Em primeira mão: as novidades editoriais Opet para 2020

Fazendo uso de uma licença quase poética, é possível afirmar que o Editorial da Editora Opet vive três momentos ao mesmo tempo. O primeiro é o da atualização das coleções e ferramentas que colocamos à disposição dos professores, gestores e famílias parceiras Opet. O segundo diz respeito ao desenvolvimento de novos materiais que atendam a dinâmica do mercado educacional. E o terceiro é o de olhar para um futuro próximo a partir de um trabalho de inteligência de mercado que nos antecipe às demandas.

“Estamos trabalhando em um ritmo acelerado para responder todas essas questões”, explica Eloiza Jaguelte Silva, gerente editorial. Ela destaca, nesse processo, o desenvolvimento dos novos materiais. Atualmente, são várias as frentes de trabalho, que envolvem os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, a Educação Infantil, a Gestão da Educação com foco na Avaliação e as ferramentas educacionais digitais. A seguir, vamos destacar cada um desses novos produtos.

Educação Infantil

Nova Coleção: “TRAÇOS, LETRAS E BRINCADEIRAS”

Atendendo à demanda de parceiros que utilizam as coleções de Educação Infantil por materiais complementares de caligrafia – que promovem a motricidade fina e o desenvolvimento cerebral das crianças –, em 2020 a Editora Opet vai lançar o livro “Traços, letras e brincadeiras”.

“Esse material foi elaborado considerando que o trabalho com a leitura e a escrita na Educação Infantil deve promover situações significativas de imersão na cultura letrada”, explica Eloiza. Para isso, as atividades que exercitam a habilidade manual e as que apresentam as letras do alfabeto têm como ponto de partida textos da cultura popular, como parlendas, quadrinhas, trava-línguas, adivinhas e cantigas, proporcionando um contexto lúdico e significativo para a participação da criança. “A cada página, o material traz uma nova atividade, um novo desafio e uma nova aprendizagem”, observa.

Novas bolsas para os materiais da Educação Infantil – Coleções “Entrelinhas para Você” e “English Party”

Quem utiliza materiais didáticos sabe o valor de uma bolsa de qualidade, que seja ao mesmo tempo prática e capaz de proteger os livros. Pensando nisso, a equipe editorial idealizou as novas bolsas dos materiais das duas coleções. Elas são produzidas com material leve e resistente, de cor vibrante e que possibilita a identificação de cada material da coleção. “É um produto sempre esperado pelos alunos e professores!”, diz Eloiza.

Ensino Fundamental – Livro do Professor da Coleção Cidadania – Anos Iniciais e Anos Finais

Para o ano letivo de 2020, os professores terão em mãos o Material do Professor da Coleção Cidadania para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais com nova formatação e soluções estratégicas para facilitar e dinamizar o trabalho do dia a dia.

“Com a nova estruturação do material, atendemos a uma demanda dos professores de ter em mãos, já no início do ano, todos os bimestres, tornando o trabalho de planejamento anual mais assertivo e eficiente”, explica Eloiza. “É, sem dúvida, um aprimoramento do material impresso que deve atender às expectativas dos professores e do mercado.” Como o material foi estruturado:

  • Para os Anos Iniciais:
  • Livros anuais no formato horizontal.
  • Fundamentação geral da coleção e específica de cada componente curricular.
  • Quadro com estrutura geral da coleção.
  • Quadro com os objetos de conhecimento (BNCC).
  • Orientações didáticas com as possibilidades de trabalho.
  • Referencial teórico.
  • Miniaturas das páginas do livro do aluno com orientações página a página e gabarito de respostas.
  • Para os Anos Finais:
  • Livros anuais por componente curricular.
  • Fundamentação geral da coleção e específica de cada componente curricular.
  • Quadro com estrutura geral da coleção.
  • Quadro com os objetos de conhecimento (BNCC).
  • Mapeamento da BNCC.
  • Livro do aluno com orientações página a página e gabarito de respostas.
  • Referencial teórico.

PROGRAMA inDICA

“A Editora Opet desenvolveu o Programa de Gestão da Educação – inDICA para avaliar os alunos de 5.º e 9.º anos do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática”, explica Eloiza. O objetivo é diagnosticar se os alunos desenvolveram as habilidades esperadas para cada componente curricular: na totalidade, parcialmente ou não desenvolveram. A avaliação externa oferece informações necessárias para auxiliar a equipe da escola na definição de um projeto de intervenção pedagógica para elevar os níveis de desempenho dos alunos. Com esse programa, a escola pode otimizar o esforço de ensino com estratégias direcionadas para cada aluno e nível de aprendizagem.

Ferramentas digitais

A Editora Opet já conta com uma plataforma digital – Opet Virtual –, que está sendo aprimorada para atender as demandas dos parceiros educacionais. A Editora, aliás, iniciou um processo de fortalecimento de sua equipe e de suas ferramentas digitais – a ideia é, em pouco tempo, colocar o nome Opet na vanguarda, com ferramentas e formas de interação digital inovadoras. “Estamos trabalhando com muito empenho nesse segmento para que, em breve, possamos oferecer soluções diferenciadas”, diz Eloiza. “É um processo de transformação do nosso próprio olhar, que, com certeza, trará frutos muito importantes para a educação.”