As formações do segundo semestre em Santa Catarina!

Fim de semestre, início de semestre e o trabalho da Editora Opet não para! Nesta semana, os municípios de Arroio Trinta e Salto Veloso, na região Meio Oeste de Santa Catarina, iniciaram as formações pedagógicas referentes ao segundo semestre de 2021. O trabalho, realizado online, reuniu os professores e os gestores, e é um exemplo da ação que a equipe pedagógica da Editora está desenvolvendo neste momento em várias partes do país, em redes municipais de ensino (com o selo educacional Sefe) e com as escolas privadas parceiras (com o selo Opet Soluções Educacionais).

Para realizar a formação nos dois municípios, a Editora destacou uma equipe de seis assessores pedagógicos, além do supervisor regional Nelson Bittencourt. “No caso de Arroio Trinta, a formação abrangeu toda nossa parceria, que vai da Educação Infantil I até o quinto ano do Ensino Fundamental”, explica Nelson. “No caso de Salto Veloso, a formação envolveu os professores e gestores da Educação Infantil 04 e 05.”

Nelson Bittencourt: “Compromisso dos professores e gestores de Arroio Trinta e Salto Veloso com a educação é total”.

Nas formações desta semana, foram trabalhados conteúdos das coleções “Entrelinhas para Você” (Educação Infantil) e “Caminhos e Vivências” (Ensino Fundamental – Anos Iniciais). E as formações terão continuidade em agosto, nos dias 17 e 25.

Compromisso – Nelson destaca a qualidade do trabalho educacional desenvolvido por ambas as redes municipais. “O compromisso dos professores e dos gestores de Arroio Trinta e Salto Veloso com a educação é total. São municípios que realmente colocaram a educação em primeiro lugar, com excelentes resultados”, observa.

Apenas para se ter uma ideia desse trabalho, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para a 4ª série/5º ano do Ensino Fundamental de Arroio Trinta chegou a 7,0 em 2019, superando amplamente a meta projetada para o período, de 6,1. Em Salto Veloso, o IDEB para a mesma série chegou a 6,9 – dentro da meta projetada e acima da média do Estado de Santa Catarina, que chegou a 6,5 no período.

Formação continuada – A secretária municipal de Educação de Arroio Trinta, professora Eroni Schuler Biava, destaca a importância das formações pedagógicas realizadas dentro da parceria. A formação continuada é uma grande aliada dos educadores, uma vez que contribui para a evolução constante do trabalho do docente”, observa. “Ela favorece a criação de novos ambientes de aprendizagem, dando novo significado às práticas pedagógicas.”

A secretária observa que as formações e cursos possibilitam aos professores aprender a lidar com as novas tecnologias e criar novas formas de ensinar utilizando os recursos tecnológicos, o que aumenta a atratividade do processo de ensino para os alunos.

Secretária Eroni: formações possibilitam criar novas formas de ensinar.

A secretária Eroni observa que, no início da pandemia, houve certa dificuldade dos professores em relação ao trabalho com as ferramentas digitais. Eles, porém, se reinventaram e aprimoraram esse domínio. “Hoje, os professores já estão interagindo de maneira prática nos encontros virtuais. A Editora Opet tem um compromisso com a educação e, com isso, está sempre se atualizando e evoluindo para repassar as novas ferramentas alinhadas aos objetivos pedagógicos da instituição que podem auxiliar no processo de aprendizagem”, avalia.

No segundo semestre, Arroio Trinta seguirá o modelo de ensino híbrido, com 50% dos alunos por turma. O município utiliza os materiais didáticos da Editora da Primeira Infância até as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. “A Editora fornece uma plataforma – a Opet INspira – que disponibiliza ferramentas, recursos educacionais digitais e aplicativos para que professores e estudantes possam, além de utilizar os objetos disponibilizados pela Editora, produzir e compartilhar conteúdos”, observa a secretária. “Isso aumenta o potencial criativo e torna os estudantes sujeitos ativos do processo de construção do conhecimento.”