“Joy!”: Coleção de Língua Inglesa da Editora Opet chega a Salvador

Setenta e seis mil estudantes da rede municipal de ensino de Salvador estão começando o ano letivo de 2020 com um material novo – e muito especial – para o ensino da Língua Inglesa. É a Coleção “Joy!, desenvolvida pela Editora Opet dentro do selo educacional Sefe, e que será utilizada por alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) de quatrocentas escolas.

Na semana passada, a supervisora regional da Editora Opet para a Bahia, Selma Meirelles, e a professora Vera Rauta, autora da coleção e formadora pedagógica, estiveram reunidas com um grupo de cem professores de Língua Inglesa da rede municipal de ensino soteropolitana. O encontro aconteceu em Salvador e marcou a implantação dos materiais.

 “A receptividade não poderia ter sido melhor. Nós vimos os professores muito animados com a adoção dos materiais. Eles vieram, trouxeram suas dúvidas e as dificuldades que encontram no ensino do idioma. E acreditam que agora, com os livros e a metodologia, terão um suporte para o trabalho”, conta a professora Vera Rauta.

A autora dos livros da coleção “Joy!” observa, ainda, que os livros produzidos pela Editora Opet foram escolhidos pela prefeitura após uma análise cuidadosa de várias coleções disponíveis no mercado. “E os nossos livros foram escolhidos por estarem mais próximos do referencial teórico da cidade em relação ao ensino do Inglês.”

A supervisora regional da Editora Opet para a Bahia, Selma Meirelles, destaca a seriedade da proposta de Salvador em relação ao trabalho com a Língua Inglesa. “Em Salvador, todos os estudantes dos Anos Iniciais têm 50 minutos por semana de Inglês. Além disso, os professores têm formação acadêmica específica para o ensino da Língua Inglesa, o que é um diferencial.”

Selma acredita que, com a adoção da coleção “Joy!”, eles passam a ter, também, unidade de ensino. “Durante a formação, notamos a excelente receptividade em relação aos livros. Agora, eles dispõem de um material que vai ao encontro do que eles pensam em relação ao ensino da Língua Inglesa.”

As professoras Mariana Santos de Jesus e Ionara Novais, técnicas da Coordenadoria de Formação Pedagógica da Gerência de Currículo (da Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Salvador), acompanharam a formação. Segundo elas, os professores se engajaram bastante e validaram a proposta de ensino interdisciplinar da Coleção. De acordo com Mariana e Ionara, os materiais podem contribuir para o ensino efetivo do Inglês a partir dos eixos da oralidade, leitura, escrita e reflexão sobre a língua.

Outros pontos destacados pelas técnicas da Secretaria são a proposta lúdica e as ilustrações adequadas à faixa etária dos anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os materiais complementares de suporte audiovisuais (como DVDs e flashcards) e a qualidade do livro do professor, que oferece sugestões diversificadas e potenciais para a dinamização da prática docente. Todos esses aspectos atendem o conjunto de aprendizagens esperadas para o ensino de Língua Estrangeira dentro do Referencial Curricular Municipal para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Município de Salvador.

Nas capitais – Em 2019, Curitiba também adotou a coleção “Joy!”. Os livros e a metodologia foram utilizados por quatro mil estudantes dos Anos Iniciais da rede municipal pública de ensino, em um programa de estímulo ao bilinguismo.