educação.”

CONFIRA O DEPOIMENTO DADO POR FABIO NA ETAPA FINAL DO 12º PRÊMIO AÇÃO DESTAQUE

Poder e criatividade para os professores: Roteiros de Estudo e Trilhas de Aprendizagem na plataforma Opet INspira

Uma plataforma educacional digital verdadeira é muito mais do que um repositório de conteúdos. Ela é uma ferramenta inteligente e múltipla, que conecta recursos e oferece aos usuários diferentes formas de trabalho para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, o que beneficia professores, estudantes, gestores e familiares.

Esse é o caso da plataforma educacional Opet INspira, da Editora Opet, que se destaca fortemente pelo apoio ao trabalho docente. Dois bons exemplos dessa parceria são os Roteiros de Estudo e as Trilhas de Aprendizagem, que oferecem aos professores caminhos para uma educação de alta qualidade baseada em recursos digitais.

“Como ferramentas, os Roteiros e as Trilhas estão disponíveis para os professores e os gestores. Como objeto educacional digital, ou seja, como um conteúdo que vai ser utilizado nas aulas, as Trilhas estão disponíveis para os estudantes”, explica Cristina Pereira Chagas, coordenadora de projetos em Tecnologias Educacionais da Editora.

“E é justamente nessa flexibilidade, nessa capacidade de trabalho, que está o diferencial INspira. É o que faz dela uma plataforma e não um simples portal educacional. Ela instrumentaliza os professores para aulas mais interativas e, consequentemente, inspiradoras, observa.

Como funcionam os Roteiros de Estudo?

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O ano dos vídeos na plataforma Opet INspira!

Ao longo de 2023, a plataforma educacional Opet INspira recebeu nada menos do que 1291 vídeos educacionais – o equivalente a cerca de 25 novos vídeos por semana! Essas produções, que abrangem todos os segmentos educacionais atendidos pela Editora (Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio), se dividem entre produções próprias, inteiramente desenvolvidas pela equipe da Editora, e obras licenciadas pela produtora Desenrolado, parceira de longa data da nossa equipe de TE.

“É importante destacar que todos esses vídeos – que, juntos, representam dezenas de horas de audiovisual – são desenvolvidos com alta qualidade editorial, educacional e tecnológica. E eles se conectam totalmente às coleções desenvolvidas para as escolas públicas e privadas”, observa Cristina Pereira Chagas, coordenadora de Projetos em Tecnologia Educacional da Editora Opet. Essa “conexão”, vale destacar, implica alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com a proposta pedagógica da Editora.

Vídeos para todos os segmentos

Cristina reforça, ainda, a equidade no processo de produção e publicação dos vídeos: ao longo de todo o ano, todos os segmentos educacionais foram contemplados. “A Editora se preocupa muito em oferecer os recursos digitais para todos os segmentos, respeitando as características de cada etapa do conhecimento, de cada público. Esse processo envolve muitas pessoas e, especialmente, várias etapas, da concepção ao roteiro, das revisões à validação final e publicação”, explica.

Em relação à linguagem, os vídeos da plataforma trabalham com o modelo “Whiteboard”, vídeos narrados, animações e vídeos tutoriais com orientações passo a passo.

SAIBA TUDO SOBRE OS FORMATOS DE VÍDEO OPET INSPIRA NESTA MATÉRIA ESPECIAL!

Além de peças temáticas solo, muitos vídeos também são organizados em séries, quando os temas abordados são mais extensos e pedem mais conteúdos. “É possível, sim, maratonar nos estudos com os vídeos Opet INspira”, brinca Cristina.

Números inspiradores

Um acervo tão rico, é claro, desperta o interesse de professores e estudantes. E isso é algo que se percebe nos números: ao longo de todo o ano, os vídeos da plataforma foram exibidos (a chamada impressão) mais de 100 mil vezes! O grande campeão, com sete mil visualizações, foi o vídeo tutorial da própria plataforma. E os dez vídeos mais vistos são produções próprias, desenvolvidas no estúdio da própria Editora. “Ficamos muito felizes com esses números, que mostram a relevância dos vídeos, como objetos educacionais digitais, para o processo de ensino-aprendizagem”, avalia Cristina.

Direto do estúdio da Editora Opet: Cristina Chagas com o analista de audiovisual Roger Wodzynski (de pé) e o técnico em audiovisual Giovane Sartori.

“Eu sou o sol, sou eu que brilho…”: o Sistema Solar Interativo da plataforma Opet INspira!

O ensino das Ciências é um dos grandes desafios da educação. Como encantar crianças e adolescentes e tornar a aprendizagem significativa? Com o uso de tecnologias digitais! Elas não apenas fornecem um suporte fantástico para o trabalho dos professores, como também se aproximam de um universo que os jovens dominam como ninguém: o da cultura digital!

O RED Sistema Solar

A plataforma educacional Opet Inspira oferece milhares de possibilidades, entre ferramentas e recursos educacionais digitais (os chamados RED), para encantar os estudantes. E acaba de lançar uma ferramenta fantástica: um Sistema Solar, que pode ser acessado por todos os usuários da plataforma em tablets, smartphones ou desktops.

“O RED Sistema Solar foi planejado e desenvolvido sob medida para atender a um pedido de professores de escolas conveniadas. E nós trabalhamos com muitas pessoas para oferecer um produto original e, principalmente, recursos de aprendizagem de alta qualidade”, conta Cristina Pereira Chagas, coordenadora de projetos em Tecnologias Educacionais da Editora Opet.

A nova ferramenta, vale lembrar, também contempla um tema muito querido por muitos estudantes conveniados Opet, que participam e têm grande sucesso na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a OBA.

Para trazer o sistema solar mais perto, a Editora se preocupou com a qualidade dos conhecimentos e com a forma como eles seriam acessados via recurso digital. Assim, foram reunidos especialistas internos e externos da área do conhecimento, projetos, revisão, iconografia, audiovisual, desenvolvimento de jogos e para ambientes web. Trabalhando juntos, criando, testando e revisando, eles conseguiram desenvolver um recurso de qualidade internacional. A linguagem escolhida foi a Node JS (Javascript), que oferece uma série de possibilidade para dinamizar os conteúdos.

E como funciona?

Para acessar, basta ir ao menu principal da plataforma Opet Inspira e encontrar o ícone “Sistema Solar”. Clicou, está dentro!

A ferramenta é 100% intuitiva, ou seja, é muito fácil de usar (*) – e ainda conta com recursos de acessibilidade (Menu Acessibilidade e o Hand Talk).

 

Ela traz dois níveis de informações que se complementam:

. A primeira tem a ver com a visualização do sistema solar a partir de diferentes pontos do espaço. Imagine-se dentro de uma nave espacial situada em uma distância capaz de abarcar o sol e os oito planetas, de Mercúrio a Netuno (lembrando que, desde 2006, Plutão deixou de ser considerado um planeta e passou à condição de “planeta anão”, segundo a União Astronômica Internacional – UAI).

Usando o sistema de navegação, você poderá observar o sistema de diferentes ângulos, no chamado “modo livre”, e perceber as órbitas, as velocidades e os tamanhos; se preferir, pode optar pelo “modo fila”, que coloca os astros alinhados, o que também permite comparações.

. O segundo nível de informação pode ser acessado com um clique nos ícones dos astros situados na parte de cima da tela. Ao clicar, o usuário recebe informações básicas e, com mais um clique, entra em uma tela com informações completas, galeria de imagens e os dados mais recentes de pesquisa sobre o astro. Fantástico!

Segundo Cristina Chagas, a ferramenta possui, ainda, um “Easter Egg” – um “ovo da Páscoa, ou na linguagem da Tecnologia, uma surpresa bem legal – que pode ser descoberta e curtida durante a navegação.

(*) – Para que o aproveitamento seja o mais completo, a Editora produziu dois tutoriais (Docente e Estudante) que podem ser acessados com um clique no ícone do robô situado embaixo e à direita da tela.

Combinando recursos

Um único planeta, já diziam os astrônomos, não forma um sistema solar, certo? Assim, é interessante perceber, na plataforma, as possibilidades de arranjo de recursos associados à temática de Astronomia. Apenas sobre o Sistema Solar, a plataforma oferece vídeos, imagens e quizzes que podem ser trabalhados de forma integrada e interdisciplinar por professores e estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Nada impede, porém, de se utilizar esses recursos com crianças, em um processo de primeira aproximação em relação ao tema. Então, vai lá!

Se você já é parceiro da Editora Opet, acesse agora!

Se ainda não é, entre em contato!!

Consciência Negra – a origem de um dia fundamental

O Brasil celebra hoje o Dia Nacional da Consciência Negra. A data se conecta à morte de Zumbi, líder negro do Quilombo de Palmares (no atual Estado do Alagoas), no ano de 1695.

Mas, por que ela foi escolhida? O Brasil, afinal, já não comemorava o 13 de Maio, dia da abolição da escravatura (1888)?

A origem do Dia Nacional da Consciência Negra está relacionada com uma tomada de posição de uma geração de brasileiros. Isso aconteceu no ano de 1971, durante o regime militar.

Foi na cidade de Porto Alegre, quando um grupo de jovens negros – que formavam o Grupo Palmares – se reuniu para pesquisar a luta de seus antepassados e questionar a legitimidade do 13 de Maio. A data, até então promovida pelas autoridades como sendo a da libertação de todo um povo escravizado pela benevolência de uma princesa não negra, foi, então, colocada em questão.

No dia 20 de novembro daquele ano, no Clube Social Negro Marcílio Dias, eles realizaram um ato para destacar a luta contra o preconceito racial, colocando a figura de Zumbi como modelo de resistência do povo negro. E propuseram a data da morte do líder dos Palmares como sendo a legítima para destacar as lutas dos próprios escravizados e de seus descendentes por liberdade, justiça e reconhecimento. E, é claro, gerar reflexões sobre o papel de todo esse povo para a identidade e a cultura do Brasil antigo e atual.

Sete anos mais tarde, em 1978, na cidade de São Paulo, partindo da iniciativa dos jovens de Porto Alegre, o Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial (MNUCRD) realizou várias manifestações pelos direitos dos negros e dos afrodescendentes, nomeando o dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra.

Nos anos seguintes, graças aos esforços do movimento negro, a sociedade brasileira celebrou várias conquistas legais importantes, como a institucionalização da Lei de Preconceito de Raça ou Cor (Lei Nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989). Nesse momento, o Dia Nacional da Consciência Negra entrou para o calendário nacional como data comemorativa.

Além disso, a partir de 2003, com a Lei nº 10.639, de 09 de janeiro, o estudo da história e da cultura negra passou a ser obrigatório nos currículos e nas escolas. Um passo fundamental para a mudança civilizatória em relação ao tema em nosso país.

Por fim, mas não menos importante, o Dia Nacional da Consciência Negra ou o Dia de Zumbi foi institucionalizado em 10 de novembro de 2011, por meio da Lei nº 12.519.

Hoje, os negros – grupo de pessoas que soma pretos e pardos, segundo os critérios de classificação do IBGE – representam 56% da população brasileira. São extremamente importantes para o desenvolvimento do país, mas, ainda assim, seguem sub-representados entre os grupos de poder, sofrem mais com a pobreza, a violência e a falta de acesso à educação, à saúde e ao mercado de trabalho na comparação com os não negros.

Ou seja: a luta continua, pleiteando tanto os direitos mais imediatos, do agora, quanto a transformação civilizacional tão necessária ao futuro do nosso país. Nós, da Editora Opet, apoiamos essa luta – e fazemos isso a partir da escola. Venha conosco!

Enem 2022: 3, 2, 1… segundo dia de prova!

Neste domingo, 3,4 milhões de brasileiros participam do segundo dia de provas do Enem, com foco nas avaliações dos temas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química). Serão 90 questões, divididas em dois cadernos com 45 questões cada. O que esperar desse segundo dia de provas?

Olho no básico

Além de seguir atentamente as recomendações gerais para a prova, os candidatos devem atentar para o fato de que, neste domingo, eles terão 30 minutos a menos para desenvolver a avaliação – os portões abrem às 12h, são fechados (rigorosamente) às 13h e a prova começa às 13h30, com encerramento às 18h30. Por quê? Na verdade, eles não contarão com o “tempo extra” disponibilizado para a redação, que fez parte da primeira etapa da prova.

A “cara” da avaliação

E qual deve ser a “cara” do segundo dia da avaliação? O que esperar das questões de Matemática e Ciências da Natureza?

Tomando por base o primeiro dia da avaliação, o que se pôde ver foi um Enem “clássico”, isto é, uma prova tecnicamente bem construída, pautada em conteúdos sociais e conectada a temas atuais do Brasil e do mundo.

Neste segundo dia, apesar de os temas serem mais “frios” – estamos falando de ciências exatas -, eles devem manter a pegada crítica, colocada especialmente de forma transversal nas perguntas. Assim, podemos esperar, por exemplo, boas questões associadas à ecologia e ao meio ambiente, temas que, de resto, estão no centro das discussões por conta da COP 27, conferência do clima realizada nesta semana no Egito.

Estratégias de resposta

Em termos estratégicos, a grande dica é examinar a prova em termos globais – isto é, lê-la do começo ao fim – e perceber as questões mais fáceis, aquelas cuja resolução está mais “à mão”; e, daí, respondê-las.

Essa dica, aliás, é preciosa quando levamos em conta que o Enem é corrigido com base na Teoria da Resposta ao Item, que valoriza os acertos “verdadeiros” e despreza os acertos derivados de chutes.

Muita atenção, também, ao enunciado das perguntas. Na medida em que as alternativas podem oferecer mais de uma resposta conceitualmente correta, a grande “sacada” é fazer um recorte com base no que está sendo pedido e, assim, chegar à única alternativa que vai garantir a pontuação máxima.

É preciso observar, ainda, a composição da prova de Matemática. Segundo especialistas no componente curricular, dois terços das 45 questões do caderno (ou seja, 30) têm como foco a Matemática básica e comercial, a Estatística e as funções – essas questões se colocam no rol das fáceis. As perguntas restantes são mais avançadas.

Ah, foco, também, nas unidades de medida, que sempre caem no Enem – se você tiver dúvidas, volte às tabelas e busque criar mnemônicas!

Quer saber mais? Então, acesse o material especial que produzimos sobre o estudo da Matemática para o Enem!

Aproveite e confira todas as dicas para você alcançar a pontuação máxima nas questões de Química!

Últimos exercícios

De resto, você ainda pode usar as últimas horas antes da prova para refazer as questões de edições anteriores do Enem. Para isso, vá à página oficial do concurso e acesse as provas e os gabaritos. Só não vale a pena exagerar na “dose final” de estudos. Descanse, respire, relaxe… e arrase!

Saiu! Confira a relação dos projetos finalistas do 12º Prêmio Ação Destaque

Em primeira mão: a Editora Opet acaba de divulgar a lista dos trabalhos finalistas do 12º Prêmio Ação Destaque, que acontece em Curitiba nos dias 23, 24 e 25 de novembro dentro do X Seminário Internacional de Gestores Municipais.

Os projetos selecionados para a etapa final do prêmio foram os que obtiveram as maiores pontuações por categoria dentre os 297 trabalhos aceitos para avaliação. Todos os trabalhos foram lidos e avaliados por pareceristas. Das oito categorias, sete tiveram três finalistas cada e uma, a Categoria 3 – Ensino Fundamental Anos Iniciais – 1º ao 3º ano, teve quatro trabalhos classificados.

Foram selecionados projetos de professores e gestores do Paraná, Santa Catarina, Ceará, São Paulo e Minas Gerais. Esses professores e gestores virão a Curitiba, onde farão uma apresentação presencial de seus projetos na etapa final. A classificação final do Prêmio, com as premiações, será estabelecida com base na soma entre a pontuação do projeto e da apresentação.

Para saber mais sobre o Prêmio Ação Destaque, CLIQUE AQUI

CONFIRA A LISTA DOS TRABALHOS FINALISTAS:

CATEGORIA 01 – EDUCAÇÃO INFANTIL (*) 

(*) – Coleção Primeira Infância +0, Coleção Entrelinhas para você! (Infantil 1, 2, 3) e Coleção Feito Criança (Infantil 1, 2, 3)

. DAYSIE STTEPHANNY VIEIRA SILVA, “Mini-chefe”, Cianorte (PR)

. MICHELE MARIA DA SILVA SANTOS, “Um mundo de possibilidades”, Ubajara (CE)

. TIELY LETICIA DA SILVA SALES ARAÚJO, “O nostálgico universo das brincadeiras populares”, Cambará (PR)


CATEGORIA 2 – EDUCAÇÃO INFANTIL (*)

(*) – Coleção Entrelinhas para você! (4 e 5) e Coleção Feito Criança (4 e 5).

. FRANCIELE ALVES DE GOIS, “Arte e cultura popular, na minha cidade onde elas estão?”, Salto Veloso (SC)

. FRANCINNE NOGUEIRA MONTIBELLER DA SILVA, “Somos natureza!”, Ivaiporã (PR)

. PAULO JORGE DIAS FILHO, “Tecnologias Educacionais Digitais na Educação Infantil: Observando a Natureza através da Realidade Aumentada”, Arapongas (PR)


CATEGORIA 3 – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – 1º AO 3º ANO (*)

(*) – Coleção Caminhos e Vivências e Coleção Meu Ambiente.

. ELAINE VIEIRA DE ALMEIDA, “‘PodLer’: a história do encontro entre crianças, a fluência leitora e um podcast sobre brincar”, Fortaleza (CE)

. ANA CRISTINA BATISTA DA SILVA, “Empoderamento Mirim”, Cotia (SP)

. TIMOTEO DE FREITAS MACIEL, “Os pássaros das ruas de Arapongas”, Arapongas (PR)

. PRISCILA HEINZ SCHÜTZ, “Projeto Protetores do Meio Ambiente: Plantando um Futuro melhor”, Rancho Queimado (SC)


CATEGORIA 4 – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – 4º E 5º ANO (*)

(*) – Coleção Caminhos e Vivências e Coleção Meu Ambiente.

. MIRA CAROLINA DOS SANTOS ZELA, “Receita para mudar o mundo”, Paranaguá (PR)

. MISLAINE DO CARMO CARDOSO, “Educação Financeira e Sustentabilidade: formando cidadãos responsáveis e conscientes”, Varginha (MG) 

. REGIANE MARIA SENES FRANZ, “Quebrando paradigmas”, Trombudo Central (SC)


CATEGORIA 5 – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E MÉDIO (*)

(*) – Coleções Ser e Viver Cidadania, Cidadania e Meu Ambiente.

. GEOVANA MULINARI STUANI, “Cheiros, Memórias e Histórias”, Chapecó (SC)

. KARINA PERPÉTUA MENEGHETTI DA SILVA, “Pão e Poesia”, Ibirá (SP)

. SINARA FELISBINO DE SOUZA, “Geometria e Diversão”, Cocal do Sul (SC)


CATEGORIA 6 – AÇÕES COM OS FAMILIARES (*)

(*) – Coleções Entrelinhas para Familiares e/ou Família e Escola e/ou Encontro com Familiares e/ou Família Presente.

. CARMEN RAYMUNDI, “Famílias que Cuidam”, Vargeão (SC)

. DAIANE PEREIRA SOARES, “Saiba Mais: Escola e Família Construindo Novos Caminhos”, Ivaiporã (PR)

. ROSANA KERKHOFF GOULART, “Diversidade Sim, Bullying Não!”, Pinhalzinho (SC)


 

CATEGORIA 7 – ESPECIALISTAS – ARTE, EDUCAÇÃO FÍSICA E LÍNGUA INGLESA (*)

(*) – Coleções Joy!, Caminhos e Vivências, Ser e Viver Cidadania.

. CRISTIANE HERMANN, “A Gravura e seus encantos” Pinhalzinho (SC)

. FABIO GONÇALVES FERNANDES, “O meu quintal é o mundo, aprender inglês é uma viagem”, Entre Rios do Oeste (PR)

. SAMIRA MOHAMAD SATI ALOISE, “Capoeira & Cidadania: Vem entrar nesta roda?”, Cotia (SP)


 

CATEGORIA 8 – GESTORES

. ADALBERTO BASTOS NETO, “Construção de um Sistema de Avaliação para a Aprendizagem”, Cotia (SP)

. ADRIANE PEREIRA BORGES SCUDELER, “Formação Continuada na Educação Infantil”, Santa Cruz do Rio Pardo (SP)

. ADRIANE RANIERI VALENTE, “Sinergia para vivenciar Histórias e Transformar Cidadãos”, Santana de Parnaíba (SP) 

Chegou a hora! Os últimos preparativos antes do Enem

Foram muitos meses de estudo e espera para o grande momento: neste domingo, 13 de novembro, 3,4 milhões de pessoas participam do primeiro dia de provas do Enem 2022. Nele, acontecem a Redação e as avaliações de “Linguagens e suas Tecnologias” e “Ciências Humanas e suas Tecnologias”. No segundo dia de prova, no próximo domingo (20.11), acontecem as avaliações de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” e de “Matemática e suas Tecnologias”.

A bola, enfim, está na marca do pênalti… e você vai correr para marcar o gol!

Para ir bem na avaliação, é preciso estar bem física e mentalmente. E é justamente disso que vamos tratar: os últimos preparativos para o Enem.

🧠 Preparação mental

Você pode aproveitar as horas que antecedem o início da prova para repassar alguns conteúdos. Porém, planeje bem: foque em assuntos estratégicos – como, por exemplo, os possíveis temas da redação – e, principalmente, não exagere na preparação final.

Nessa hora, o mais importante é manter-se tranquilo, respirar e, principalmente, descansar. Preserve sua energia para a avaliação!

🥗 Preparação física

O mesmo, evidentemente, vale para o corpo. Na reta final, alimente-se bem, evitando comidas “arriscadas” (gordurosas, ultraprocessadas ou diferentes daquilo com que você está acostumado) e dando preferência a refeições mais saudáveis. O prato típico de todos os brasileiros – arroz, feijão, salada, bife e ovo – é uma excelente pedida.

Pense, também, em termos de quantidade: coma bem para garantir a energia de que seu corpo e a sua mente precisam, mas não exagere: indigestão, nem pensar!

Mantenha-se hidratado com sucos naturais, refrescos, chás e água. Evite refrigerantes e, é claro, nem pense em consumir bebidas alcoólicas. Elas, aliás, são proibidas por lei para menores de 18 anos.

🕛 Local e horário

Há uma antiga lei de estratégia que afirma que aquele que conhece o terreno e chega antes ao campo de batalha assume uma posição vantajosa. Para o Enem, essa regra é totalmente válida! Aproveite a sexta-feira e o sábado que antecedem a avaliação para conhecer o seu lugar de prova. Pesquise os horários do transporte coletivo e, mesmo se for de carro ou bicicleta, programe-se para chegar cedo.

E, no domingo, chegue com ao menos uma hora de antecedência ao seu local de prova. Lembre-se: nos dias da avaliação, o trânsito sempre fica mais complicado!

Fique atento: os portões dos locais de prova serão abertos às 12h – pelo horário de Brasília – e fechados rigorosamente às 13h, e as provas começam às 13h30.

No primeiro dia do exame, o período para a realização da prova acaba às 19h. No segundo dia, um pouco mais cedo, às 18h30.

👍 O que levar para a prova
    1. Documento: leve um documento oficial de identificação com foto, como a carteira de identidade, motorista, de trabalho, o certificado de reservista ou o passaporte – e que esteja dentro do período de validade. Mas, fique atento: a organização do Enem só aceita o documento original. Assim, nada de levar fotocópia, mesmo que seja autenticada!
    2. Cartão de confirmação: esta é uma dica. Leve o seu cartão de confirmação impresso para consulta. O Inep não cobra, mas, como ele contém dados sobre o seu local de prova (endereço e sala), é uma boa ideia.
    3. Canetas: para transcrever as respostas das provas objetivas e para o texto da redação do Enem, os candidatos devem usar caneta esferográfica de cor preta, fabricada em material transparente. Teste-a antes da prova para ver se está funcionando e leve duas peças iguais de reserva, para o caso de necessidade.
👎 O que não levar para a prova
  1. Lápis, lapiseiras, estojos, borrachas, livros, cadernos, corretivos, “colinhas” e outros objetos são proibidos.
  2. Pode levar bolsa, mas os fiscais vão pedir que você a deixe em um lugar à parte, na própria sala de prova. Ou seja, você não poderá acessá-la durante a realização da avaliação.
  3. Como medida de segurança contra fraudes, celulares e outros dispositivos mecânicos e eletrônicos (inclusive, relógios de pulso) são expressamente proibidos durante a realização das provas.
  4. Celulares: os aparelhos celulares devem ser desligados e colocados em envelopes (porta-objetos) que são entregues aos candidatos pelos fiscais de prova antes do início da avaliação.
  5. Adereços: a mesma proibição de uso vale para outros adereços que, em tese, podem esconder “colas” ou pontos eletrônicos, como bonés, lenços de cabeça e óculos escuros. Sugestão básica: não leve!
  6. Questão religiosa: candidatos que, por orientação religiosa, usam adereços como lenços/véus, solidéu ou turbante, estão liberados. Nesse caso, as peças serão examinadas pelo coordenador antes do início da prova.
🍎 Pode levar água e comida?

Pode e deve! Manter-se bem nutrido e bem hidratado garante a energia necessária às muitas horas de prova! Água, suco, barra de cereal e sanduíche natural são boas opções. Evite alimentos “complicados”, melados, gordurosos e farelentos.

💡 Site de referência

Não deixe de visitar o site oficial do participante do Enem, publicado pelo Inep, instituição do governo que realiza a avaliação. Lá, você vai encontrar informações e esclarecimentos importantes! Acesse: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

👉 E aqui, no blog da Editora Opet, você vai encontrar muitas informações nos artigos da série Opet Enem 2022. Confira!

🏆 Desejamos a você uma excelente prova: sucesso!

Enem: como estudar faltando poucos dias para a prova?

Para muitos candidatos, essa é a pergunta “de ouro” neste momento da preparação. E ela vem acompanhada por algumas outras: será que estou estudando da forma certa? Será que vai dar tempo para estudar tudo o que falta? Existe algum método de estudo que fixe os conteúdos de forma mais intensa?

Questão de foco

A primeira resposta para todas essas perguntas é uma só: mantenha o foco, buscando examinar os pontos mais fortes e mais fracos de sua preparação. Além disso, reforce seu esquema de estudos, com atenção redobrada aos hábitos e horários. Se sentir que é necessário, estabeleça horários de reforço, mas não exagere – estudar “loucamente” a poucas semanas da prova apenas vai fazer com que você se canse e se estresse de forma desnecessária.

Volte aos temas mais importantes

Nos últimos meses, nesta série especial “Opet Enem 2022”, publicamos os principais temas do Enem: o que estudar, onde estudar e, inclusive, como encontrar os temas referenciais de estudo. Além disso, na internet há muitos conteúdos de qualidade dedicados às provas. Nossa sugestão é: revisite esses conteúdos, destacando aqueles que tratam dos principais temas – como o que publicamos sobre a Matriz de Referência do Enem. E verifique como está a sua preparação. Percebeu pontos fracos? Então, dê atenção a eles!

Use recursos digitais

Também da internet vêm alguns dos principais recursos para o estudo nesta reta final de preparação para o Enem: aulas em vídeo, podcasts, quizzes e simuladores. As aulas em vídeo e os podcasts, por exemplo, são interessantes para a revisão de temas associados a componentes como os de História, Literatura, Geografia/Geopolítica e Meio Ambiente. Os quizzes valem para todos os componentes, e os simuladores são sensacionais para os estudos de Química, Física, Biologia e Matemática.

Estudantes parceiros Opet encontram muitos desses recursos na plataforma educacional Opet INspira. Assim, ao trabalho!

Refaça antigas provas

No site do Inep, você encontra um espaço dedicado ao Enem – CLIQUE AQUI. Nele, você vai encontrar todos os cadernos de prova da avaliação, de todos os anos, com os respectivos gabaritos. Assim, você pode abrir cada prova – foque as áreas do conhecimento ou os temas que você considera os mais importantes –, responder às questões e verificar seu próprio desempenho.

Vale estudar em grupo?

Estudar em grupo, junto com outros candidatos ao Enem, pode ser bem interessante. Esses momentos compartilhados fortalecem os conhecimentos, inclusive na hora de verbalizar o que você saber para outras pessoas. Para estudar em grupo, porém, é preciso ter disciplina. Estabelecer horários, seguir um plano de estudos e, principalmente, evitar distrações. Sem bagunça nessa hora!

Pratique a redação!

Para muitos candidatos, a redação é o “bicho-papão” do Enem. Para outros, é a chance de brilhar, aumentando a pontuação geral da prova. Nossa sugestão é: pratique, pratique, pratique! E siga as dicas especiais que publicamos nesta série, no artigo “Para fazer uma redação fabulosa: em busca dos temas!”.

Por fim, mas não menos importante: informe-se!

O Enem não é uma prova estática, ou seja, sua preparação acompanha os temas que afetam o nosso país e o mundo atualmente, dentro de uma perspectiva interdisciplinar e transversal. Assim, para saber o que vai “cair na prova”, mantenha-se informado acessando os principais portais de notícias do país. Reserve um momento para essas leituras, leia as principais notícias e, também, artigos de análise e opinião. Hoje, muitos desses canais também reproduzem seus conteúdos em formato de podcast ou videocast, o que facilita ainda mais o processo. Mantenha-se informado!