Importância do incentivo à prática de leitura por meio dos pais e educadores

A leitura é capaz de transformar o ser humano e, por consequência, o mundo. Ao ler, desenvolvemos habilidades linguísticas, interpretativas, de raciocínio, concentração, expressão e criatividade, entre outras. Paulo Freire vai além e diz que “ler é tomar consciência, é interpretar o mundo” e que todos queremos e precisamos ser capazes disso. Por isso é tão importante que nós, familiares e educadores, façamos com que nossas crianças tenham acesso a essa porta de entrada para os infinitos saberes do mundo e possam, através da leitura, identificar e valorizar sua potência humana.Falaremos aqui sobre como a prática da leitura atua no desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. E como os adultos podem incentivá-la.

Leitura e infância – A infância é um período de buscas e descobertas. É nesse momento da vida que nossa mente inicia os processos psíquicos para o desenvolvimento da consciência. Para isso, a criança precisa receber estímulos e referências de seu meio para, então, poder interpretá-lo e se reconhecer nele. Isso significa que, na infância, a maior parte das ações e conteúdos acontecem de forma reflexiva, ou seja, na relação entre o ser e o mundo. Daí vem a máxima de que a melhor instrução que um adulto pode dar é o exemplo. No caso da leitura, isso é absolutamente válido: se a criança vê o adulto lendo, se percebe o afeto e o interesse do outro pelo livro e pela leitura, se tem livros por perto, cria uma referência de hábito e interesse.Além disso, a leitura é um exercício cognitivo que traz consigo estímulos sensoriais, linguísticos e sociais que são fundamentais para o desenvolvimento intelectual do indivíduo.

A literatura infantil, através da ludicidade, contribui para interpretação de conteúdos emocionais, valores culturais, ensinamentos éticos e sociais. É extremamente importante que ela faça parte do cotidiano da criança para que todas essas questões sejam exploradas de forma natural e fluida.

O Ato de ler e o Hábito da leitura – Para valorizar a prática da leitura e incentivar sua transformação em hábito, é necessário colocá-la como algo comum e agradável para as crianças. Muitas pessoas afirmam que não gostam ou não conseguem ler porque acham chato e cansativo. Isso acontece porque elas tendem a colocar os livros como uma obrigação e não como um costume ou divertimento. Por isso, uma dica é associar a leitura para momentos de lazer, sem cobranças ou imposições. Assim, o ato de ler será associado ao prazer, e torná-lo um hábito será muito mais fácil.

Na escola, é interessante que a criança tenha certa autonomia sobre a leitura, podendo associá-la para além das atividades regulamentares de ensino-aprendizagem. Por isso, na “hora da leitura”, deixe que os estudantes escolham o livro e assegure-se de que eles estejam fisicamente confortáveis, pois a postura do corpo também influencia na capacidade de concentração.

O mesmo vale para a casa. Certifique-se de que seu filho interpreta o momento da leitura como algo prazeroso, divertido, encantador e proveitoso. Além disso, como já observamos, ter o hábito de ler, ou buscar desenvolvê-lo, incentiva seus filhos a fazerem o mesmo.

Uma pequena lista de clássicos – Selecionamos 5 clássicos da literatura infantil brasileira que são excelentes para despertar o desejo pela leitura. São livros com histórias emocionantes e divertidas, adequados para crianças de 3 a 10 anos, e que envolvem os adultos também.

1- “Meu pé de laranja lima” – José Mauro de Vasconcelos

2– “A bolsa amarela” – Lygia Bojunga

3- “Marcelo, marmelo, martelo” – Ruth Rocha

4- “O menino maluquinho” – Ziraldo

5- “Chapeuzinho amarelo” – Chico Buarque

Existem muitos portais e também aplicativos que oferecem obras literárias em formato digital, para acesso pelo smartphone ou pelo computador. Um desses aplicativos é o Curitiba App, da prefeitura de Curitiba. Dentro dele, há uma seção chamada “Curitiba Lê Digital”, com centenas de obras da literatura universal. O aplicativo é gratuito e as obras, muito interessantes!

(*) – Esta lista é um bom começo, mas a oferta editorial brasileira é muito maior. Temos milhares títulos que merecem ser lidos!

Transformar a leitura em um hábito requer dedicação e frequência, mas também precisa ser feito de forma leve e com significado para as crianças. Por isso, pesquise por temas interessantes, jogos associados a livros e, assim que as condições sanitárias permitirem, faça passeios em bibliotecas e livrarias. Atentando para os livros adequados a cada faixa etária, mostre para as crianças que e ler é conhecer, conectar e viajar, e que, através da leitura, o conhecimento se multiplica e o pensamento se eleva.

Sugestões de leitura:

  • A importância do ato de ler – Paulo Freire, 1981

https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/10/importancia_ato_ler.pdf

  • A literatura infantil e o desenvolvimento cognitivo na infância – Ana Paula Soares e Iraneide Tavares, 2013

http://nippromove.hospedagemdesites.ws/anais_simposio/arquivos_up/documentos/artigos/d6c01028bd50185b189c63d2b47cc304.pdf