Solução em educação para o isolamento social – Editora Opet e Google for Education

Dez mil usuários já estão usando as ferramentas digitais da Editora Opet

Nas últimas semanas, uma pergunta está mobilizando gestores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil: como fazer com que, em tempos de isolamento social, as crianças da Educação Infantil e os estudantes do Ensino Fundamental e Médio sigam aprendendo, engajados e interessados?

Na Editora Opet, a resposta passa por um investimento significativo em ferramentas tecnológicas. Muito mais do que isto, porém, passa pelo uso inteligente desses meios e pela participação das pessoas – parceiros, estudantes, professores, famílias e da nossa equipe pedagógica. E, especialmente, pela oferta permanente de conteúdos e atividades de alta qualidade.

“Desde o início da crise, acompanhamos atentamente todos os acontecimentos, assim como as normativas dos governos e do ministério da Saúde”, explica Cliciane Élen, gerente pedagógica da Editora. “Assim, tão logo começou o isolamento, já tínhamos estruturado e desenvolvido um plano de ação para o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem dentro plataforma do Google for Education.”

 

Muitas salas de aula – Em duas semanas, a Editora criou 14 salas de aula no ambiente Google Classroom. São as salas “Educação que Aproxima”, que, até agora, já foram acessadas por nada menos do que dez mil usuários, entre estudantes, professores e familiares. Lá, eles têm acesso a propostas educacionais desenvolvidas especialmente para esses momentos online.

E esse número vai aumentar nos próximos dias, na medida em que mais escolas e redes municipais de ensino parceiras comecem a participar. As salas “Educação que Aproxima”, observa Cliciane, estão disponíveis para estudantes, professores e familiares. Os códigos de acesso são distribuídos para esse público pelas escolas e redes municipais parceiras, e devem ser obtidos por seus gestores com os supervisores regionais da Editora.

A “cara” do aprendizado – Os conteúdos e sequências pedagógicas oferecidas pela plataforma abrangem todos os níveis de ensino atendidos pela Editora, da Educação Infantil ao Ensino Médio. “No caso das propostas que vão da Educação Infantil ao segundo ano do Ensino Fundamental, foram produzidas para serem desenvolvidas com a mediação de um familiar. No caso das demais propostas, do terceiro anos inicias ao Ensino Médio, elas podem ser acessadas diretamente pelos estudantes”, explica Cliciane.

E que propostas são essas? O planejamento dos temas geradores é feito semanalmente pela equipe pedagógica. Na primeira semana, o tema geral foi o coronavírus; na segunda, os temas foram definidos por nível de ensino, sempre respeitando as especificidades de cada ano ou etapa que atendemos.

Na próxima edição de “Fique por Dentro!”, vamos trazer os primeiros relatos de familiares, professores e estudantes com as ferramentas da plataforma digital da Editora Opet.