Educação para todos no DIA DA EDUCAÇÃO

Educar é, por princípio, transmitir os conhecimentos acumulados pela humanidade ao longo da história. Esse “transmitir”, porém, vai muito além de uma simples entrega. A verdadeira educação abrange vários elementos, como o cultivo da empatia, do espírito crítico, do olhar complexo para o mundo e da capacidade de se surpreender. Educar é ensinar protagonismo e valores. É estimular a curiosidade, a descoberta e a ação.

A educação, enfim, é a base da sociedade. A partir dela é que se forma cidadãos socialmente ativos, capazes de analisar, compreender e intervir no meio em que vivem.

Educação dentro e fora da escola

O termo educação é constantemente associado ao espaço escolar. De fato, educar passa pelos limites físicos da instituição. Porém, também se estende para além deles. A família, por exemplo, possui um papel crucial na educação das crianças e dos adolescentes. Junto com a escola, ela contribui diretamente para o desenvolvimento adequado dos estudantes. Essa é uma parceria incrivelmente importante, que a Editora Opet faz questão de estimular em seu trabalho com municípios e escolas.

Todos devem compreender o papel da educação na sociedade

A importância do papel da educação deve ser clara para toda a sociedade e não apenas para quem trabalha diretamente com ela. Ao perceber e valorizar a educação, as pessoas aprendem a lutar por ela, a promovê-la, a cobrar qualidade e investimentos públicos.

A partir da educação, a ciência evolui, mas evoluem também os valores de cada pessoa. É possível, a partir do ensino, promover liberdade, autonomia e inclusão.

A educação também é um caminho para o desenvolvimento econômico e social, na medida em que agrega valor ao trabalho e ao que é produzido.

Porém, para que a sociedade olhe para a educação e entenda sua importância – e para que atue de modo a garantir educação de qualidade para todos –, é importante conscientizá-la. Por isso foi criado o Dia da Educação.

Dia da Educação

O Dia da Educação foi criado no ano 2000, após o Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, Senegal. Na ocasião, 164 países – entre eles, o Brasil – se comprometeram em levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo. A data é comemorada no dia 28 de abril e tem como objetivo mostrar às pessoas a importância de se valorizar a educação como caminho para um mundo melhor.

Como conscientizar a sociedade sobre o ato de educar

Para promover essa reflexão, as instituições de ensino podem organizar atividades e ações que mostrem à comunidade como os valores educacionais colaboram para a formação da criança e do adolescente e, consequentemente, de um país melhor. O Dia da Educação também busca mostrar que as ações educativas não devem estar restritas ao ensino formal, podendo – e devendo – ser praticadas nos espaços familiares e sociais. A educação é formada por muitos saberes!

Educação e transformações sociais

Nessa data podemos refletir, ainda, sobre as mudanças educacionais dos últimos anos. Desde os anos 2000, quando ela foi estabelecida, houve uma grande transformação na educação escolar, baseada sobretudo nas novas mídias e na difusão cada vez maior da internet e de seus recursos.

Benefícios da tecnologia para a educação

Os meios digitais trouxeram inúmeras possibilidades para o trabalho dos professores. Apenas em relação aos conteúdos, por exemplo, houve um avanço extraordinário, com a chegada de livros digitais, animações, trilhas de aprendizagem, arquivos sonoros, podcasts, jogos e simuladores. Eles fortalecem o engajamento e o protagonismo do estudante.

Esses recursos estimulam a criatividade, a imaginação e a vontade de aprender. Esse cenário contribui ainda mais para o ato de educar, uma vez que trabalhar boas emoções no processo de aprendizagem garante maior retenção do conteúdo.

Educar é encontrar formas de incluir e respeitar a individualidade

Sendo a educação um instrumento para formação do indivíduo, ela deve estar diretamente ligada à inclusão. É preciso incluir de modo que, independentemente de qualquer transtorno ou deficiência, a criança encontre um jeito próprio de superar seus obstáculos e participar ativamente da vida em sociedade. Isso traduz perfeitamente o significado de educar.

Nesse contexto, os recursos digitais educacionais também colaboram de forma significativa, pois permitem a elaboração de conteúdos totalmente adaptados às necessidades específicas de cada educando.

A Editora Opet e o momento da educação

Há décadas, a Editora Opet trabalha para oferecer materiais didáticos, formações pedagógicas, acompanhamento técnico e avaliações da mais alta qualidade. No campo das tecnologias educacionais, vem avançando muito rápido para oferecer os melhores recursos. Sua plataforma educacional, a Opet INspira, já é uma das melhores do Brasil. Ela se conecta aos nossos materiais didáticos e à nossa proposta de trabalho, oferecendo conteúdos educacionais exclusivos e ferramentas que potencializam a educação remota, híbrida e presencial.

Além disso, está conectada aos recursos Google Workspace for Education. A Editora Opet é, hoje, uma das principais parceiras do Google no Brasil no segmento educacional! Seus recursos abrangem desde as coleções didáticas até simuladores e jogos educativos, passando por trilhas educativas, quizzes e mecanismos de busca inteligente. Você precisa conhecer!

Educação para todos no dia 28 de abril

Os recursos Opet INspira também permitem um alto grau de inclusão. Há, por exemplo, funções personalizadas para estudantes que utilizam a língua de sinais ou precisam de áudio. Dentre os recursos, podemos citar ainda teclas de navegação, leitor de página, tamanho de texto e do cursor, espaçamento de texto e contraste.

A plataforma educacional Opet INspira foi pensada para uma educação atual, significativa e que respeita a individualidade, reforçando assim, nosso compromisso com os princípios de educar. Nós somos a Editora Opet!