Vilhena: um excepcional parceiro Opet no Estado de Rondônia

Crianças da rede municipal de Educação de Vilhena com os materiais da Coleção entrelinhas para você. Crédito das fotos: Prefeitura de Vilhena (uso autorizado).

Parceiro da Editora Opet desde o início deste ano com os materiais e formações do selo Sefe para a Educação Infantil, o município de Vilhena – um dos mais importantes de Rondônia – vem se destacando pelo bom trabalho com a educação, mesmo em tempos de pandemia e aulas remotas. Nesse processo, conta com o apoio e os recursos tecnológicos oferecidos pela Editora Opet, como as plataformas Google for Education e Inspira, de conteúdos educacionais integrados aos materiais físicos Sefe.

O secretário municipal de Educação de Vilhena, Edson Willian Braga, destaca a qualidade dos materiais didáticos. “A Editora Opet fez a diferença em Vilhena com a Coleção Entrelinhas para Você, que foi aceita pelos professores e pelas  famílias. Os livros trazem um momento rico de aprendizagem para nossas crianças. O material é de qualidade e ainda temos a assessoria técnica da Editora para a equipe da nossa secretaria.”

Nesse processo, segundo ele, a formação pedagógica de implantação da Coleção Entrelinhas para Você foi fundamental. “Os apontamentos feitos durante a formação foram maravilhosos. Nossos professores puderam refletir sobre a sua própria prática docente e isto é muito significativo.”

Tecnologias EducacionaisComo Vilhena ainda apresenta algumas questões em relação à cobertura por internet para a população, as ferramentas digitais educacionais têm sido utilizadas especialmente pelos professores na organização e realização das formações pedagógicas e, também, para o compartilhamento de arquivos – aulas, conteúdos, objetos de conhecimento. Essa organização, porém, associada ao trabalho com os materiais físicos, tem rendido bons frutos em relação à educação das crianças.

Outro ponto que o secretário destaca é a valorização, na proposta do Sefe, de aproximação entre a família e a escola. Algo que ganhou força durante a pandemia, em especial por conta da aproximação física entre as famílias e filhos na hora de aprender. “Com as atividades propostas pela Editora Opet, essa aproximação é ainda maior, o que traz benefícios significativos para comunidade”, avalia o secretário.

Um dos pontos altos do ano, segundo Willian, foi uma live realizada em parceria com a Editora Opet em agosto. Ela reuniu a equipe da secretaria municipal de Educação e, também, autoridades – Yara Viscardi, promotora de Justiça de Vilhena (RO), Vilson Sena de Macedo, secretário de Educação de Espigão do Oeste (RO), presidente da UNDIME-RO e da UNDIME Região Norte do Brasil, Herbert Vasconcelos, secretário de Educação de Sobral (CE) e o próprio secretário Edson Willian Braga – para debater os protocolos de segurança em relação à volta das aulas presenciais.

Esse encontro foi mediado pela gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto, e, segundo o secretário, teve um grande impacto sobre o seu grupo de trabalho. “A live proporcionou uma reflexão única, e os participantes até quiseram que o tempo fosse maior para o debate. As discussões eram e são de suma importância para o momento tão difícil como o que estamos vivendo, quando todos procuram acertar. A participação dos palestrantes trazendo a realidade de outros Estados de outros municípios acalentou o coração dos nossos professores, gestores, supervisores e técnicos da Secretaria.”

Uma parceria única – Na avaliação do representante comercial da Editora Opet para a área pública em Rondônia, Gilberto Muniz Pereira, a parceria com Vilhena é estratégica. “Vilhena é, hoje, um dos municípios mais importantes de Rondônia, tanto em termos econômicos quanto em relação ao índice de desenvolvimento humano, que está diretamente relacionado à educação”, observa. “Nosso trabalho e nossa parceria, em Vilhena, geraram reconhecimento para além dos limites do município. E isso se deve, sem dúvida, a uma parceria de valor, em que temos a contrapartida humana dos gestores, dos professores e do secretário, que desenvolve um trabalho excepcional.”