Arapongas (PR): formação reúne mil professores da rede municipal de ensino

A secretaria municipal de Educação de Arapongas e a Editora Opet realizaram ontem e hoje, quinta e sexta-feira (07 e 08), o segundo encontro presencial de professores para a ampliação do trabalho com os materiais e ferramentas do selo educacional Sefe, utilizado pela rede municipal desde o início deste ano.

O evento, que foi realizado no Campus da Unopar, reuniu cerca de mil professores da Educação Infantil (que atuam nos CMEIs) aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, além de 25 formadores pedagógicos vindos de Curitiba para desenvolver o trabalho.

O objetivo foi aprofundar o conhecimento dos professores sobre os conteúdos e as possibilidades de trabalho pedagógico com os materiais didáticos e ferramentas digitais fornecidos pela Editora Opet.

A secretária municipal de Educação de Arapongas, professora Cristiane Cesaria Pablos Rossetti (foto), considerou esse momento formativo essencial para a qualidade do trabalho docente.

“Reunir mil professores e uma grande equipe de formadores foi algo ousado, mas absolutamente necessário. Vimos a teoria e a prática caminhando juntas, no contato entre os docentes e os formadores, com o objetivo de desenvolver a educação no dia a dia, na sala de aula”, observou.

Segundo a secretária, o alinhamento entre os conteúdos presentes nos materiais, o trabalho dos professores e a proposta pedagógica do município de Arapongas é estratégico para os resultados de aprendizagem. “Que venham outros encontros como esse, outras formações como a que realizamos nesta semana. Foi muito bom!”, avaliou.

Olhar amplo – Ações como a desenvolvida na parceria com a Editora Opet fazem parte de um conjunto mais amplo de planos e perspectivas da secretária para a educação de Arapongas.

“Como educadora com muito tempo de vivência do ambiente escolar, como alguém que já foi professora, diretora e chefe do Núcleo Regional de Educação, tenho alguns olhares para a educação. É importante fortalecer essas práticas pedagógicas contínuas e também as de avaliação, gestão, formação docente, melhorias nos espaços escolares e promoção do ensino integral”, observou. “É preciso, enfim, garantir que a passagem dos estudantes de um nível de ensino para o seguinte seja a melhor possível, aproximando os conteúdos da compreensão pelos alunos”.

Entusiasmo – A gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto, destacou o empenho dos gestores e o entusiasmo dos professores que participaram do encontro. “Foi uma formação pedagógica de grande porte, com muitos temas e ampliações a serem trabalhados e, principalmente, muito diálogo. Nossa proposta, como sistema de ensino, não é a de impor um olhar sobre a educação, mas a de construir estratégias para a aprendizagem junto com os professores e gestores parceiros. E, em Arapongas, essa parceria ficou muito clara. Só tenho a agradecer à secretária Cristiane, aos gestores e aos professores pela receptividade à nossa equipe e à qualidade do trabalho que está sendo realizado. Juntos, vamos avançar muito mais.”