Prêmio Ação Destaque chega à plataforma educacional Opet INspira!

Os professores e gestores parceiros da área pública, que utilizam os materiais didáticos e ferramentas Sefe, ganharam nesta semana uma fonte incrível de apoio e inspiração: na plataforma educacional Opet INspira, da Editora Opet, eles podem acessar as apresentações em vídeo dos educadores finalistas das três categorias do ano passado do Prêmio Ação Destaque!

Com isso, podem se inspirar para desenvolver seus próprios projetos para a edição deste ano, que acontece em novembro em formato híbrido dentro do X Seminário de Gestores Municipais, evento anual promovido pela Editora Opet para os parceiros Sefe.

O acervo de vídeos

A “Biblioteca do Ação Destaque”, montada colaborativamente pelas equipes Pedagógica, Editorial e de Tecnologia Educacional, traz os 28 vídeos finalistas, sendo 11 da Categoria 01, “Educação Infantil”, 10 da Categoria 02, “Ensino Fundamental – Anos Iniciais” e sete da Categoria 03, “Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio”.

Entre eles, estão os trabalhos vencedores de cada categoria:

  • Categoria 01 – Educação Infantil – Roseli Machado, Fraiburgo (SC): “Entre sombras e luzes, possibilidades e descobertas” (1º lugar), Géssica Becker, Treze Tílias (SC): “Diversas maneiras da minha família estar presente na escola” (2º lugar) e Samira Aloise, Cotia (SP): “Entrelinhas circenses em tempos de pandemia” (3º lugar);
  • Categoria 02 – Ensino Fundamental Anos Iniciais: Carmen Raymundi, Vargeão (SC): “Cuidando de quem cuida” (1º lugar); Fernanda Consoni, Arroio Trinta (SC): “Água: sustentabilidade em foco” (2º lugar) e Rosana Goulart, Pinhalzinho (SC): “Alfabetização e reposição – histórias dobradas, cantadas e contadas” (3º lugar);
  • Categoria 03 – Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio: Anderson F. de Almeida, Santana de Parnaíba (SP): “Ensino Médio Construtivo, Participativo e Inclusivo” (1º lugar); Ricardo M. da Silva, Santana de Parnaíba (SP): “Ao som da nossa criatividade” (2º lugar); e Daiane Klafke, Pinhalzinho (SC): “Lixo: uma questão de cidadania e responsabilidade ambiental e social” (3º lugar).

Assistir os vídeos é muito fácil

Ao acessar a plataforma no perfil “Professor” ou “Gestor” (da área pública), basta ir até a “Barra de Recursos” (que é a barra laranja da tela principal) e, lá, clicar no ícone “Ação Destaque”. Em seguida, selecionar a categoria e chegar aos vídeos.

Inspiração e organização

A gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto, destaca o valor dos vídeos como elemento de inspiração para os participantes do Prêmio Ação Destaque deste ano.

“Os 28 vídeos finalistas disponíveis na plataforma são, inicialmente, uma inspiração temática. Além disso, eles trazem uma série de referências a respeito de como é uma boa apresentação”, explica. “É interessante assistir e perceber como os professores organizaram suas ideias, que recursos gráficos utilizaram e como transmitiram suas ideias no formato de vídeo.”

O Prêmio deste ano

Em 2022, o número de categorias do Prêmio Ação Destaque foi ampliado, passando de três para oito. São elas:

CATEGORIA 1 – EDUCAÇÃO INFANTIL – Coleção Primeira Infância +0, Coleção Entrelinhas para você! (Infantil 1, 2, 3) e Coleção Feito Criança (Infantil 1, 2, 3);

CATEGORIA 2 – EDUCAÇÃO INFANTIL – Coleção Entrelinhas para você! (4 e 5) e Coleção Feito Criança (4 e 5);

CATEGORIA 3 – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – 1º ao 3º ano – Coleção Caminhos e Vivências e Coleção Meu Ambiente;

CATEGORIA 4 – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – 4º e 5º ano – Coleção Caminhos e Vivências e Coleção Meu Ambiente;

CATEGORIA 5 – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E MÉDIO – Coleção Ser e Viver Cidadania, Coleção Cidadania e Coleção Meu Ambiente;

CATEGORIA 6 – AÇÕES COM OS FAMILIARES;

CATEGORIA 7 – ESPECIALISTAS – Arte, Educação Física e Língua Inglesa (que utilizam os materiais didáticos e recursos pedagógicos OPET: Coleção Joy, Coleção Caminhos e Vivências, Coleção Ser e Viver Cidadania);

CATEGORIA 8 – GESTORES

As inscrições para o 12º Prêmio Ação Destaque, que estão disponíveis no site oficial do evento (eles também pode ser acessado via plataforma, em um dos banners rotativos na abertura da página) acontecem de 15 a 31 de agosto. Após a inscrição, os trabalhos inscritos serão selecionados por uma comissão julgadora.

Os finalistas de cada categoria terão que criar suas próprias apresentações em vídeo, que serão transmitidas digitalmente e serão objeto de julgamento na etapa final.

“Neste primeiro momento, de pré-inscrição, pedimos aos professores interessados que leiam atentamente o regulamento em relação às categorias, ao tema e ao que se pede nessa etapa inicial. Os vídeos de apresentação, por exemplo, só são exigidos dos finalistas”, explica Cliciane. “Isso não impede, porém, que eles vão se inspirando! Tenho certeza de que, em 2022, teremos trabalhos extraordinários!”.