Pedagógico OPET: Uma formação para “TIRAR DA FÔRMA”

A semana que passou foi intensa e de muitas descobertas para a equipe da gerência pedagógica da Editora Opet. Focando no planejamento e no trabalho com os parceiros no ano de 2020, os formadores e supervisores pedagógicos participaram de um trabalho diferente. “Foi uma formação pedagógica para ‘tirar a equipe da fôrma'”, explica a gerente pedagógica Cliciane Elen.

“Isso significa que, em todos os dias, buscamos conhecer e nos aprofundar em novas metodologias e em novos caminhos para o trabalho que realizamos com os professores. E examinamos como isso pode ser aplicado aos nossos planejamentos e ao nosso fazer pedagógico.”

Tudo, observa Cliciane, com foco na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, em consonância com as questões levantadas pelas próprias escolas e pelos documentos oficiais da educação. A formação contou com a participação de especialistas convidados que trouxeram informações, propuseram atividades e debateram com a equipe.

Na segunda-feira, as atividades foram conduzidas pela própria Cliciane, que falou sobre estratégias de ensino-aprendizagem usando tecnologias, metodologias e “design educacional”.

“Busquei reforçar a ideia de que as novas tecnologias e metodologias não funcionam sozinhas e não substituem, mas potencializam o trabalho do professor. E aí entram elementos como a pessoa, a empatia e a colaboração.”

Na terça-feira, o trabalho foi conduzido pelo professor convidado Everton Renaud, que falou sobre metodologias ativas a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Ele nos trouxe um workshop em que foi possível relacionar as metodologias ativas à BNCC e aos nossos materiais didáticos”, explica Cliciane.

Na quarta-feira, a programação foi voltada às competências socioemocionais, a partir não apenas da perspectiva do estudante, mas do professor e, principalmente, do professor formador de professores. Esse trabalho foi conduzido pela professora convidada Mara Águila. “Foi algo bem interessante, em especial porque pudemos conhecer de forma mais profunda o que são as competências socioemocionais e como elas funcionam em nossas próprias relações pessoais e profissionais”, observa a gestora pedagógica da Editora Opet.

Na quinta-feira, o trabalho foi conduzido pelo professor José Motta, que apresentou o workshop “Mão na Massa”, centrado na metodologia do “Peer Instruction” (desenvolvida na Universidade de Harvard pelo professor Eric Mazur). “Peer Instruction” ou “Instrução entre Pares” é uma metodologia que tem como premissa a substituição da figura do “professor instrutor” pela de um coletivo (professor + estudantes) que produz e compreende a partir do apoio mútuo.

Hoje, sexta-feira, o trabalho foi concluído com um workshop focado nos chamados “Mind Maps” (“Mapas Mentais”), que é uma estratégia de gerenciamento e organização de ideias. Ele foi conduzido pelo professor Danilo Augusto. “Com os mapas mentais, buscamos estabelecer, enquanto grupo, o que é uma formação pedagógica. E como, a partir dos elementos, missão e valores, ela é aplicada aos diferentes níveis de ensino com que trabalhamos”, observa Cliciane.

Importância para o trabalho com os professores – Na avaliação do assessor pedagógico Fernando Corrêa, a formação vai impactar em termos de qualidade. “Essa semana mostrou um movimento da própria Editora em relação à formação continuada de professores, no sentido de melhorar a qualidade da educação. Foi um trabalho interno, que envolveu a equipe, e que, com certeza, terá reflexos sobre o nosso trabalho com os professores.”

Para a assessora pedagógica Elis Vieira, a semana foi extremamente produtiva. “Foi um momento de provocação, de ‘sair fora da caixa’ e pensar em outras possibilidades. E de perceber que as metodologias ativas são significativas e importantes para a condução e para o enriquecimento do trabalho.”