“A pergunta é…”: os quizzes educacionais da plataforma Opet INspira!

Uma pergunta, quando é bem feita, chama a atenção, envolve, faz pensar e diverte. Essa é a ideia básica do quiz, termo em inglês usado para designar desafios de perguntas que são verdadeiros jogos. Com a televisão, os quizzes se tornaram muito populares e, desde a chegada da internet, viraram uma mania digital: quem nunca gastou um tempinho para responder perguntas sobre filmes, turismo ou geografia?

A educação, é claro, percebeu o incrível potencial das listas de perguntas, e as adaptou para divertir e participar do processo de ensino-aprendizagem. O céu é o limite: é possível propor quizzes sobre todos os componentes curriculares, da História à Matemática, da Literatura à Química.

Tela inicial da ferramenta Quiz na plataforma Opet INspira.

Os quizzes da Opet – Pensando nisso, a Editora Opet desenvolveu uma ferramenta de gamificação de conteúdos, em formato de quizzes, para a plataforma educacional Opet INspira. Essa ferramenta está em fase final de implantação e será liberada no início do ano letivo. Você, porém, pode conferir com exclusividade imagens das telas dos Quizzes.

“A ideia dos quizzes é fazer com que a aprendizagem seja mais desafiadora e divertida”, explica Cristina Pereira Chagas, analista de Tecnologia Educacional da plataforma que atuou na equipe de desenvolvimento desses recursos. Todos os quizzes da plataforma, aliás, são criados pelos nossos especialistas. Eles estão alinhados aos materiais didáticos dos selos Sefe e Opet Soluções Educacionais e são organizados por etapa de ensino e componente curricular.

A biblioteca de objetos educacionais da plataforma digital contará com um acervo inicial de 90 quizzes, que já estão prontos para ir ao ar. E outras listas de perguntas serão acrescentadas ao acervo.

Os quizzes utilizam diferentes abordagens, como as de correlação de imagens, correlação de palavras, questões abertas e de múltipla escola. correlação de imagens correlação de palavras múltipla escolha.

Professor criador – Com uma ferramenta específica da plataforma, os docentes das escolas conveniadas também poderão criar seus próprios quizzes. “É uma ferramenta amigável e intuitiva, de que os docentes irão se apropriar rapidamente, observa Cristina. “Mesmo assim, eles também vão contar com o apoio de tutoriais em vídeo e em formato pdf. O objetivo é familiarizá-los totalmente com esses recursos de criação e fortalecer a cultura digital nas escolas.”

Com o placar, o estudante pode acompanhar o próprio desempenho.

No caso dos estudantes, eles vão responder as perguntas dos desafios acessando a plataforma Opet INspira em computadores ou dispositivos móveis. Ao final de cada quiz, eles têm acesso ao placar e podem acompanhar, em tempo real, o próprio desempenho e aproveitamento. “Recursos como jogos e quizzes ajudam os professores a engajar os estudantes e tornam o processo de ensino-aprendizagem mais divertido e dinâmico. Aliados a metodologias ativas, são objetos educacionais digitais que podem ser utilizados tanto no ensino remoto quanto no presencial ou no híbrido”, lembra Cristina. “São recursos fantásticos!”.