Família por perto, educação de sucesso!

Família por perto, educação de sucesso!

Uma relação de proximidade com os estudantes e suas famílias é essencial. É ela que define, na origem, o sucesso da parceria família-escola. A partir dela, é possível engajar ainda mais os familiares, com foco no sucesso de uma educação plena e cidadã. E a comunicação ocupa um lugar central nesse processo.

Questão de estímulo

Ao estimular a participação da família no processo de aprendizagem – oferecendo empatia, atenção e informações –, é comum notar um grande avanço no desempenho acadêmico das crianças, bem como uma maior motivação para aprender novos conteúdos. Sem contar que, normalmente, há ainda um ganho em relação à frequência escolar, melhora no comportamento em sala de aula e o despertar de uma atitude mais positiva em relação às tarefas para casa e com a escola em geral.

Comunicação assertiva é o primeiro passo

A boa comunicação é a base para o envolvimento da família na educação dos filhos. É fundamental garantir a presença dos familiares em eventos escolares e fazer com que eles sejam proativos em relação a eventuais questões da criança ou adolescente na escola. A abertura para isso, porém, deve partir da escola. Faz sentido: em nosso país, muitas famílias ainda não estão acostumadas com essa dinâmica.

Então, assim que a criança entra na turma, é preciso que o professor realize o primeiro contato com a família. E há vários meios de se fazer isso, de chamadas em vídeo a ligações telefônicas – o importante é estabelecer um primeiro contato, engajar e ir avançando.

A princípio, a ideia é apresentar-se, explicar a dinâmica da sala de aula, deixar claro que a família tem um canal aberto para comunicar algo ou oferecer sugestões, e falar sobre as expectativas de aprendizagem. Assim, os familiares se sentem mais confortáveis para entrar em contato com a escola quando perceberem que os filhos não estão com o rendimento adequado.

O primeiro contato, vale reforçar, serve apenas para “quebrar o gelo”: é essencial que o professor crie uma rotina de envio de feedbacks – assim, a família compreende a importância de seu papel educacional no contexto doméstico.

Feedback positivo estimula a família a participar

É claro que, quando o estudante não entrega o resultado esperado, a escola precisa se comunicar com a família para que, juntos, eles estabeleçam as melhores estratégias de ação. É preciso ter em mente, porém, que o contato feito pela escola não é igual a “notícia ruim” – esta imagem, aliás, deve ser desconstruída.

Em outras palavras: os contatos devem ser feitos para compartilhar as dificuldades e, também, os avanços das crianças e dos estudantes. Notícias boas devem ser compartilhadas – elas sempre geram bons retornos por parte da família.

Ao longo do ano, é importante que o professor também dê ideias de como a família pode ajudar as crianças e mostre como funciona o currículo escolar. Sendo assim, fica ainda mais claro aos familiares qual é exatamente o papel da escola e da família no processo de ensino-aprendizagem.

Benefícios para os professores

A participação da família no aprendizado do estudante não garante apenas benefícios acadêmicos, mas melhora também sua relação com o professor. Esse tipo de parceria evidencia aos familiares – e à própria sociedade – a importância do papel do docente, melhorando a percepção a respeito deste profissional.

Outro ponto positivo é a comunicação mais amigável entre os dois lados, até porque a frequente troca de informações permite que professores e familiares se conheçam melhor e criem laços, o que contribui para o respeito mútuo. A família deve ver o professor como o que ele é: uma pessoa de grande importância na educação e no futuro dos filhos.

A ação do professor vai além de entregar devolutivas

Com a parceria estabelecida, fica mais fácil para o professor entender aspectos específicos de cada aluno. Afinal, cada família é única, com seus hábitos, visões e idiossincrasias.

Elementos domésticos – objetos e coisas do dia a dia – devem ser considerados pelo professor no momento de criar atividades. Isso facilita enormemente o processo educacional, muito mais em um momento em que muitas crianças e jovens estão desenvolvendo suas atividades a partir de casa.

Estratégias para estreitar as relações com a família

Formar os professores e mostrar como eles também podem formar os pais é o primeiro passo para criar laços mais profundos entre escola e família. Quanto à comunicação, não há uma única maneira de fazê-la. Como já citamos, cada família possui peculiaridades, portanto, o tipo de abordagem deve ser considerado a partir disto.

Em alguns casos, a ligação telefônica é a melhor maneira de manter contato com os familiares. Mensagens ou chamadas de vídeo, é claro, também podem funcionar.

Outras famílias respondem melhor ao chamado de parceria acessando o portal da escola, um ambiente virtual onde o professor insere todas as informações e as deixa à disposição, para acesso a qualquer tempo.

O papel do gestor

Apesar de o professor ser peça essencial na relação família e escola, é o gestor quem deve garantir as ferramentas necessárias para que ela aconteça.

O desenvolvimento de um portal escolar e ferramentas para chamadas de vídeos, por exemplo, devem ser disponibilizados por ele. Graças à parceria com a Google Workspace for Education, os parceiros da Editora Opet têm acesso a ferramentas digitais de alta qualidade, que aproximam e permitem uma comunicação de alto nível.

Além disso, o gestor também deve estabelecer maneiras de facilitar esse processo em situações mais específicas, como é o caso dos estudantes de inclusão. Aqui, as atividades escolares ou para casa, assim como as estratégias de ensino durante o ano letivo, precisam de atenção redobrada junto à família.

Onde encontrar ferramentas para melhorar a relação entre escola e família

Manter um diálogo com a família é um grande desafio, ainda mais agora, com a necessidade do distanciamento social. Mesmo assim, existe uma série de ferramentas no ambiente on-line que facilitam essa relação família e escola.

Na Opet INspira, plataforma educacional de recursos digitais desenvolvida pela Editora Opet, é possível encontrar vários recursos para facilitar essa comunicação e também o engajamento dos familiares na educação. Entre eles estão animações, mapas mentais, banco de imagens, vídeos, áudios e quizzes.

Essas e outras ferramentas podem ser usadas para informar como estão o rendimento dos filhos, as atividades aplicadas durante as aulas e até para criar tarefas específicas para casa que devem ser feitas com ajuda dos familiares.

Na plataforma há, ainda, um acervo riquíssimo de conteúdos, materiais didáticos e objetos educacionais digitais. Todos podem ser utilizados para potencializar o aprendizado do estudante e a relação com a família.

A relação com a família de estudantes da educação inclusiva

Na plataforma, também são disponibilizados recursos de tecnologia assistiva, no Menu de Acessibilidade, para garantir um ensino inclusivo de qualidade. Nesse espaço, há instrumentos como teclas de navegação, leitor de página, contraste, entre outros. Assim, os familiares conseguem ajudar os filhos de forma ainda mais assertiva.

Recursos para educadores

Todos os recursos da plataforma educacional Opet INspira, inclusive os da Google Workspace for Education, também estão disponíveis para os professores, com elementos específicos que os auxiliam em sua missão de ensinar.

Como utilizar os recursos da Opet INspira

Para acessar os materiais didáticos, conteúdos pedagógicos, instrumentos de inclusão, vídeos, áudios, banco de imagens e PDFs com diretrizes para usar a plataforma, tanto estudante quanto educador devem usar os dados de usuário (login) e senha individual. Esses dados são de acesso exclusivo das escolas conveniadas à plataforma. Para maior segurança, a Opet INspira possui os Termos de Uso e as Políticas de Privacidade de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a LGPD n.º 13.709/2018. Ou seja: pode usar – o sistema é amigável, seguro e de alta qualidade!