Opet e Sobral promovem formação pedagógica com professores do 2º ano do Ensino Fundamental

A Editora Opet e a Secretaria Municipal de Educação de Sobral fizeram nesta semana a formação de implantação dos materiais do 2º ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) com os professores da rede municipal de ensino. O trabalho, que aconteceu na última segunda-feira (29), envolveu 78 pessoas, entre professores e coordenadores pedagógicos.

A formação marcou uma etapa fundamental do projeto-piloto desenvolvido desde 2018 em parceria pela Editora Opet com o município de Sobral e que, em 2019, foi ampliado para atender mais estudantes. A partir de agora, 2.500 estudantes desse nível de ensino passam a utilizar os materiais didáticos Opet – mais exatamente, a Coleção Caminhos e Vivências, do selo educacional Sefe. Além disso, os professores terão a assessoria e o acompanhamento dos consultores pedagógicos da Editora Opet. Ao todo, o projeto-piloto Opet-Sobral beneficia 3.200 estudantes; além dos estudantes do segundo ano, são atendidas 700 crianças da Educação Infantil.

O trabalho foi coordenado pelo supervisor regional da Editora para o Ceará, professor Francisco Glaylson Rodrigues, e a formação foi desenvolvida pela assessora pedagógica Karen Dias, de Curitiba. Ele elogiou o empenho de todos os participantes. “Sempre que estamos em Sobral, vemos um interesse muito grande dos professores. Eles têm um compromisso com a educação que é parte da cultura local e isso faz toda a diferença”, observa.

Formação – A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Deputado Pery Frota, Elenilda Monteiro da Silva, destacou a qualidade dos materiais da Editora Opet e da formação pedagógica. “A gente estava muito ansiosa por essa formação. Recebemos os materiais há alguns dias e vimos que são riquíssimos”, observou. “O que chamou muito a atenção foi a interdisciplinaridade e as competências socioemocionais, que estamos implantando neste ano na rede municipal. Ou seja, vai contribuir muito.”

Reni Maria Silva é professora do 2º ano do Ensino Fundamental a Escola Municipal Dinorah Tomaz Ramos. Ela participou da formação e está animada para o início do trabalho. “É um material maravilhoso, inovador, que nos surpreendeu. Ele nos dá muito suporte, como os cartazes para uso em sala de aula. Maravilhoso!”. Confira fotos da formação!