Muito além das telas: “contar e mostrar” nas aulas remotas

Com o passar dos meses de ensino remoto, os professores estão cada vez mais preparados para utilizar os recursos digitais na educação com seus alunos. E fazem isso não apenas dominando as ferramentas, mas unindo as tecnologias das aulas remotas a outras práticas de criatividade e engajamento.

Práticas que envolvem, por exemplo, o uso de adereços nas aulas, o suporte em livros e objetos do cotidiano e até o antigo “mostrar e contar” das aulas de antigamente. Esse é um processo que vem sendo estimulado pela equipe pedagógica da Editora Opet nas formações com os parceiros públicos e privados.

Nesta semana, durante uma formação com os professores da Educação Infantil (1 a 3 anos) da rede municipal de ensino de Paranaguá (PR), o assessor pedagógico e formador Daniel Masetto trabalhou o tema “Os desafios da Educação Infantil no século XXI – sobre o que precisamos pensar?”.

Daniel Masetto: convite a “celebração junina” no contexto de  formação pedagógica teve alto engajamento dos professores.

No quinto encontro com os docentes, ele iniciou as atividades com um tema de forró interpretado por Elba Ramalho, e teve como resposta dos participantes várias manifestações de saudades das festas juninas, que neste ano, por conta da pandemia, não estão acontecendo presencialmente.

“Comentei que poderíamos fazer nossa própria ‘festa’ virtual, como parte da formação. E pedi que eles viessem caracterizados. No dia seguinte, decorei a minha sala, me caracterizei e eles também. O engajamento foi de mais de 85% dos participantes!”, conta. E a formação ficou mais descontraída e colorida.

“Fizemos algumas brincadeiras juninas – como trava-línguas, percussão corporal e brincadeiras cantadas – tomando como referências vídeos da plataforma educacional Opet INspira que têm relação com os temas trabalhados na formação. Foi muito bom”, observa.

Para Daniel, é fundamental ir além dos limites da tela, humanizando ainda mais a experiência do ensino digital e demonstrando suas possibilidades pedagógicas. Isso, observa o assessor pedagógico, tem reflexos importantes sobre o engajamento dos professores e de seus estudantes – eles abrem mais as câmeras, participam mais e se mostram mais.

A gerente pedagógica da Editora, Cliciane Élen Augusto, concorda. Segundo ela, o momento é de ampliação dos limites das ferramentas digitais com uso de outros elementos do dia-a-dia. “Esse é um processo que pode e deve ser estimulado na educação. Em suas casas, as pessoas têm muitos elementos e objetos a mostrar e a transformar com muita criatividade”, observa. “Que tal trazer essas possibilidades para as aulas, integrando-a com os conteúdos da plataforma Opet INspira, as coleções e as ferramentas Google Workspace for Education?”.

Segundo Cliciane, esse processo está sendo estimulado nas formações internas da equipe pedagógica, para que os assessores e os supervisores levem esses elementos para as suas formações. E para que eles sejam replicados nos milhares de aulas ministradas a cada semana pelos professores parceiros da Editora Opet nas redes pública e privada.

Confira imagens do mesmo trabalho feito pelos assessores pedagógicos Daniele Pires e Fernando Correa também em Paranaguá! É formação em clima de festa junina!