“Diálogos Pedagógicos 2019”: sucesso com as escolas privadas do RN

Para a Editora Opet, é fundamental debater temas ligados à escola. Aproximar pessoas, dialogar e trazer informações que permitam avançar cada vez mais na direção de uma educação humana, cidadã e transformadora. Foi com essa perspectiva que, no último sábado (06) realizamos em Natal a edição de 2019 dos “Diálogos Pedagógicos”, que reuniu cerca de 160 participantes. Em sua maioria, mantenedores, gestores e professores de escolas privadas que utilizam os materiais e ferramentas pedagógicas Opet Soluções Educacionais no Estado do Rio Grande do Norte.

Ao longo de toda a manhã, os participantes puderam debater dois temas importantes da educação brasileira. O primeiro foi a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as competências do professor, apresentado pela professora, pedagoga e psicopedagoga Rúbia Cristina dos Santos, supervisora pedagógica da Editora Opet. E o segundo foi a Inteligência Socioemocional em uma perspectiva da escola, trazido pelo professor Julio César Luchmann, mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Conhecimento que agrega – Janaína Ferreira de Oliveira é mantenedora da escola Cardoso Júnior, de Natal. Segundo ela, eventos como os “Diálogos Pedagógicos” agregam bastante ao trabalho dos educadores. “Estamos aqui ganhando e multiplicando conhecimentos. Isso nos motiva muito!”, observa. Ela, que é parceira da Editora Opet há pouco mais de um ano, destaca o valor do trabalho realizado até agora. “A parceria com a Editora Opet é muito proveitosa. Temos respaldo em nossas questões e um apoio importante da assessoria pedagógica.”

Para Maria Cláudia da Silva, coordenadora e orientadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Prince, também de Natal, os “Diálogos” trazem algo diferente ao trabalho pedagógico – uma perspectiva mais ampla. “Ao reunir educadores de várias instituições, com suas questões e olhares, esse encontro fortaleceu o processo educacional. Isso é muito importante.”

Edilma da Silva Cortez, do Centro Integrado de Vivências Educacionais (CIVE), parceiro no município de Currais Novos, ressaltou a importância do tema do encontro deste ano. “A reflexão sobre a BNCC e as competências que devem ser desenvolvidas com o estudante é essencial. Temos focado muito essas habilidades em nossa escola.” Ela também destacou a importância da parceria com a Editora Opet, iniciada em 2017. “A filosofia da Editora Opet é muito próxima à filosofia da nossa escola, de experimentar e vivenciar os conhecimentos. Isso fortalece muito o trabalho pedagógico.”

Um diálogo especial – A supervisora pedagógica da Editora Opet no Rio Grande do Norte, Janaína Bezerra, destaca o valor dos Diálogos Pedagógicos na parceria com as escolas. “É um momento coletivo de diálogo e trocas com os mantenedores. Esse trabalho, aliás, é diferente do trabalho formativo e de assessoria que realizamos com cada escola ao longo ano. Ficamos muito felizes em observar que os participantes gostaram. Eles saíram satisfeitos!”, observa.