“Momento Opet 2021” reúne equipe comercial pública da Editora Opet

A superintendente da Editora Cristina Swiatovski, falou sobre os desafios e perspectivas da Editora Opet para 2021.

Um encontro para alinhar ideias, conhecer a fundo as ações mais recentes da Editora Opet, celebrar resultados e se preparar para os desafios de 2022. Assim foi o “Momento Opet 2021”, realizado em Curitiba de segunda a sexta-feira (02 a 06) pela gerência comercial da Editora para seus representantes em todas as regiões do país. Foi o primeiro encontro presencial da equipe comercial pública em quase dois anos, desde o início da pandemia. Por isso mesmo, esteve cercado de cuidados: a equipe foi dividida em pequenos grupos, que participaram das ações em dias distintos, seguindo um rigoroso protocolo sanitário.

Essas ações incluíram apresentações e conversas com gestores  e colaboradores das equipes Pedagógica, Editorial e de Marketing, da própria gerência Comercial e do Departamento Jurídico da Editora.

Roberto Costacurta: 2021 será um ano desafiador e promissor.

“Ficamos muito felizes em receber nossos representantes”, diz o gerente comercial da Editora, Roberto Costacurta. “Foi um momento estratégico por uma série de razões, a começar pelo alinhamento das ideias e pelo fornecimento de informações para a nossa equipe, trazidas pelos gestores de todos os setores da Editora. Nossos representantes também trouxeram dados importantes sobre suas próprias regiões, que vão ajudar a Editora a atender melhor os futuros parceiros.”

Outro foco do encontro foi o planejamento de 2022, que, para Roberto, será um ano desafiador e promissor. “A pandemia escancarou a diversidade da educação brasileira. Temos regiões preparadas para trabalhar com a educação digital. Temos, também, regiões em que os livros impressos ainda são essenciais”, explica. “Precisamos perceber essas características e oferecer o sistema de ensino mais completo para cada parceiro. E entregar uma proposta de educação tecnológica, humana, cidadã, protagonista e significativa.”

Para Roberto, um dos principais caminhos da Editora em 2022 reside na atenção aos professores em relação às novas tecnologias educacionais. “Vamos investir em uma proposta de letramento digital que os aproxime das novas tecnologias e rompa o preconceito que muitos têm em relação à própria capacidade”, explica. Um trabalho que, vale observar, já está sendo desenvolvido pela gerência pedagógica da Editora.

Em 2021, a equipe comercial pública superou as metas estabelecidas pela Editora, conquista que também foi celebrada durante o Momento Opet. “Esse resultado foi alcançado pelo conjunto da Editora, que trabalha para oferecer o melhor sistema de educação do país. Nesse contexto, os representantes comerciais, que levam os nomes Opet e Sefe para todas as regiões do país, desempenham um papel especial. A eles, nossos parabéns e muito obrigado!”, conclui Roberto.

A gerente pedagógica da Editora, Cliciane Élen Augusto, falou sobre os avanços e as perspectivas da educação em 2021.

Desafios e conquistas – A presidente do Grupo Educacional Opet, Adriana Karam Koleski, destacou o trabalho da equipe comercial e de todos os colaboradores da Editora em um momento global ao mesmo tempo tão difícil e tão desafiador. “Trabalhando juntos, conseguimos descobrir habilidades, capacidades, e dar respostas às questões trazidas pela pandemia”, observou.

Adriana também elogiou o trabalho com a educação digital, que foi estratégica para que a Editora seguisse oferecendo e expandindo serviços de alta qualidade para escolas públicas e privadas de todo o país.

Dirigindo-se especificamente aos representantes comerciais, Adriana ressaltou a importância dos valores que norteiam a Opet: sustentabilidade, inovação, pioneirismo, trabalho em equipe e construção conjunta de uma realidade que seja favorável a todos. “A partir da educação, pensamos sempre em um círculo de prosperidade que envolve todas as pessoas. Essa é a ideia do trabalho Opet.”

Adriana Karam Koleski: valores e construção conjunta de um círculo de prosperidade a partir da educação.

Alinhamento – A superintendente da Editora Opet, Cristina Swiatovski, destacou a importância do Momento Opet para o alinhamento das ideias e ações dos representantes comerciais. “Nossa equipe comercial atua em todo o país, muitas vezes longe da sede da Editora. Nesta semana, ela pôde fazer um alinhamento institucional, saber para onde estamos indo, para onde estamos olhando. Além disso, os representantes trouxeram suas dúvidas e as demandas das regiões onde atuam. Essas informações são valiosas”, avalia.

Cristina acredita que 2022 será um ano de expansão. “Nos últimos dois anos, a educação pública cresceu muito no Brasil, tanto em termos numéricos quanto de demanda por serviços de maior qualidade. Os municípios e as famílias estão carentes de uma educação tecnológica de qualidade e, também, de uma proposta pedagógica avançada, que contemple valores como o protagonismo e a empatia. Na Editora Opet, nós trabalhamos para oferecer isso.”

A visão da equipe – Gilberto Muniz Pereira é representante comercial da Editora Opet para as regiões Norte e Centro-Oeste. Para ele, esse momento de retorno presencial, depois de dois anos, foi fantástico. “Eu estou muito feliz. Nós precisamos ter esse tipo de contato com a Editora, em especial com o pedagógico, para compartilhar nossa realidade e receber informações.”

Gilberto Muniz Pereira

Ele observa que, na Região Norte, ainda existe uma exigência muito grande de materiais impressos, relacionada à carência de infraestrutura em algumas áreas. “Lá, as demandas por ferramentas digitais e materiais impressos caminham juntas. E nós, da Editora, atendemos”, afirma.

Gilberto também destaca a valorização da marca Opet nos municípios do Norte e do Centro-Oeste. “A gente fica orgulhoso de ver como a marca Opet é reconhecida. E mesmo no período da pandemia, em que a situação poderia ficar mais difícil, a Editora cresceu e deu conta das demandas. Neste ano, estamos indo bem. E 2022 será ainda mais interessante”, garante.

Para o representante comercial da Editora para o Ceará, Eduardo Santos, o encontro foi uma oportunidade preciosa para a troca de experiências e para o conhecimento. “Conhecemos as novas tecnologias e também os produtos e serviços que estão sendo desenvolvidos agora. Essas informações são muito importantes em nossas ações de campo, no contato com os clientes.”

José Renato Machado é representante da Editora para o Estado de São Paulo. Para ele, o conhecimento gerado em encontros como o Momento Opet é fundamental para as vendas. “Aqui, conversando com os gestores, nos inteiramos de tudo o que a Editora está realizando. E isso nos dá argumentos para apresentar a marca Opet com segurança aos nossos prospects”, argumenta. Ele acredita que 2022 será um grande ano. “Eu aposto na valorização da educação como caminho para o desenvolvimento dos municípios. Isso é algo para que os gestores públicos estão cada vez mais atentos.”