Educação Socioemocional e Tecnologia: os novos livros das coleções para familiares da Editora Opet

A Editora Opet está iniciando 2021 com uma excelente notícia: estamos lançando novos livros das coleções “Família Presente”, para familiares de estudantes da Educação Infantil, e da “Família & Escola”, voltada aos familiares de estudantes do Ensino Fundamental. Os livros são de autoria da professora Oralda Adur de Souza, que alia pesquisas e vivências sobre a relação família e escola. Ela é doutora em Educação pela UFPR, com estágio de pós-doutoramento no tema “Família na Sociedade Contemporânea”.

“A Editora oferece três coleções destinadas aos familiares: ‘Família Presente’, ‘Família & Escola’ e ‘Encontro com Familiares’. Os livros dessas coleções precisam ser revistos e atualizados constantemente, em função das inovações e das demandas que são próprias da sociedade e da educação”, explica Oralda.

Os novos volumes, conta ela, trazem informações e reflexões relacionadas ao momento que estamos vivendo. “Esse momento nos fez rever vários aspectos da convivência humana. Diante de uma situação de pandemia, tivemos que mudar hábitos, comportamentos, e vivenciar alguns valores humanos que talvez estivessem um pouco esquecidos. Foi e está sendo preciso exercitar muito a empatia, a resiliência, e aprender a lidar melhor com as nossas emoções”, avalia Oralda.

O momento também impôs a familiares, professores e estudantes a necessidade de aprender a lidar com as novas tecnologias digitais para seguir trabalhando e estudando de forma remota. “Com o distanciamento social, familiares e professores perceberam o quanto essas tecnologias podem e devem ser utilizadas a favor da aprendizagem de crianças e adolescentes. E os novos livros das coleções dos familiares abordam esses aspectos”, conta Oralda.

Resiliência – Ao analisar os últimos meses a partir de uma perspectiva da educação, ela observa, em primeiro lugar, a enorme capacidade que as pessoas têm de se adaptar às novas situações para superar desafios. “Em se tratando do processo de escolaridade das crianças, em tempos de distanciamento social, os familiares passaram a acompanhar de perto a aprendizagem dos filhos e filhas nas suas casas. Os professores, por sua vez, foram em busca de novas formas de levar até os estudantes as suas propostas de trabalho didático. Com isso, foi possível perceber a importância do trabalho coparticipativo entre esses dois contextos de convivência humana.”

Oralda Adur de Souza: pandemia forçou a sociedade a repensar hábitos e comportamentos, com reflexos importantes sobre a relação entre a família, a escola e a educação.

Algo que, observa Orada, só foi possível graças à união de esforços entre família e escola – um elemento que é central na proposta pedagógica da Editora Opet, com os selos educacionais Sefe (área pública) e Opet Soluções Educacionais (área privada). “Talvez a constatação que vai ficar é a de que, em qualquer situação, quando escola e família atuam juntas, o resultado pode ser melhor para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.”

Autonomia – Vários relatos mostram que, com a parceria entre família e escola, as crianças se mostram mais autônomas e seguras, mesmo em um momento tão complexo como o que estamos vivendo. “Quando a pandemia acabar, esse processo colaborativo que se fortaleceu neste momento tão difícil para os seres humanos pode continuar ocorrendo de forma presencial, com mais naturalidade, já que o sucesso dos filhos/estudantes é o que todos almejam”, observa Oralda. E a Editora Opet estará com as famílias e a escola nesse processo, trazendo reflexões, livros e formações para o melhor desenvolvimento da educação.