Opet INspira: ainda mais perto das habilidades da BNCC!

A plataforma educacional Opet INspira, da Editora Opet, acaba de dar mais um passo importante no apoio aos professores. Agora, ao acessar a plataforma, eles podem encontrar, de modo rápido e descomplicado, as tabelas que relacionam os conteúdos das coleções da Editora às habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. A BNCC é um documento normativo fundamental da educação brasileira. Focado no aprimoramento dos currículos, ele define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

“Esses recursos já estavam disponíveis na plataforma, mas eram anexados aos livros impressos e digitalizados em formato pdf. Com a implantação do modelo híbrido de ensino, percebemos que era necessário oferecê-los de uma forma mais prática. E foi o que fizemos: o acesso é rápido, prático e direto”, explica Luciano Rocha, coordenador de Tecnologia Educacional da Editora Opet.

As tabelas foram incorporadas à plataforma em formato html, o que facilita a leitura e o trabalho com as informações. “No html, o conteúdo se torna responsivo e sua leitura pode ser adaptada a qualquer tamanho de tela. É possível, inclusive, ampliar ou trocar a fonte para melhorar a legibilidade”, conta Luciano.  O que é bem interessante, uma vez que as tabelas são extensas e detalhadas.

As tabelas com a localização das habilidades estão disponíveis para as coleções “Cidadania” Anos Iniciais e Finais, “Ser & Viver Cidadania”, “Entrelinhas para Você”, “Encantos da Infância” e “English Party for Teens”. Como esses conteúdos são de interesse específico dos docentes, eles estão disponíveis para acesso apenas por usuários que têm acesso a este perfil na plataforma.

Luciano explica que o acesso às tabelas é importante porque permite aos professores localizar rapidamente nos materiais as habilidades com que eles querem trabalhar. “Assim, eles podem planejar as aulas de forma muito mais assertiva, o que fortalece o aprendizado”, observa.

Futuro – A criação das tabelas em html representa um passo importante para outra novidade que a Editora Opet está desenvolvendo com todo capricho: a criação dos Livros Digitais Interativos, que, em breve, estarão disponíveis para os usuários da plataforma educacional Opet INspira (sobre essa mudança, aliás, falaremos em outras reportagens!). “No futuro, essas tabelas servirão como um catálogo indexador dos livros digitais. A partir delas, o docente poderá ser direcionado diretamente às respectivas atividades em formato de conteúdo digital interativo. Isso vai otimizar ainda mais o planejamento das aulas”, conta Luciano.

Como acessar as tabelas da BNCC – É possível acessar as tabelas de duas formas: por coleção e por etapa do ensino. Para acessar os conteúdos por coleção, basta localizar o ícone “Tabelas da BNCC” e clicar. Para acessar os conteúdos por etapa de ensino, basta acessar o menu de etapas (no alto da tela), clicar na etapa desejada e, em seguida, em “Tabelas BNCC”.

ACESSE AGORA!