Opet INspira: o sucesso dos quizzes digitais na educação!

Questões instigantes sobre assuntos que vão das novelas ao espaço sideral, da Geografia aos quadrinhos, da História aos livros. Essa é a “fórmula mágica” dos quizzes, jogos de perguntas e respostas que há muito tempo – desde, pelo menos, o surgimento dos jornais impressos de grande circulação, há cerca de duzentos anos – desafiam e divertem muita gente.

Com a chegada dos computadores pessoais e da internet, os quizzes se tornaram ainda mais acessíveis e populares. E, é claro, despertaram a atenção dos educadores, que encontraram aí uma ferramenta interessante para engajar os estudantes. Faz todo sentido: quem, afinal, não se sente atraído por uma pergunta interessante?

A coordenadora de Projetos em Tecnologia Educacional da Editora Opet, Cristina Chagas, explica que os quizzes estão na plataforma educacional Opet INspira desde seu lançamento.

A demanda por recursos desse tipo, observa, nasceu das próprias escolas conveniadas, interessadas em avançar no uso de metodologias ativas como as da sala de aula invertida, do ensino híbrido e da abordagem de gamificação. Tecnicamente, aliás, os quizzes pertencem à classe dos “objetos educacionais digitais gamificados”.

Na plataforma – “Os quizzes são objetos educacionais digitais por excelência”, analisa Cristina. “Assim, a ideia foi oferecer aos professores parceiros um recurso que eles pudessem utilizar, duplicar e personalizar de acordo com suas demandas e planejamentos de aula. E deu muito certo!”.

Vale reforçar que, além da biblioteca de quizzes, os docentes conveniados também contam com uma ferramenta que permite que eles mesmos criem suas listas de perguntas, fazendo uso de recursos textuais e gráficos disponíveis na plataforma.

Na plataforma educacional Opet INspira há uma ferramenta para que os professores desenvolvam seus próprios quizzes.

O que vem por aí – Hoje, a biblioteca da Opet INspira já oferece 350 quizzes em diferentes componentes curriculares, que abrangem da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental. E algo muito especial está sendo preparado para os professores e os estudantes do Ensino Médio.

“Estamos finalizando o desenvolvimento de 700 quizzes nos componentes curriculares de Arte, Biologia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática e Química”, revela Cristina. Na medida em que jogos de perguntas e respostas funcionam muito bem para verificar o domínio dos conteúdos e “repassar” o que foi aprendido, eles vão ajudar muito os estudantes que se preparam para o ingresso no ensino superior.  

Lembrando que os quizzes podem ser usados tanto de forma direta, ou seja, nas aulas e momentos regulares de estudo, como em momentos de descanso e relaxamento. Basta acessar a plataforma Opet INspira pelo smartphone, jogar e fortalecer os conhecimentos!

Cristina Chagas: em breve, Ensino Médio terá 700 quizzes na plataforma educacional Opet INspira.

Mas, de onde vêm as questões? – Excelente pergunta! E isso porque, quando o assunto é educação, as questões e as respostas devem ser formuladas com total responsabilidade.

No caso da plataforma, como explica Cristina, eles são desenvolvidos por uma equipe de professores especialistas convidados e pelos próprios editores da Editora Opet, que estão diretamente envolvidos na produção dos materiais didáticos e de outros objetos digitais de aprendizagem.

Em muitos aspectos, formular uma lista de perguntas se assemelha à produção de um livro. “Cada quiz passa por um fluxo editorial que compreende etapas como edição de conteúdo, análise de tecnologia educacional, iconografia, revisão ANL, validação pedagógica e publicação na plataforma Opet INspira”, observa.

“Ou seja, até chegar às escolas conveniadas e ao momento de jogar, eles passam por várias etapas e por vários profissionais. Para garantir que sua qualidade educacional e tecnológica seja compatível ao que se espera de uma educação de qualidade.”

José Augusto Real Limeira (foto) é professor de Biologia e editor do componente curricular na Editora Opet. Ele, que é responsável pela formulação e pela curadoria dos quizzes de Biologia da plataforma educacional Opet INspira, se diz um entusiasta deste recurso educacional.

“Os quizzes proporcionam uma experiência de autoavaliação da aprendizagem pelo estudante. Além disso, são um instrumento de mediação do professor para diagnosticar a aprendizagem dos seus alunos, verificando como eles se apropriaram dos fundamentos ou dos conceitos centrais dos temas trabalhados em sala de aula”, sintetiza.

José conta que os quizzes funcionam muito bem em Ciências da Natureza, como Ciências no Ensino Fundamental e Biologia, Química e Física no Ensino Médio. “Isso porque a ideia é direcionar os estudantes a conceitos centrais por meio de problematizações mais diretas, diferentes daquelas de questões de vestibulares e de Enem.”

E como ele elabora as questões? A resposta vale, inclusive, para professores que queiram “empoderar” os seus próprios quizzes. Em primeiro lugar, as perguntas são construídas a partir dos recursos didáticos utilizados pelos estudantes, como os livros ou os vídeos disponíveis na plataforma Opet INspira. Quanto aos enunciados, eles devem ser breves e precisos, permitindo colocar os temas no contexto. Já as respostas devem suscitar reflexões e análises acerca da coerência dos conceitos que estão sendo examinados pelo próprio quizz.

Gostou da notícia? Então, acesse a plataforma educacional Opet INspira e pode jogar! Se você não é nosso parceiro e quer saber mais, entre em contato conosco!