Editora Opet homenageia rede municipal de ensino de Paranaguá

A Editora Opet homenageou na última semana a rede municipal de ensino de Paranaguá pelos excelentes resultados obtidos na educação, especialmente em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, que registrou um aumento de 13,2% entre 2017 e 2019 para a quarta série/quinto ano. A homenagem – uma placa alusiva aos bons resultados – foi entregue à secretária municipal de Educação, professora Tenile Xavier, pelo gerente comercial da Editora para a área pública, Roberto Costacurta.

“Para a Editora Opet, é uma alegria entregar essa placa de reconhecimento. A secretária Tenile está de parabéns pelo excepcional trabalho que vem realizando em Paranaguá com o apoio de sua equipe de gestão e dos professores. Como parceiros de Paranaguá na educação, ficamos honrados de participar desse crescimento”, diz Roberto Costacurta.

Homenagem destacou os avanços de Paranaguá na educação municipal, em especial no IDEB. Foto: Divulgação.

Paranaguá e a Editora Opet são parceiros com os materiais didáticos, assessoria e ferramentas pedagógicas do selo Sefe – Sistema Educacional Família e Escola. Em 2020, além do excepcional resultado no IDEB, Paranaguá também se destacou na décima edição do Prêmio Ação Destaque, que reúne projetos desenvolvidos por parceiros da Editora Opet em todo o país. A professora Débora Rederd França Vidal, da rede municipal de ensino, foi a terceira colocada na categoria 02 (Ensino Fundamental – Anos Iniciais), com o projeto “Minha família embarca comigo. Conhecendo e aprendendo a conservar”, que teve como foco a educação para o uso sustentável da água.

Professora Débora Rederd França, vencedora do 10º Prêmio Ação Destaque. Foto: Divulgação.

Receita de sucesso – A secretária Tenile Xavier agradeceu à Editora Opet pelo prêmio e fez questão de destacar os fatores que contribuíram para o sucesso de Paranaguá no IDEB. “Acredito que esse aumento significativo tem relação com investimento nas formações e troca de experiências promovidas pela Secretaria de Educação e pelas próprias instituições. Durante esse período, foram aproximadamente cinco mil horas de formação nas mais diversas áreas de atuação”, observou. Outro elemento essencial, segundo ela, foi o cuidado com as avaliações diagnósticas individualizadas, que permitiram atuar diretamente com os estudantes para melhorar o aprendizado.

Tenile também faz questão de ressaltar o trabalho e a dedicação de sua equipe e de todos os professores, que traz um bom prognóstico para o futuro. “Nessa perspectiva, aproveitamento que tivemos no IDEB de 2019 tende a ser sustentável e acreditamos que seguiremos avançando.”

A secretária também destaca a importância da parceria com a Editora Opet. “A Opet tem sido uma parceira importante em nosso município com as formações e assessoria pedagógica. Todo o acompanhamento e devolutivas que nos trazem são de grande valia em todo o processo. O trabalho desenvolvido pela equipe da Editora vem ao encontro dos nossos anseios e necessidades e, assim, são de grande importância para o nosso avanço.”

Tenile Xavier: “A Opet tem sido uma parceira importante em nosso município com as formações e assessoria pedagógica.”

Superação – Tenile assumiu a chefia da Secretaria Municipal de Educação em abril deste ano, no lugar da professora Vandecy Dutra. “Eu já fazia parte da equipe da professora Vandecy. Assim, demos continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado. Temos uma equipe comprometida, que desde 2017 desenvolve um excelente trabalho”, observa.

Em nove meses de atuação, a educação pública foi desafiada pela pandemia, que implicou uma grande transformação na forma de ensinar e nas aulas. “O ensino remoto e as atividades não presenciais têm sido um grande desafio. Nossos profissionais têm se reinventado e superado as expectativas. O ano de 2020 será lembrado como o ano da superação.”