Rede municipal de ensino de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) passa a utilizar os materiais e ferramentas digitais da Editora Opet

Os professores e gestores da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Rio Pardo, na região centro-sul de São Paulo, estão iniciando o segundo semestre letivo com novos materiais didáticos, ferramentas digitais e um olhar diferenciado para a educação. O município passou a ser parceiro da Editora Opet, uma das principais desenvolvedoras de sistemas de ensino do Brasil, usando os recursos do selo educacional Sefe (Sistema Educacional Família e Escola). Entre os principais parceiros Opet-Sefe na área pública estão redes municipais como as de Santana de Parnaíba e Cotia (SP), Fortaleza e Sobral (CE), Maringá e Paranaguá (PR) e Chapecó (SC).

Na semana passada, mais exatamente nos dias 27, 28 e 29 (de terça a quinta-feira), aconteceu a implantação dos materiais didáticos e ferramentas para os níveis de ensino da Educação Infantil 3 ao nono ano do Ensino Fundamental (Anos Finais). Os professores do município participaram de vários momentos de implantação online, uma ação que envolveu uma equipe de cinco formadores da Editora.

A supervisora regional responsável pelo atendimento de Santa Cruz do Rio Pardo, Daiane Veiga, elogiou o engajamento dos participantes. “Como formadora, encontrei um grupo ansioso e interessado de professores, com muitas expectativas boas. Pude notar que eles gostaram do formato online, com muitas interações e o uso de ferramentas digitais que, até então, não conheciam.” Daiane destacou a importância que os professores dão ao fazer pedagógico, ao “colocar a mão na massa” – algo que é parte importante da proposta de trabalho da Editora com os parceiros e com os estudantes.  

Como supervisora regional, Daiane acredita que, com o avanço do semestre, a parceria com Santa Cruz do Rio Pardo vai se tornar cada vez mais forte. “Estaremos sempre juntos, nas formações, assessoria e apoio aos professores e aos gestores. A proximidade, aliás, é um diferencial da Editora Opet. Vamos crescer juntos!”

Grupo de professores da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Rio Pardo (SP).

Recursos – Dentro da parceria, a Editora oferece aos professores, gestores e estudantes as ferramentas educacionais digitais Google Workspace for Education, que possibilitam aulas remotas de alta qualidade. Em relação aos conteúdos, além dos materiais impressos, professores e estudantes trabalham com a plataforma educacional Opet INspira, uma das mais avançadas do país. Nela, eles encontram sequências didáticas, simuladores, jogos educacionais digitais, quizzes, vídeos, arquivos em áudio, livros digitalizados e outros recursos integrados aos materiais didáticos Opet. Todos esses recursos, vale observar, são originais, desenvolvidos pela equipe de especialistas da Editora Opet para oferecer uma educação de alta qualidade.

Aproximação – O secretário municipal de Educação de Santa Cruz do Rio Pardo, Marco Aurélio Marteline, observa que a escolha dos materiais e ferramentas da Editora Opet pelo município se deu a partir de critérios técnicos. Ele considera que a aproximação entre família e escola, elemento-chave na proposta de trabalho da Editora Opet, é fundamental para o trabalho da educação, muito mais em um momento de pandemia. Em Santa Cruz do Rio Pardo, as duas primeiras semanas de aula serão presenciais ou com atividades impressas e, na sequência, a rede assumirá o ensino híbrido com as ferramentas fornecidas pela Editora Opet. “As nossas expectativas em relação ao trabalho são as melhores possíveis.”

O supervisor da secretaria municipal de Educação para os Anos Finais do Ensino Fundamental, professor Eduardo Cardoso de Souza, participou da implantação. Na avaliação dele, a formação atendeu as expectativas dos professores. “Eu pude acompanhar a formação realizada pela professora Renata Ludovico, assessora da Editora Opet, e ela conduziu o processo com muita competência”, conta. “Trouxe os pressupostos teórico-metodológicos, apresentou as ferramentas Google Workspace for Education e a plataforma educacional Opet INspira. Foi uma explanação bem detalhada.”

Eduardo também elogiou os materiais didáticos em relação à organização dos fundamentos didático-pedagógicos. E destacou a atenção dada pela equipe da Editora ao trabalho em Santa Cruz do Rio Pardo. “A equipe assumiu o compromisso de nos atender prontamente e fez o atendimento com muita agilidade”, avalia.