English Party for Teens: a nova coleção de Língua Inglesa da Editora Opet!

Good News! A Editora Opet está iniciando o ano letivo de 2021 com uma grande novidade no ensino de Língua Inglesa: a coleção English Party for Teens, desenvolvida para os estudantes e os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). A Coleção completa as propostas adicionais de Língua Inglesa da Editora para a Educação Básica, somando-se às coleções English Party (para crianças de 3 a 5 anos) e Joy!, para os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

A editora Gabrielle Caroccia coordenou o projeto de desenvolvimento da Coleção English Party for Teens. Ao longo de dez meses, ela “mergulhou” no projeto para produzir livros que oferecessem uma proposta de vanguarda no ensino de Língua Inglesa. Dentre as principais características da Coleção, ela destaca o diálogo estreito entre os livros impressos e as ferramentas digitais da plataforma educacional Opet INspira.

“Essa integração é extremamente importante e auxilia muito em relação à usabilidade e à prática da língua inglesa no cotidiano”, analisa Gabrielle. “Os arquivos de áudio, vídeos, jogos e quizzes estão interligados aos temas desenvolvidos em cada unidade. Por meio das videoaulas da plataforma, por exemplo, o aluno tem o conhecimento fixado e, na maioria das vezes, ampliado, porque há uma contextualização do conteúdo aprendido na prática.”

Gabrielle Caroccia: integração entre materiais físicos e ferramentas digitais expande as possibilidades de trabalho da Coleção.

No caso das faixas de áudio, que também são integrantes do livro didático, elas permitem aos estudantes exercitar a escuta e a fala do inglês, o que fortalece e refina o aprendizado. Todos esses recursos, observa Gabrielle, também reforçam as possibilidades de trabalho do professor, que pode propor aulas mais ricas e significativas. Os recursos aos docentes, aliás, abrangem as orientações metodológicas presentes nos próprios livros do professor, assim como sugestões de trabalho em sala de aula presentes em vídeos e planos de aula em formato PowerPoint.

“Com todos esses recursos e encantos, o professor vai acabar se inspirando e soltando ainda mais sua criatividade durante o processo de planejamento e realização de suas aulas”, diz Gabrielle. “Acredito que a missão da plataforma é justamente esta: INspirar professores e alunos para, assim, enriquecer ainda mais a recepção e a produção de conhecimentos – em especial aqueles relacionados à Língua Inglesa!”

O projeto gráfico foi cuidadosamente planejado para engajar os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Lúdica e intercultural – Em termos metodológicos, a Coleção parte da percepção da dinâmica do idioma, que pode e deve ser trabalhada por meio de jogos e atividades lúdicas. O objetivo é fazer com que os estudantes assumam protagonismo, expressando-se com naturalidade, criatividade e sem receio de se comunicar. Além disso, a Coleção também trabalha com a interculturalidade, propondo ao estudante uma reflexão sobre a própria cultura e sobre a cultura do outro, o que leva à compreensão de um dos grandes desafios da nossa época, o da aceitação e valorização da diversidade linguística e cultural.

Por dentro da Coleção – A Coleção English Party for Teens é formada por quatro livros anuais do estudante organizados em oito unidades temáticas cada (quatro bimestres letivos), cujos conteúdos estão alinhados às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às competências específicas de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental – Anos Finais.

Os livros do professor (quatro volumes anuais) trazem os fundamentos e referenciais teóricos que nortearam a elaboração dos conteúdos da Coleção, os objetivos das unidades e as orientações metodológicas organizadas ao longo das páginas correspondentes às do livro do aluno. Além desses itens, na plataforma educacional Opet INspira o docente tem disponível o mapeamento dos conteúdos de acordo com a BNCC para cada livro.

Os conteúdos digitais associados à Coleção estão na plataforma educacional Opet INspira e podem ser acessados com login e senha do aluno ou professor. São arquivos de áudio (que podem ser ouvidos online ou baixados em tablets, celulares e computadores), videoaulas em diferentes formatos e quizzes – jogos de perguntas e respostas, com placar de desempenho do estudante.

Os quizzes de Língua Inglesa da plataforma educacional Opet INspira fornecem uma análise dos resultados do estudante.