Curitiba-Opet: sucesso no ensino de Inglês

Na segunda-feira (18), a Editora Opet e a prefeitura de Curitiba realizaram a última formação pedagógica de 2019 com os professores de Língua Inglesa da rede municipal de ensino. O encontro, que aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação, reuniu cerca de 70 docentes, que participaram da formação com a professora Vera Rauta, autora dos livros da Coleção “Joy!”, do selo educacional Sefe, que foram adotados pela rede municipal de ensino.

A parceria entre a Editora Opet e a capital paranaense teve início em agosto deste ano. Ela beneficia quatro mil estudantes dos Anos Iniciais (Ensino Fundamental) da rede municipal de ensino. Antes de serem selecionados para adoção pela rede municipal, os materiais da Coleção “Joy!” foram cuidadosamente analisados pela Secretaria de Educação, que também se reuniu com a professora Vera Rauta para conhecer os fundamentos e as articulações pedagógicas do trabalho. Desde então, os livros passaram a ser utilizados pelos estudantes e por seus professores.

Engajamento – A secretária municipal de Educação de Curitiba, Maria Silvia Bacila, vê a parceria entre a prefeitura e a Editora Opet com bons olhos. “Temos, de ambos os lados, um potencial de boas intenções. Os professores, interessados na formação pedagógica específica, no trabalho e na extensão da carga horária. E a Editora Opet, que tem uma oportunidade de apresentar à sociedade o potencial do seu material e das formações.”

A secretária destaca o grande interesse e o forte engajamento dos professores nas ações formativas para o trabalho com os livros da coleção “Joy!”. “O nível de presença foi altíssimo nos encontros”, observa. “Nesse processo, não posso deixar de enaltecer o trabalho da professora Vera. Uma pessoa animada, que acredita na proposta. E isso é fundamental para o sucesso.” Segundo ela, a intenção da prefeitura de Curitiba é manter a parceria com a Editora Opet em 2020.

Interculturalidade – A professora Vera Rauta destaca o envolvimento dos professores em todas as formações, assim como seu trabalho em sala de aula com os estudantes. “O mais importante é a reação das crianças descrita pelos professores: elas gostam, estão motivadas e querem mais aulas”, observa.

Vera se diz orgulhosa de participar do projeto. “Levar a Língua Inglesa para as crianças da rede municipal de Curitiba é algo muito importante, e não só pela relevância do inglês no mundo atual”, observa. Neste ano, a rede municipal de ensino começou a oferecer aulas de Inglês, Espanhol e Italiano, e, para o ano que vem, haverá uma expansão para aulas de Francês e Alemão. “Essa iniciativa contempla, em grande parte, a identidade das crianças curitibanas. É um olhar multicultural, muito representativo da nossa cidade.”

Trabalho conjunto – Para a gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen, a parceria se fortalece quando os objetivos são definidos em conjunto. “Buscamos o desenvolvimento de crianças e jovens que possam exercer a cidadania e ampliar as suas possibilidades de interação nos mais diversos contextos. E o professor é peça-chave nesse processo, pois é mediador que apresenta esse mundo e suas possibilidades”, observa. “Estamos muito felizes em poder fazer parte desse momento tão importante para a educação pública de Curitiba.”