Escrita manual: Um segredo cognitivo na ponta do lápis…e da caneta!

Ao longo de milhares de anos, a humanidade desenvolveu vários sistemas de escrita. Um conhecimento revolucionário, que nos distinguiu de qualquer outra espécie no planeta Terra. A escrita evoluiu e apoiou a ciência, que, por sua vez, desenvolveu tecnologias… que afetaram a própria escrita! Antes, usávamos gravetos, pincéis, lápis e canetas para escrever. Hoje, usamos cada vez mais a ponta dos dedos para teclar – esta é a nova forma de escrever! Tanto, que muita gente tem dificuldade de escrever usando uma caneta ou lápis.
Mas, não devemos “nos livrar” assim tão rápido da escrita tradicional – e, por um motivo muito simples: segundo os cientistas, ela é importante para o nosso próprio desenvolvimento cognitivo, ou seja, para o nosso conhecimento e para a nossa mente! Vamos saber mais a respeito?

Escrever e teclar na escola
O uso de tecnologias digitais traz muitos benefícios para educação. Além de torná-la mais inclusiva, também prepara o estudante para o mercado de trabalho e para os desafios de uma sociedade em constante transformação. Com o uso de tecnologias educacionais e a adoção de computadores e dispositivos diversos, tornou-se cada vez mais comum que os estudantes usem a digitação no lugar da escrita manual.
Mas, será que realmente essa substituição é saudável para o desenvolvimento cognitivo? Diante do uso crescente da tecnologia, será que ainda é necessário usar escrita manual com as crianças? Ela não é, enfim, muito “trabalhosa”?
Na verdade, a escrita manual é um investimento que vale a pena. Pesquisas sugerem que os benefícios da escrita são muitos, a começar pelo aprendizado e memorização de conteúdos, mas não se restringindo a isto.
Há estudos, por exemplo, que sugerem uma ligação entre as habilidades motoras finas exigidas na escrita manual e o desenvolvimento de habilidades cognitivas que estabelecem as bases para o sucesso acadêmico posterior.

A escrita e sua contribuição para o aprendizado da leitura
Quando os estudantes escrevem, eles demonstram melhores habilidades de reconhecimento de letras, o que significa que aprendem a ler mais rápido. A escrita desempenha um papel crucial na formação das redes neurais que fundamentam o desenvolvimento de fortes habilidades de leitura.
Essas conexões cerebrais são feitas apenas quando as crianças estão envolvidas em atividades de escrita manual, não quando digitam as letras.
Portanto, substituir o ensino da escrita pela digitação nos primeiros anos escolares não é benéfico.

A escrita contribui para a retenção de informações
Quando as crianças aprendem a escrever à mão, elas não apenas aprendem a ler mais rapidamente, mas são mais capazes de gerar ideias e reter informações.
Apesar dos processos envolvidos na escrita manual serem fundamentais para o desenvolvimento intelectual saudável dos estudantes, isto não quer dizer que precisamos eliminar completamente a digitação. Pelo contrário: em alguns casos, ela é muito benéfica! A sabedoria está em saber distribuir!
Estudantes com dislexia, por exemplo, muitas vezes possuem dificuldades para escrever ou até mesmo para ler. Nesse caso, a digitação se torna um excelente recurso de inclusão.

Logo, quando falamos em tomar cuidado e não eliminar a escrita manual, estamos falando de mesclar as duas opções e não utilizar uma em detrimento da outra. É tudo uma questão de moderação e sabedoria!

Como estimular a escrita manual
Existem diversas atividades que podem contribuir para o uso e para a valorização da escrita manual. E elas não são nada complicadas. Elas incluem, por exemplo, a realização de redações escritas, diários pessoais, escrita de murais e mensagens. O essencial, aqui, é a intencionalidade do professor, que deve reforçar com seus alunos a importância cognitiva do escrever à mão. Quem não gostaria de fazer exercícios que fortalecem a inteligência?


A caligrafia também é uma excelente oportunidade para trabalhar os benefícios da escrita manual, além de ser uma atividade artística muito interessante para adotar em sala de aula.
Com os recursos adequados, é possível tornar a escrita ainda mais interessante para os estudantes. E você pode usar os recursos digitais para isso! Na plataforma educacional Opet INspira, por exemplo, é possível acessar atividades como roteiros de teatros, contação de histórias e várias outras no momento de estimular a escrita. Ou seja: utilizar uma vasta gama de recursos digitais para o desenvolvimento de uma escrita manual poderosa, que desenvolva e fortaleça o cérebro dos estudantes!