Santana de Parnaíba (SP): Editora Opet no Prêmio Professor Ação Destaque

Na segunda e terça-feira (25 e 26), nossos supervisores pedagógicos Silneia Chiquetto e Nelson Bittencourt participaram de um dos eventos mais importantes da educação de Santana de Parnaíba (SP), o “VII Prêmio Professor Ação Destaque”. O prêmio foi criado em 2013 e, desde então, destaca professores da rede municipal que desenvolvem projetos de qualidade em todos os níveis da Educação Básica.

Santana de Parnaíba é um dos principais parceiros da Editora Opet – por meio do selo Sefe, a parceria contempla todos os estudantes da rede municipal de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio (lá, este nível de ensino é municipalizado).

Silneia e Nelson fizeram parte, junto com duas professoras da Universidade de São Paulo (USP), da banca julgadora dos 50 trabalhos finalistas selecionados dentre os 150 inscritos. Todos os trabalhos finalistas são premiados – os prêmios vão de R$ 15 mil a R$ 3 mil –, e a avaliação tem caráter classificatório.

Alta qualidade – “Nós ficamos muito felizes em avaliar esses projetos”, diz Silneia. “São trabalhos de alta qualidade, que enfatizam as metodologias atuais e o protagonismo do estudante, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular.”

Silneia também observa a presença, nos projetos finalistas, de muitas referências aos materiais e das formações realizadas pela Editora Opet. Alguns dos participantes do Prêmio Professor Destaque, inclusive, também foram premiados na edição deste ano do IX Prêmio Ação Destaque, realizado pela Editora em Curitiba. “Essa relação apenas demonstra o valor da parceria com a Editora Opet. É muito bom verificar que estamos contribuindo para fortalecer a educação em Santana de Parnaíba”, conclui. O resultado final será divulgado na próxima quarta-feira, dia 04 de dezembro.

Para o secretário municipal de Educação de Santana de Parnaíba, Clecius Romagnoli, a parceria com a Editora Opet desempenha um papel importante para o sucesso do Prêmio Professor Ação Destaque e da educação municipal. “A Editora Opet oferece materiais didáticos muito ricos e, também, formações com metodologia que subsidiam os professores nos projetos apresentados ao prêmio. Isso, para nós, é uma honra.

Clecius destaca a importância do Prêmio Professor Ação Destaque na valorização dos docentes e de suas práticas inovadoras. “Eles transformam o processo de ensino-aprendizagem e, também, a vida dos estudantes. Ou seja, é algo que vai muito além do prêmio em si. Eles mostram, enfim, que é possível fazer e ter uma educação de qualidade e atraente.”

Avanços – Em 2017, já dentro da vigência da parceria, Santana registrou o maior crescimento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no Estado de São Paulo – 32% em relação à avaliação anterior, de 2015 -, e tem o maior índice entre os 39 municípios da região metropolitana da capital paulista. Além disso, uma auditoria realizada pelo Instituto Ayrton Senna colocou Santana como o melhor município do país no desenvolvimento de competências socioemocionais.