Grandes Coleções Opet: Almanaque do Mestre e o Calendário Interativo ganham edição sobre a Cultura Digital

Nos últimos quarenta anos, desde que os computadores chegaram às casas das pessoas, teve início a chamada “Cultura Digital”. Um movimento que foi acelerado pela popularização da internet e dos smartphones. Essa revolução, é claro, já havia chegado à educação, mas ganhou uma força enorme com a pandemia de Covid-19, que transferiu as aulas para dentro do ambiente digital.

No caso da Editora Opet, que leva serviços educacionais digitais para pelo menos 140 mil pessoas em todo o país – entre estudantes, professores, gestores e famílias –, ela também foi acelerada pela pandemia. Com a plataforma educacional Opet INspira e uma parceria estratégica com a Google Workspace for Education, a Editora promoveu uma verdadeira “operação de guerra” que há mais de um ano garante a continuidade das aulas com conteúdos, contato e qualidade.

Foi exatamente nesse movimento que nasceu a edição do “Calendário Interativo” e do “Almanaque do Mestre” dedicada à Cultura Digital. O “Calendário” e o “Almanaque” são obras especialmente desenvolvidas pela Editora Opet para apoiar o trabalho dos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

O “Almanaque do Mestre” é fruto de muito conhecimento sobre a Cultura Digital.

Na verdade, a ideia da produção nasceu um pouco antes, dentro de um movimento da própria Editora em relação à importância da Cultura Digital. A Cultura Digital, vale observar, é a quinta competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e está assim definida: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”

Soluções Integradas – Quem conta essa história é a autora do material, Cristina Pereira Chagas. Ela é mestra em Educação e Novas Tecnologias, colaboradora da equipe de Tecnologias Educacionais da Editora e analista de Tecnologia Educacional da plataforma Opet INspira.

“Em junho de 2019, a gerência do departamento editorial da Editora entrou em contato comigo com o convite para produzir as obras. Foi desafiador porque são soluções educacionais integradas”, explica. “O Calendário Interativo faz provocações e convida ao trabalho com as propostas do Almanaque do Mestre, além de uma ‘camada digital’ com conteúdos para a plataforma educacional Opet Inspira. Me senti desafiada, honrada e muito grata pelo convite!”.

Cristina Pereira Chagas, a autora dos materiais, com sua criação.

 

Cristina acredita que a pandemia acelerou um processo que era necessário à educação brasileira: o de desenvolver competências digitais em docentes e estudantes – e de valorizar e promover a Cultura Digital no ambiente escolar. “Ou seja, o Almanaque do Mestre chegou na hora certa”, avalia.

E como funciona? – A “dobradinha” Calendário Interativo/Almanaque do Mestre oferece aos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental muitas possibilidades de reflexão e, principalmente, de trabalho em sala de aula – digital, presencial ou híbrida.

“São materiais completos”, explica Cristina. “Eles abordam a Cultura Digital, as habilidades socioemocionais, a educação inclusiva, a valorização das mulheres nas ciências e tecnologias, propostas com temáticas como educomunicação, educação midiática, cidadania digital, letramento digital e pensamento computacional. Além de metodologias ativas como a aprendizagem baseada em jogos digitais, gamificação, STEAM – sigla em inglês para Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – e aprendizagem criativa.”

O Almanaque aborda os principais temas da Cultura Digital em uma linguagem amigável.

 

Em cada nível de ensino são trabalhados aspectos associados à faixa etária e ao desenvolvimento. “Na Educação Infantil, é possível estimular o pensamento crítico e lógico, a curiosidade e a criatividade, o desenvolvimento motor e a linguagem, propiciando às crianças uma educação inclusiva e integral. E, no Ensino Fundamental, proporcionar aos estudantes, com a mediação docente, a utilização das novas tecnologias de forma ética, crítica, segura e responsável em todos os âmbitos da vida”, explica Cristina.

Trilha de Aprendizagem – Os materiais “conversam” entre si e com a plataforma educacional Opet INspira, onde está uma Trilha de Aprendizagem gamificada – ou seja, lúdica – composta por treze Roteiros de Estudos, sendo um de Apresentação e doze abordando cada temática do Almanaque. “Essa Trilha contém doze vídeos exclusivos que orientam os docentes na utilização do Almanaque e do Calendário e, também, na realização das propostas com as tecnologias digitais.” Lá também estão um webinar, um podcast e materiais diversos com a curadoria da própria Cristina. “É um material complementar riquíssimo, que merece ser conhecido e explorado junto com o Almanaque!”, observa.