Com apoio da Editora Opet, Cotia faz a primeira entrega de materiais em braile

Para quem faz da educação um caminho, não há desafios que não possam ser vencidos. E para nós, da Editora Opet, é uma honra e uma alegria fazer parte dessa superação – e desse movimento de inclusão. Há alguns dias, a Secretaria Municipal de Educação de Cotia, parceira da Editora Opet no Estado de São Paulo, fez a entrega dos materiais Sefe em braile para a professora Benedita Aparecida dos Santos, da Escola Municipal Samuel da Silva Filho. Há dez anos ela dá aulas de Língua Portuguesa para os estudantes do Ensino Fundamental II e, além dos livros, recebeu os conteúdos digitais para o trabalho remoto. Foi a primeira vez que uma docente da rede municipal de Cotia recebeu materiais desse tipo.

“É a primeira vez na rede, e não só em Cotia, porque também lecionei na rede do Estado, que posso dizer que tenho o meu material em braile. Isso faz toda a diferença, não tenho palavras para descrever a emoção”, disse Benedita. “Isso mostra preocupação não só comigo, mas com os alunos, pois quando melhora as minhas condições de trabalho, melhora a qualidade educacional. É um passo enorme que a Educação de Cotia está dando.” Com os materiais, a professora pôde deixar, por exemplo, o enorme trabalho de memorização dos conteúdos ministrados em aula, ou sua transcrição para o braile em um reglete (instrumento para impressão em braile).

O secretário municipal de Educação de Cotia, Luciano Corrêa, diz que a entrega do material é uma grande conquista para a rede municipal de ensino. “Poder proporcionar para a professora Benedita o material apropriado significa não só assumir o compromisso que temos com uma educação efetivamente inclusiva, mas, acima de tudo, oferecer a melhor condição para que a professora realize seu trabalho.”

O secretário destacou a apoio da Editora Opet à iniciativa. “Desde o início da nossa parceria, o relacionamento tem sido muito bom. Para o pedido do material em braile, não foi diferente. A Editora prontamente se comprometeu com a produção e entrega do material e, em alguns dias, a professora já estava com os livros em mãos.”

A gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto, explica que o trabalho segue de perto os parâmetros legais em relação à inclusão de estudantes e professores. “No contato com os municípios, nossos consultores pedagógicos fazem a sondagem inicial em relação às necessidades especiais. Assim que elas são identificadas, como no caso da professora Benedita, fazemos o encaminhamento para a nossa gerência editorial, que desenvolve os materiais sob medida. Nos casos em que não conseguimos atender com a produção dos materiais, fazemos formações pedagógicas voltadas especificamente ao atendimento especial.”

Uma parceria que instiga – O gerente comercial público da Editora Opet, Roberto Costacurta, destaca a importância da parceria com Cotia. “É um município situado em uma zona muito importante do Estado de São Paulo, a região metropolitana da capital, e que nunca havia adotado um sistema de ensino.  E que está muito envolvido com a melhoria da educação. Cotia nos instiga a avançar, e nós avançamos, especialmente com a participação das equipes pedagógica e editorial.”

Segundo Roberto, os gestores de Cotia têm uma visão muito apurada da educação. “Eles focam no projeto pedagógico e naquilo que nós, com nossa proposta, podemos fazer para que este projeto funcione, que promova uma educação verdadeira. Nós respeitamos muito isso. O mesmo respeito que temos com todos os nossos parceiros, independentemente do tamanho.”

[com informações da Secretaria Municipal de Comunicação de Cotia]