Jogos Educacionais Digitais: o novo e divertido recurso da Plataforma INspira!

Nas últimas quatro décadas, a humanidade viveu uma experiência lúdica extremamente interessante: a dos jogos eletrônicos, que chegaram com a popularização dos computadores pessoais e se aceleraram com a internet e os smartphones. A atenção que crianças e adolescentes davam a esses jogos chamou a atenção dos educadores, que já conheciam o valor dos jogos tradicionais no processo de ensino-aprendizagem.

Pois bem: usando os mesmos recursos tecnológicos, eles começaram a desenvolver jogos educacionais digitais que, além de facilitar a aquisição de conteúdos, divertem e engajam. Os jogos, vale observar, também dão uma importante contribuição cognitiva: eles estimulam o raciocínio dedutivo, o desenvolvimento de estratégias para a resolução de problemas e a memorização.

Neste primeiro semestre de 2021, a Editora Opet está lançando uma série de jogos educacionais digitais na plataforma INspira. São 22 jogos educacionais exclusivos (de um total de 30, que serão lançados nos próximos meses – e outros virão!), em língua portuguesa e inglesa, desenvolvidos por nossos especialistas em Tecnologias Educacionais (TE) e do departamento Editorial. “Com esses primeiros jogos, passamos a oferecer mais um recurso importante dentro da plataforma Inspira. O foco, neste momento, são as crianças da Educação Infantil e os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, diz Cristina Chagas, analista de Tecnologia Educacional da Plataforma Opet INspira, colaboradora da Editora que atuou na equipe de desenvolvimento desses recursos.

Cristina observa que os jogos foram concebidos dentro de uma proposta pedagógica integrada ao trabalho com os materiais didáticos e à metodologia. “A neurociência já comprovou o grande potencial dos jogos digitais para a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes. Não basta, porém, apenas jogar, mas relacionar os jogos a objetivos educacionais bem definidos”, observa Cristina. “E isso, os jogos digitais da plataforma INspira fazem. Eles são uma excelente estratégia pedagógica para o desenvolvimento de conhecimentos, com imaginação e criatividade.”

Telas de alguns dos jogos desenvolvidos pela Editora Opet dentro da Plataforma INspira.

Realidade digital – Na plataforma educacional Opet INspira, recursos semelhantes também são usados para engajar e oferecer conhecimentos aos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. São os simuladores – atualmente, 66, número que também será ampliado -, que permitem reproduzir digitalmente um grande número de experiências de disciplinas como a Física, a Química e a Biologia. Os simuladores, vale observar, são um recurso inteligente e acessível para aproximar os estudantes de uma vivência mais “empírica” dos fenômenos estudados.

Refração da Luz: Exemplo de simulador para o ensino de Física.

Brincar e aprender – Para acessar os jogos e os simuladores, basta acessar o Portal INspira, entrar com o login e senha e no menu principal clicar em “Jogos” e/ou “Simuladores”.

Confira uma síntese dos jogos que já estão disponíveis no portal:

“Brincando com Formas”: o objetivo é que a criança produza desenhos explorando a diversidade de formas, cores e complementos, estabelecendo aproximações com noções matemáticas relacionadas a espaço e forma.

“Brincando de Encaixar”: o objetivo deste jogo é que a criança identifique a silhueta da imagem correspondente e associe com a sua respectiva forma.

“Como se Escreve?”: o objetivo deste jogo é que o estudante identifique a forma correta de escrever o nome dos animais apresentados levantando e testando hipóteses sobre o sistema de escrita alfabético.

“Estoure os Balões – Alfabeto”: o objetivo deste jogo é que a criança identifique as letras e a sequência do alfabeto.

“Jogo da Memória – Aves”: O objetivo deste jogo é que a criança identifique o par de diferentes espécies de aves, desenvolvendo a atenção e a memória e ampliando seus conhecimentos sobre o tema.

“Jogo da Memória – Frutas”: O objetivo deste jogo é que a criança identifique o par de diferentes tipos de frutas, desenvolvendo a atenção e a memória e ampliando seus conhecimentos sobre o tema.

“Jogo da Memória – Mamíferos”: O objetivo deste jogo é que a criança identifique o par de diferentes espécies de mamíferos, desenvolvendo a atenção e a memória e ampliando seus conhecimentos sobre o tema.

“Jogo da Memória – Meios de Transporte”: O objetivo deste jogo é que a criança identifique o par de diferentes meios de transporte, desenvolvendo a atenção e a memória e ampliando seus conhecimentos sobre o tema.

“Ligue e Conte”: O objetivo deste jogo é que a criança identifique a forma de animais e brinquedos, reconheça as cores e estabeleça a relação entre número e quantidade (até 9).

“Meu nome é”: O objetivo deste jogo é que a criança identifique cada animal e escreva o seu nome, levantando e testando hipóteses sobre o sistema de escrita para ordenar as letras que formam cada nome.

“Pianinho”: O objetivo deste jogo é que a criança explore as notas musicais em improvisações e composições e experimente tocar canções a partir das notas dadas.

“Que Animal é Este?”: O objetivo deste jogo é que a criança identifique a palavra que nomeia cada animal a partir das hipóteses que possui sobre o sistema de escrita alfabético.

“Super Jogo da Memória – Animais”: O objetivo deste jogo é que a criança identifique o par de diferentes espécies animais, desenvolvendo a atenção e a memória.

“Super Livro de Colorir – Animais”: O objetivo deste jogo é que a criança explore variadas possibilidades de usos e combinações de cores para pintar imagens de animais.

“Super Livro de Colorir – Meios de Transporte”: O objetivo deste jogo é que a criança explore variadas possibilidades de usos e combinações de cores para pintar imagens de meios de transporte.

“Vozes dos Animais”: O objetivo deste jogo é que a criança identifique qual animal produz o som emitido, ampliando seus conhecimentos sobre o tema.

“Balloon Alphabet”: Jogo em língua inglesa cujo objetivo é que a criança identifique as letras e sequência do alfabeto.

“Kid Maestro”: Jogo em língua inglesa cujo objetivo é que a criança explore as notas musicais em improvisações e composições e experimente tocar canções a partir das notas dadas.

“Memory Game – Birds”: Jogo em língua inglesa cujo objetivo é que a criança identifique o par de diferentes aves, desenvolvendo a atenção e a memória e ampliando seus conhecimentos sobre o tema.

“Memory Game – Fruits”: Jogo em língua inglesa cujo objetivo é que a criança identifique o par de diferentes tipos de frutas, desenvolvendo a atenção e a memória e ampliando seus conhecimentos sobre o tema.

“Memory Game – Mammals”: Jogo em língua inglesa cujo objetivo é que a criança identifique o par de diferentes espécies de mamíferos, desenvolvendo a atenção e a memória e ampliando seus conhecimentos sobre o tema.

“Memory Game – Means of Transportation”: Jogo em língua inglesa cujo objetivo é que a criança identifique o par de diferentes meios de transporte, desenvolvendo a atenção e a memória e ampliando seus conhecimentos sobre o tema.