Tecnologia, engajamento e aprendizado: o caso do TikTok

A sociedade está vivendo um momento desafiador devido à pandemia. Os educadores têm se dedicado diariamente para que os estudantes recebam, ainda que à distância, as explicações, atividades e avaliações dos conteúdos escolares. Nesse processo, a preocupação com o rendimento, o engajamento dos estudantes e a qualidade do ensino nas aulas online é constante. Nessa busca por novos recursos didáticos para qualificar e aproximar as relações ensino-aprendizagem, os educadores chegaram à maior febre da internet no momento, em especial entre os jovens: a rede social TikTok.
Reinventar-se e explorar novas ferramentas permite que o professor estabeleça uma comunicação assertiva e eficaz com os estudantes. Utilizar as redes sociais, tão constantes e importantes no dia a dia dos adolescentes, pode trazer resultados não só em relação ao domínio dos conteúdos ensinados, mas também no sentido de como o discente interpreta o ato de estudar.

Esse tal TikTok
Criada por uma startup chinesa em 2016, o TikTok é uma rede social que viralizou no início deste ano. Nela, os usuários podem assistir e criar vídeos de até 15 segundos, utilizando filtros, efeitos e edições de áudios e imagens, para compartilhar e recriar memes, vídeos virais e conteúdos de humor e entretenimento.
Atualmente, é a quarta maior rede social do mundo, com 800 milhões de contas. E, apesar de ter usuários de todas as idades, grande parte dos perfis são de pessoas entre 13 e 24 anos – um público de grande interesse para a educação. A rede social tem uma política de segurança que filtra conteúdos inapropriados, impede a manifestação de mensagens de ódio e cyberbullying e permite que a família controle o tempo de acesso, caso julgue que os adolescentes estão passando muito tempo na plataforma.

TikTok na educação e o conceito de transdisciplinaridade
A utilização de recursos digitais e elementos do cotidiano dos estudantes nas aulas, sejam elas presenciais ou virtuais, aproxima a prática docente da transdisciplinaridade, que compreende o conhecimento de forma plural. Além de abordar a contextualização entre as diferentes áreas de conhecimento, esse conceito refere-se à uma prática de ensino que reconheça os diversos meios de estímulo e desenvolvimento cognitivo, para além dos recursos tradicionais (livros, textos, questionários, etc.).
Criado por Jean Piaget, o termo transdisciplinaridade sugere que a aquisição do conhecimento acontece de forma holística e contextualizada. Ou seja, é necessário que se crie uma conexão entre o assunto abordado e elementos de sentido e familiaridade com a realidade do indivíduo.
Aproximar a sua didática do universo do estudantes fará com que eles percebam o conteúdo de forma mais natural e prazerosa, sendo conquistados e engajados pelo ensino.
Para fazer isso utilizando o TikTok, ou qualquer outra rede social, é preciso criatividade e aproximação. Por isso, antes de sugerir o uso à turma, estude a ferramenta. Passe um tempo entendendo como ela funciona e qual o “tom” das postagens. Aproveite para “inverter a sala de aula” e aprender com seus estudantes – isto, inclusive, vai “legitimar” seu conhecimento junto ao seu público, o que aumenta o engajamento.
Você pode pedir que os estudantes criem vídeos relacionados aos conteúdos, associem os padrões de linguagem e interpretação de texto, equacionem as visualizações, sugestões do feed, alcance e demais logaritmos, comparem e identifiquem as diferenças culturais manifestadas… enfim, as possibilidades são infinitas. Use a sua criatividade!
Para compreender melhor como o TikTok funciona, separamos uma matéria do site Canal Tech com todos os detalhes da ferramenta. Além disso, sugerimos dois artigos que exploram a questão da transdisciplinaridade e do uso de recursos digitais e redes sociais na educação. Não deixe de conferir!

Referência:
O que é e como funciona o TikTok – Canal Tech
https://canaltech.com.br/redes-sociais/tiktok-tudo-sobre/

Sugestões de leitura:
Complexidade e Transdisciplinaridade na Educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido – Akiko Santos
https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/07.pdf

Redes Sociais na Educação – Jaime Miranda Junior (IFSC)
file:///C:/Users/O%20Foca/Downloads/Esp%20M%C3%ADdias%20na%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20-%20Redes%20Sociais%20e%20a%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20-%20MIOLO.pdf