Uma proposta transformadora para a Educação Física

Nos últimos meses, a equipe editorial da Editora Opet dedicou atenção especial aos seus materiais de Educação Física voltados ao Ensino Fundamental. Eles foram ampliados, atualizados e integrados à Coleção Cidadania (dirigida à área pública) com uma proposta de valorização do componente curricular em todas as suas dimensões, em consonância com o que preceitua a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Uma proposta que reflete a perspectiva Opet de oferecer educação humana, cidadã, transformadora e inovadora.

Nos livros – escritos por Bruna Bardini dos Santos, Carmela Bardini e Mário Cerdeira Fidalgo, com edição de José Augusto Real Limeira –, professores e estudantes se relacionam com a Educação Física a partir de uma perspectiva rica e instigante. Com um olhar que valoriza as competências socioemocionais e as conexões da Educação Física com outros componentes curriculares e valores.

“Os autores foram muito sensíveis ao trabalhar com essas conexões”, observa o editor José Augusto. “As práticas da Educação Física – como esportes, jogos e brincadeiras – são lidas a partir da valorização da pessoa, do trabalho coletivo, da inclusão e da interculturalidade. Além disso, elas estabelecem conexões com outros componentes curriculares, como História e Ciências, o que fortalece todo o trabalho educacional.”

A COLEÇÃOA Coleção Cidadania – Educação Física foi dividida em nove volumes anuais, que contemplam o Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais. Cada volume é dividido em quatro unidades para o trabalho bimestral. Um material que é muito rico em termos de conteúdo, propostas de trabalho (que são detalhadas no Livro do Professor) e iconografia.

Livro do Professor – O material do professor apresenta Orientações Didáticas que auxiliam o docente no desenvolvimento das atividades propostas no livro do aluno. Elas ampliam as mediações do professor por meio de abordagens contextualizadas e sugestões de novas atividades, sinalizam possibilidades de reflexão acerca de temáticas abordadas em seções didáticas e oferecem conhecimentos complementares e sugestões de pesquisa para subsidiar as mediações do professor.