Ensino Privado: as formações pedagógicas e o início do ano letivo

As escolas privadas parceiras Opet estão finalizando seus preparativos para o início do ano letivo de olho em questões como a implantação do ensino híbrido. Com o apoio da Editora Opet, essa preparação está sendo mais tranquila. A começar pelo diálogo com nossos assessores pedagógicos, que apresentam e discutem os usos dos materiais didáticos e das tecnologias digitais, debatem temas práticos da educação e fazem a escuta dos parceiros. Por conta da pandemia, esse trabalho é desenvolvido 100% online, com grande engajamento dos professores e gestores. “Estamos trabalhando a todo vapor”, conta a supervisora regional Daiane Veiga, responsável por responsável pelo contato direto com as escolas e organização dos diversos atendimentos pedagógicos. “Esse trabalho abrange tanto as formações com os parceiros mais antigos quanto a implantação dos materiais nas escolas que estão se associando agora à Editora Opet”, explica.

Entre as escolas privadas que passaram por formações e implantações digitais nos últimos dias, estão parceiras Opet Soluções Educacionais no Amapá, Rondônia, Maranhão, Pará e Pernambuco. Dentro das formações, Daiane destaca o uso das ferramentas digitais. “No ano passado, a equipe aprendeu a trabalhar com as ferramentas e se qualificou, e estamos compartilhando esses conhecimentos com os professores e gestores parceiros.”

SucessoAmeliany Azevedo é mantenedora e diretora pedagógica da Escola Sucesso, uma das mais tradicionais de Macapá, que recentemente fez a primeira formação pedagógica do ano com os assessores da Editora. “Os assessores da Editora são extremamente solícitos”, avalia. “E o atendimento vai além das formações contratuais. Sempre que temos necessidades específicas, a Opet nos atende. E as formações são muito produtivas. Um atendimento online, mas ao vivo, respondendo as nossas questões.”

Tela da formação online com os professores da Escola Sucesso, de Macapá.

Ameliany conta que, neste ano, a escola vai retomar o Ensino Médio, adotando os materiais da Opet Soluções Educacionais para o primeiro ano. Ela destaca, ainda a extensão da parceria. “Temos todo o apoio de que precisávamos, até nos aspectos comerciais. A Editora Opet entende a nossa realidade, as nossas necessidades, e está sempre pronta a acolher e ajudar. É difícil encontrar isso em outras empresas do segmento educacional.”

Parceria significativa – A irmã Elda de Sousa é diretora do Instituto Farina do Brasil em Vargem Grande, no Maranhão, instituição de ensino parceira da Editora há anos. Ela ficou muito satisfeita com a formação pedagógica online realizada nesta semana. “Todos os nossos professores participaram, alguns na escola e outros em casa. E a formação foi maravilhosa”, avalia.

Irmã Elda com parte da equipe de professoras do Instituto Farina durante a formação pedagógica. Foto: Instituto Farina.

Em relação à parceria com a Editora Opet, ela é pragmática. “Somos só gratidão com a Opet. Vocês são muito precisos em atender nossas demandas, em acompanhar e dar suporte ao nosso trabalho. E agora, neste tempo de pandemia, a Editora tem sido uma presença marcante e significativa.” Em 2021, o Instituto Farina vai trabalhar com os ensinos híbrido, remoto e presencial, assumindo todos os protocolos de saúde. “Nesse cenário, a Editora Opet, com certeza, terá um papel importante.”

Excelência – Adriana Fialho é supervisora regional pedagógica da Editora Opet e atende várias escolas parceiras nas regiões Norte e Nordeste. Para ela, as equipes pedagógicas e de gestão estão entusiasmadas para o início do ano letivo. “A expectativa é muito boa, em especial pela excelência do trabalho que a Editora desenvolve e também pela possibilidade de oferta de uma educação mais humana, cidadã e que acompanha as determinações legais em relação ao ensino.”

Adriana observa que os professores e estudantes ficam satisfeitos com o trabalho desenvolvido em parceria com a Opet no ensino remoto. “Eles perceberam que a tecnologia aproxima através da colaboração, da ampliação da criatividade, da curiosidade e das descobertas. Dessa forma, o conhecimento faz sentindo e, por isto, torna-se significativo.”