Entrega de materiais didáticos marca a ampliação da parceria entre a Editora Opet e o município de Sobral

A Secretaria Municipal de Educação de Sobral (CE) e a Editora Opet fizeram ontem, terça-feira (16), a entrega simbólica dos materiais didáticos aos estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. A entrega aconteceu na Escola Municipal Dinorah Thomás Ramos e teve a participação da prefeita em exercício, Christianne Coelho, do secretário municipal de Educação, Herbert Lima, do presidente do Grupo Educacional Opet, José Antônio Karam, e da superintendente da Editora Opet, Cristina Swiatovski.

A entrega dos materiais marca a ampliação do projeto-piloto desenvolvido em parceria pela Editora Opet com Sobral. No início do ano passado, quando o projeto foi iniciado, ele previa a cessão dos materiais didáticos, a implantação e a formação pedagógica dos professores da primeira etapa da Educação Infantil (Infantil Bebê). Ao todo, foram atendidas 730 crianças, que passaram a utilizar os materiais da “Coleção Primeira Infância +0”, produzidos pela Editora Opet.

O sucesso foi tão grande que, neste ano, a parceria foi ampliada para atender mais crianças da Educação Infantil e, também, todos os estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental. Eles vão utilizar os livros e materiais da Coleção “Caminhos e Vivências”, desenvolvidos pela Editora Opet, e seus professores terão formação pedagógica e assessoria da equipe Opet. Com a ampliação do projeto-piloto, 3.200 estudantes de Sobral serão beneficiados.

Material estratégico – O secretário Herbert Lima destacou a importância de se contar com um material como o desenvolvido pela Editora Opet. “Ter o material do Programa Nacional do Livro e do Material Didático é importante, mas é necessário também ter um material diferenciado que tenha uma metodologia específica para a alfabetização e métodos diferentes para o contraturno”, observou.

Para a superintendente da Editora Opet, Cristina Swiatovski, a parceria com Sobral é estratégica. “Temos, em Sobral, um município que é modelo de qualidade em educação, um modelo para o país. Para a Opet, é importante participar desse trabalho. Com a parceria, contribuímos com nossos materiais e conhecimentos ao mesmo tempo em que aprendemos com os parceiros. É uma experiência enriquecedora!”. O presidente do Grupo Educacional Opet, professor José Antônio Karam, destacou o compromisso da sociedade de Sobral com a educação, que faz com que suas escolas municipais sejam as melhores do país.


A entrega aconteceu na Escola Municipal Dinorah Thomás Ramos e teve a participação da prefeita em exercício, Christianne Coelho, do secretário municipal de Educação, Herbert Lima, do presidente do Grupo Educacional Opet, José Antônio Karam, e da superintendente da Editora Opet, Cristina Swiatovski.

Em sala de aula – Tereza Mara é professora do Centro de Educação Infantil (CEI) José Lourenço, e utiliza os materiais da Editora Opet desde 2018. Ela está muito satisfeita com o trabalho. “É um material muito interessante, muito rico, muito ilustrado. As crianças se encantam só de ver e, nós, mais ainda”, conta. “Neste ano, vamos fazer ainda melhor com esse material!”

A diretora da Escola Municipal Dinorah Thomás Ramos, professora Maria Jailma Dilmas, acredita que o trabalho com os estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental, que começa agora, terá sucesso.  “Nós pudemos examinar os materiais e percebemos que ele é de excelente qualidade, e se integra às habilidades que estamos trabalhando em sala de aula. A expectativa dos professores é muito grande. Eles estão encantados e querem começar a usar!”, conta.

No próximo dia 29, os professores do segundo ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Sobral participam da primeira formação pedagógica, de implantação, para a utilização dos materiais da Editora Opet.

(*) – Com informações da Assessoria de Comunicação de Sobral.