Educar para Competências e habilidades

“Competência”: eis aí uma palavra poderosa. Quando percebemos que alguém é competente ou quando sentimos que somos competentes para fazer alguma coisa, ficamos satisfeitos. E, quando percebemos a incompetência – a nossa ou a dos outros –, ficamos irritados ou assustados. E isso porque, em muitas situações, ter competência é vital.

Mas, se alguém pedisse para você definir “competência”, você saberia fazer isso?

 Fácil: em termos gerais, competência é a capacidade de fazer alguma coisa ou desempenhar plenamente uma função. É algo que se aprende, que é desenvolvido por meio de estudo e, principalmente, pela prática. E que, muitas vezes, precisa ser alimentado e atualizado.

A escola é um dos melhores ambientes para o desenvolvimento de competências. É lá que os estudantes vão conhecer, aprender, exercitar, errar e acertar, com apoio dos professores. É lá que eles terão suas competências avaliadas em um ambiente seguro e especialmente estabelecido para isto. E é lá, também, que elas serão associadas às habilidades.

A BNCC e as Competências

Publicada em 1997, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) colocou as competências “no mapa”, fazendo com que elas assumissem sua merecida importância no contexto da educação. Esse documento, que possui um caráter normativo e estruturante, passou a focar uma aprendizagem menos “conteudista” e mais focada na formação das crianças e adolescentes para os contextos da vida em sociedade.

Então, confira as possibilidades de um ensino por competências aliado ainda ao desenvolvimento de habilidades. Antes de adentrar na aplicação desse modelo de ensino, porém, é preciso avançar nos conceitos de competências e habilidades. Então, vamos lá!

 O que são competências?

Ao procurarmos o termo competência no Dicionário Aurélio, vamos nos deparar com três definições:

  • Faculdade concedida por lei a um funcionário, juiz ou tribunal para apreciar e julgar certos pleitos ou questões.
  • Qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa; capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade.
  • Oposição, conflito, luta.

 

Quando falamos sobre competência no contexto escolar, bem como no da BNCC, o nosso foco deve ser a seguinte definição:

Competência no contexto escolar: qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa; capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade.

Então, fica claro que educar por competências significa ir além da transmissão de conhecimentos acumulados – é, principalmente, conectar estes conhecimentos à razão e ao fazer.

 A importância de desenvolver competências

Quando falamos em desenvolver competências, a ideia é garantir que o estudante seja capaz de utilizar os conhecimentos para resolver problemas. É isso que o torna capaz de atuar em sociedade.

Não podemos nos ater à educação por competências no sentido profissional. É claro que esse setor da vida é essencial. Em um cenário em que, devido ao rápido avanço tecnológico, as coisas mudam rapidamente, ensinar competências relacionadas a eventos que vão enfrentar na carreira é primordial.

Desenvolvimento de competências: um modo de educar para a vida

Porém, a educação baseada em competências vai mais longe: ela tem a ver com ajudar o estudante a desenvolver habilidades que o tornem capaz de conduzir todas as áreas de sua vida com sucesso.

Afinal, nossos relacionamentos pessoais, nossa capacidade de gerenciar emoções e projetos de estudo, por exemplo, estão tão ligados às competências que desenvolvemos como às nossas possibilidades profissionais.

Há pouco, falamos sobre as habilidades. E, aqui, entra outro elemento importante da educação por competências. Podemos dizer que o ato de tornar o indivíduo capaz de “apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa” está fundamentado no desenvolvimento de habilidades.

Podemos dizer, então, que essa é uma maneira de educar para a vida.

Então não há educação por competências sem educação focada no desenvolvimento de habilidades.

Para ficar mais claro a relação entre os termos, vamos ao conceito de habilidades. 

O que são habilidades e como elas se relaciona com as competências?

Competência significa desenvolver no estudante a capacidade de saber que sabe e, sabendo disso, saber ainda utilizar seus conhecimentos aliados aos recursos e ferramentas disponíveis para solucionar qualquer questão que lhe vier à mão.

Já as habilidades são tudo aquilo que um indivíduo sabe fazer. Se sabemos ler e escrever, podemos dizer que temos habilidades de linguagem. Nós, educadores, temos ainda a habilidade de ensinar, sabemos como funciona o cérebro humano e, com base nisto, criamos estratégias para facilitar ao estudante a compreensão do conteúdo.

Mas, para aplicar essa habilidade, é preciso desenvolvermos outras e outras, como manusear ferramentas, utilizar aplicativos, etc.

Adquirimos uma habilidade à medida que dominamos um processo. Então, esse termo se refere à aplicação prática de algo que sabemos fazer. Por fim, a competência vem quando essas habilidades são utilizadas e unificadas em prol de uma situação que precisa ser alterada.

 Ensino por competências a partir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC

Você se lembra que falamos sobre a BNCC ajudar os educadores no processo de educar com foco em desenvolver nos discentes as competências?

Pois bem, esse documento, que estabelece os tipos de aprendizagens que devem ser ensinadas e em qual fase do ensino fazer isso, define que competências, no âmbito educacional, são a:

Capacidade de mobilizar habilidades, atitudes, recursos, valores e conhecimentos para solucionar problemas e diversas outras demandas da vida cotidiana e, futuramente, do trabalho.

E informa que as 10 competências gerais para serem trabalhadas na escolha e que precisam ser desenvolvidas nos estudantes da educação básica são:

  1. Conhecimento
  2. Pensamento científico, crítico e criativo.
  3. Repertório cultural.
  4. Comunicação.
  5. Cultura digital.
  6. Trabalho e projeto de vida.
  7. Argumentação.
  8. Autoconhecimento e autocuidado.
  9. Empatia e cooperação.
  10. Responsabilidade e cidadania.

Esses 10 elementos citados pela BNCC podem ser resumidos na definição que citamos acima: “Qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa; capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade”.

Acontece que essa frase precisou ser destrinchada em 10 elementos para que as competências pudessem ser trabalhadas em níveis. Todas são trabalhadas em todas as etapas, mas em níveis de compreensão distintos.

 Competências e Ensino Médio

Além das competências gerais, existem também as competências específicas de cada área de conhecimento. No Ensino Médio, a área de Linguagem e suas Tecnologias demanda, por exemplo, o desenvolvimento de uma competência específica.

Veja a seguir o que diz a BNCC sobre isso:

Compreender as línguas como fenômeno geopolítico, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza”.

Perceba que não basta desenvolver uma habilidade em linguagem. É preciso que, ao saber sobre os processos de linguagem, o estudante saiba compreendê-los dentro de um contexto geopolítico, histórico, cultural, social, etc.

É essa competência que o tornará apto para aplicar suas habilidades de linguagem em função de uma alteração de contexto, de resolução de problemas.

 Ensino Médio: fase de consolidação e preparo

O desenvolvimento de competências é especialmente importante no Ensino Médio, pois é nele que se concretizam todas as demais competências trabalhadas até esta etapa da Educação Básica.

Mas, mais do que isso, sendo essa a última etapa escolar, trata-se também de um momento em que, de fato, o estudante está indo para esse mundo que falamos durante o artigo. Um mundo em constante mudança, onde todas as suas relações pessoais, acadêmicas ou de trabalho dependem das competências desenvolvidas até então.

 A BNCC, o novo Ensino Médio e as Competências

A BNCC indica as competências importantes para cada área do ensino. As competências são gerais, aquelas comuns a todas as fases, e específicas, voltadas ao Ensino Médio.

As competências específicas para o Ensino Médio referem-se às 4 áreas da BNCC. São elas:

  • Linguagens e suas Tecnologias.
  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

 

Mas, a coisa não fica por aí. As competências no Ensino Médio também precisam abarcar elementos como:

  • Protagonismo do estudante.
  • Mundo do trabalho.

Ou seja, elas também ajudam o discente em relação aos acontecimentos do presente, às situações que estão acontecendo no “agora”, como o vestibular e o ENEM, eventos que costumam tirar o sono de muitos jovens.

Percebe como o desenvolvimento dessas competências no Ensino Médio possui uma natureza distinta das demais fases?

 Desenvolvimento de competências e Educação Ativa: entenda a relação

Fato é que, seja no Ensino Médio, seja no Fundamental I ou II, o ensino orientado a competências convida o estudante a deixar sua posição passiva nas aulas e adotar uma postura ativa.

E, nisso, temos contribuído bastante. Nossos materiais e recursos são construídos para ajudar os educadores na elaboração de aulas em que se utilizam as metodologias ativas.

Tais métodos envolvem desenvolvimento de projetos, pesquisas, uso de tecnologias e aplicativos. Além disso, nossos livros didáticos e paradidáticos estão repletos de sugestões de atividades que seguem a mesma linha: deixar o discente ser protagonista do próprio aprendizado.

 Opet INspira: conheça nosso acervo de recursos educacionais digitais para um ensino orientado a competências

Na plataforma educacional Opet Inspira, os educadores encontram um acervo de conteúdos para criar suas aulas. Entre as ferramentas disponibilizadas estão:

  • Material didático.
  • Objetos educacionais digitais como vídeos, áudios e apresentações.
  •  
  • Banco de imagens.
  • Histórias infantis.

Tais ferramentas são fundamentais para que os estudantes utilizem suas habilidades a fim de resolver problemas e, consequentemente, desenvolver as competências que citamos acima e que a BNCC tanto valoriza.

 Recursos para professores que querem ajudar os estudantes no desenvolvimento de competências:

A Opet INspira, plataforma de recursos educacionais, disponibiliza aos professores recursos como:

  • Ferramentas para aulas inclusivas, como teclas de navegação, leitor de página, funções para alterar o tamanho do texto e do cursor, espaçamento de texto, contraste, entre outros.
  • Conteúdos que auxiliam no desenvolvimento de avaliações, sequências didáticas, trilhas de aprendizagem e roteiros de estudos.
  • Tutoriais em formato de vídeo e PDF.

A Opet INspira está em constante atualização para garantir que o docente cumpra seu compromisso com a aprendizagem ativa, um ensino capaz de desenvolver nos estudantes as competências necessárias para todos os aspectos de sua vida.