CHA: Conhecimento, Habilidade e Atitude na gestão educacional

“Parabéns, você é muito competente!” – Quem não gostaria de ouvir um elogio como esse? E ele só é tão bom de ouvir porque a ideia de competência é central nas nossas vidas. Nós queremos ser competentes e, principalmente, nós precisamos ser competentes porque isso ajuda muito.

Mas, o que é competência? Fácil: uma competência é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que alguém deve ter para atuar em alguma coisa. Para se comunicar, por exemplo, ou para desempenhar uma função profissional com sucesso. Competência é algo aprendido e, assim, faz parte da cultura.

Só que competência não vem sozinha! Para viver, é preciso adquirir uma série delas – e isso é assim porque, em nosso dia a dia, assumimos lugares diferentes em diferentes contextos. No trabalho, na faculdade, na cozinha e até nos momentos de lazer! E a necessidade de tê-las também é dinâmica: ao longo da vida, são muitas as situações que pedem novas competências, que vão sendo adquiridas e acumuladas. E isso é bom! Elas são essenciais para tomada de boas decisões e enfrentamentos dos diversos desafios encontrados ao longo da rotina de uma organização.

O famoso “CHA” – Esse conjunto de características, em especial no campo profissional, é chamado, no universo da Administração, de CHA – a soma de Conhecimentos, Habilidade e Atitudes. E ele é adaptável a qualquer tipo de negócio e área de atuação.

Segundo essa perspectiva, quem quer ter sucesso profissional precisa, necessariamente, “firmar-se bem” em cada um dos pontos do tripé.

Na Editora Opet, nós trabalhamos com educação. Assim, vamos transportar o conceito para dentro das escolas. Os gestores escolares podem se beneficiar bastante do CHA. Com base nas ideias de Conhecimentos, Habilidade e Atitudes, é possível estabelecer critérios para contratação, escolhas de treinamento interno e até formas de gerenciamento. O CHA é uma forma de potencializar as competências dos educadores e exercer uma liderança mais eficaz!

“receita” do CHA

Antes de entender como as competências podem guiar as decisões tomadas em uma escola e quais são essenciais para os profissionais que atuam nela, é preciso entender o que significa cada um dos elementos do CHA. Vamos conhecê-los:

Conhecimento (C)

Conhecimento tem a ver com o repertório pessoal de cada profissional. É aquela soma de conteúdos aprendida durante o processo de educação formal, em cursos, leituras, palestras e outros meios de aquisição de conteúdos. No caso dos educadores, o conhecimento específico para o desempenho profissional pode ser entendido como toda a teoria relacionada à didática, compreensão dos métodos de ensino e novas tecnologias, como os indivíduos aprendem e os benefícios da ludicidade na educação infantil.

Habilidades (H)

No contexto das competências, somar teoria e prática é algo essencial.

Uma competência só se desenvolve, afinal, se os conhecimentos correspondentes aprendidos forem colocados em prática. A essa capacidade de praticar damos o nome de habilidade.

Os conceitos vistos na faculdade e na educação continuada devem servir para que o professor, por meio de ferramentas educacionais, consiga levar o estudante ao desenvolvimento de suas próprias competências.

Aqui, por exemplo, o educador deve associar informações sobre como o cérebro aprende as metodologias de ensino e aplicar o conteúdo da aula através de ferramentas de que dispõe. Isso é a habilidade, a capacidade de usar o que foi internalizado durante anos de estudo em prol de algo, nesse caso o aprendizado das crianças.

Atitude (A)

Atitude é agir. Ela tem relação com a disposição, a intenção e a vontade que o professor tem de aprender, característica que influencia o indivíduo a adotar determinado comportamento frente às novidades e em relação aos demais profissionais e situações pertinentes à função.

Essa competência, apesar de ser comportamental e, portanto, depender quase que exclusivamente da própria pessoa, pode ser estimulada. Os meios certos, inclusive em relação ao apoio das pessoas, podem “desatar nós” e “libertar” as atitudes. Escolas que oferecem uma estrutura de qualidade, recursos tecnológicos, bons materiais didáticos e um bom nível de diálogo e sinergia têm mais facilidade em manter seus professores motivados e “cheios de atitude”.

Relação entre boa liderança e desempenho dos educadores

Tanto os conhecimentos quanto as habilidades podem ser desenvolvidos ao longo da carreira. Claro que o educador já tem um pouco de cada quando inicia sua vida profissional – afinal, as graduações, cursos e estágios servem para fornecer esta base.

No entanto, especialmente com o avanço tecnológico permanente, torna-se necessário adquirir novos conhecimentos e habilidades. Existem diversos fatores que contribuem para a formação contínua de um profissional da educação. Dentre eles, o comprometimento da liderança escolar em oferecer treinamento, formações e recursos pedagógicos eficientes para a realização das aulas. Algo que funciona bem se vier acompanhado, da parte do professor, de uma atitude de assumir esses novos conhecimentos.

Liderança, gestão por competências e os papéis dos gestores escolares

Uma excelente maneira de gerenciar uma escola, considerando as competências dos educadores, é usar o modelo “gestão por competências”. Nele, o gerenciamento de pessoas deve ser focado em entender os pontos fortes e pontos a serem desenvolvidos no profissional.

A liderança deve realizar um mapeamento das competências necessárias para atuar na escola, aplicar avaliações de desempenho e comparar o perfil da instituição com o perfil dos colaboradores.

A partir disso, os gestores elaboram relatórios e planos para o aprimoramento das competências de cada educador, a fim de melhorar a qualidade de ensino na instituição. Essa é uma das melhores formas de entender quais treinamentos e formações são os mais indicados e quais aprimoramentos tecnológicos devem ser feitos nos ambientes da escola.

Como mensurar as competências dos educadores

Ao optar pela gestão por competências, os gestores conseguem mensurar com mais clareza onde o profissional está e onde ele precisa chegar. Por exemplo: um educador pode ser avaliado com nota 10 no quesito conhecimento, mas obter 6 em habilidades devido à pouca experiência ou à falta de conhecimento dos métodos específicos da instituição. Diante disso, o líder terá um gap – do inglês, “lacuna” – e o educador precisará evoluir quatro “pontos” para oferecer a educação esperada na organização em que atua.

Sendo assim, com base nas dificuldades e necessidades reais do corpo docente, é preciso elaborar formas de desenvolver as competências profissionais.

Gestão pedagógica e gestão escolar: o papel de cada gestor no desenvolvimento dos educadores 

Antes de entender como cada gestor pode contribuir para diminuir o “gap” entre as necessidades e os valores da instituição e o que cada educador entregar, é preciso saber o papel de cada profissional. Somente com uma liderança escolar competente – organizada, adequada e ciente de suas funções – é possível obter os melhores dos colaboradores.

O gestor pedagógico e a parceria com os professores

As atividades do gestor pedagógico têm relação com as escolhas de ações, métodos e práticas de ensino e aprendizado, assim como dos recursos digitais e estilos de educação.

É esse profissional que pensa e estabelece formas e ferramentas para fomentar a educação da maneira mais adequada, atual, assertiva e atraente para os estudantes.

Esse gestor também lida com a equipe escolar, orientando e implementando melhorias ou alterações no currículo conforme a necessidade das turmas e dos professores.

Gestor escolar e a busca por melhores treinamentos e recursos pedagógicos

Já o gestor escolar lida com questões mais administrativas, como o suprimento de suprimentos básicos, softwares, materiais didáticos e demais ferramentas educacionais.

Ele deve estar sempre a par das atividades escolares para gerenciar com eficiência todos os setores da instituição e garantir a melhor experiência de ensino.

Também é de competência do gestor escolar o controle financeiro, a gestão de estoque, o monitoramento do desempenho dos estudantes, a gestão de contratos, o controle de matrículas. E ele ainda funciona como elo de comunicação entre equipe, discentes, pais e responsáveis.

Como gestores educacional e pedagógico atuam juntos

Como se pode perceber, o gestor escolar deve estar a par de tudo o que acontece no âmbito escolar. Mas ele deve ter em mente que, apesar de também precisar entender das questões pedagógicas, seu trabalho deve estar mais direcionado para o aspecto administrativo.

Sendo assim, o gestor escolar precisa saber delegar algumas funções gerenciais, porém com forte apelo pedagógico, para o gestor educacional, cujo trabalho consiste em manter maior contato com os professores.

Isso permite que o gestor pedagógico avalie e averigue se o educador está desempenhando suas funções adequadamente. Algo que deve ser repassado ao gestor escolar para que este execute as ações necessárias para suprir os déficits encontrados pelo gestor pedagógico.

Onde encontrar recursos e materiais para potencializar as competências dos professores

Uma das melhores formas de trabalhar as competências dos educadores é oferecendo possibilidades de capacitação e excelentes recursos para o trabalho em sala de aula. Na Opet INspira, plataforma educacional de recursos digitais desenvolvida pela Editora Opet, é possível encontrar todo o conteúdo necessário para esse processo.

Há, por exemplo, um acervo gigantesco de objetos de aprendizagem, materiais didáticos, ferramentas de apoio e objetos educacionais digitais – vídeos, imagens, áudios, apresentações e quizzes – que ajudam o educador a colocar todo o seu conhecimento em prática.

Sem contar que os conteúdos da Opet INspira auxiliam os professores na elaboração de avaliações, sequências didáticas e trilhas de aprendizagem, que são formas eficazes de transmitir o conhecimento aos estudantes.

Além das ferramentas para que o professor possa aplicar seus conhecimentos e, assim, demonstrar suas habilidades, a plataforma também dispõe de materiais de apoio para que ele aprenda a utilizar aqueles recursos que ainda não conhece.

Sem contar que há diversas opções de tecnologias assistivas para a promoção de uma educação inclusiva, como teclas de navegação, leitor de página, tamanho do texto e do cursor, espaçamento de texto, contraste, entre outros. Mais uma forma de otimizar o ensino em sala de aula.

Ao utilizar os instrumentos disponibilizados pela plataforma educacional Opet INspira, o professor terá seus resultados potencializados durante as aulas, uma vez que, não apenas ele, mas também os estudantes se sentirão mais motivados. Cenário que estimulará uma atitude mais positiva da parte de todos e, consequentemente, a aquisição de novos conhecimentos e habilidades.

Professores que possuem as características do CHA estão mais aptos a guiar os estudantes por um caminho em que eles também consigam desenvolver suas próprias competências! E nós podemos auxiliá-los neste processo