Educação Digital: colaboradores da Editora avançam nas certificações “Google for Education”

Desde antes da pandemia, a Editora Opet trabalha para oferecer ferramentas digitais que garantam apoio a uma educação da mais alta qualidade. Desenvolvemos a Plataforma INspira, que se conecta às nossas coleções e traz sequências didáticas, conteúdos complementares multimídia, jogos e avaliações. E, desde março, somos parceiros Google para a oferta, aos nossos clientes públicos e privados, dos recursos do Google for Education. Hoje, as ferramentas Google são utilizadas por 137 mil pessoas – entre professores, gestores, estudantes e famílias – parceiros da Editora Opet.

Como a experiência mostra, porém, não basta apenas adquirir ferramentas. É preciso saber utilizá-las e saber instruir as pessoas para que as utilizem e aproveitem ao máximo. E, é claro, manter nossa própria equipe atualizada – até mesmo porque, tanto no caso da Plataforma INspira quanto do Google for Education, as atualizações são permanentes.

Dentro dessa proposta, na última semana toda a equipe pedagógica da Editora Opet fez a prova para a certificação do nível 01 do Google – Certified Educator Level 01 –, com taxa de aprovação de 70%.

“Essa certificação oficial do Google é voltada a educadores que têm noções básicas do uso das ferramentas Google”, explica a gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto. Fazem parte do conjunto de conhecimentos o Google Drive, Sala de Aula, Meet, Youtube, Documentos, Apresentações, Planilhas, Formulários, Sites, Grupos e Agenda.

“Como nossa equipe já utiliza as ferramentas Google no trabalho formativo que fazemos com os conveniados, essa certificação foi uma forma de chancelar todo esse trabalho.” Para se preparar para o exame, em novembro a equipe fez um treinamento oferecido pela Nuvem Mestra, parceira da Editora na implantação das ferramentas.

Cliciane: certificação do Google é uma chancela para o trabalho realizado pelos assessores pedagógicos e supervisores da Editora Opet.

Cliciane observa as características da prova, que não é técnica, mas envolve uma proposta de repensar propostas para a sala de aula a partir das ferramentas digitais. “Não é, apenas, uma prova e uma certificação. É um processo que mostra e chancela um trabalho que já vem sendo desenvolvido, em termos práticos, desde o início de março.”

A avaliação também tem um caráter de reciclagem, especialmente porque as ferramentas Google estão em constante renovação. “As certificações do Google são válidas por três anos. Esse fato nos estimula a seguir estudando, algo que é fundamental para todo educador.”

Segundo Cliciane, a formação preparatória continua, com vistas à obtenção do nível 02 (Certified Educator Level 02) e da aprovação, no nível 01, dos candidatos que não tiveram sucesso na primeira prova. “A meta da empresa é ter 100% da equipe pedagógica certificada Google e estamos trabalhando para isto de forma permanente.”

O maior ganho, lembra ela, é o da própria educação. “Nossa equipe é formada por mediadores que têm um papel muito importante na difusão e no melhor aproveitamento dessas ferramentas. Ao obter essa certificação, eles têm um reconhecimento importante de suas habilidades e, ao mesmo tempo, levam aos nossos parceiros informações e conhecimentos atualizados.”

A própria Cliciane tem as certificações dos níveis 01 e 02, e vai seguir estudando para obter as quatro certificações do Google – Trainee (03) e Innovator (04). E o que ela aprendeu nesse processo de aquisição de conhecimentos? “Adquiri um olhar mais significativo para as tecnologias, pensando sempre em como facilitar o processo de ensino e aprendizagem em formato remoto.”

Cliciane destaca a importância do estímulo à reciclagem, uma vez que as certificações do Google são válidas apenas por um período de tempo. “É uma provocação para que o educador não fique parado, para que estude sempre. Essa atualização constante é uma meta que buscamos no pedagógico da Editora.”

Integração – Outro colaborador que conquistou o nível 02 de educador certificado Google é Luciano Rocha, coordenador de Tecnologias Educacionais da Editora e responsável pela materialização da Plataforma INspira. Sua meta, em relação às certificações, está na aquisição da excelência, dentro da meta de integração das duas plataformas (INspira e Google for Education) programada para 2021.

Luciano Rocha: certificação e aproximação das plataformas INspira e Google.

“Esses exames serviram para que eu pudesse explorar todo o potencial desses aplicativos nos diferentes cenários de aprendizagem apresentados. E, a partir daí, usar esse conhecimento para ajudar a equipe a desenvolver os recursos de integração entre os conteúdos e objetos digitais da Plataforma Educacional Inspira e as ferramentas do Google. A ideia é oferecer uma experiência ainda mais rica e intuitiva ao nossos parceiros.”