Formação pedagógica envolve 1.200 profissionais em Paranaguá

Ao longo de toda esta semana, os cerca de 1.200 professores da rede municipal de ensino de Paranaguá, assim como os gestores da educação, estão participando da primeira grande formação pedagógica do ano, realizada em parceria com a Editora Opet. Paranaguá e a Opet são parceiros educacionais desde 2013 e desenvolvem um trabalho com os materiais didáticos do selo Sefe – Sistema Educacional Família e Escola. Esses materiais são utilizados pelas crianças do nível Infantil 5 e pelos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano), além do Ensino Especial e dos componentes curriculares de Língua Inglesa (para o quinto ano) e Educação Física. Os professores e estudantes utilizam as coleções “Trilhas” (Educação Infantil), “Caminhos e Vivências” (Ensino Fundamental) e “Joy!” (Língua Inglesa), do selo Sefe – Sistema Educacional Família e Escola.

A formação, que está sendo realizada no campus da UNESPAR, é feita pelos assessores pedagógicos da Editora Opet, que estão trabalhando com os professores de um nível da educação em cada dia. Esse processo, como explica o supervisor regional da Editora para Paranaguá, Nelson Bittencourt, envolve o aprofundamento nos temas dos materiais, assim como a troca de experiências, o esclarecimento de dúvidas e o diálogo. “A formação é um momento importante de troca de informações e de escuta das demandas dos professores em relação aos materiais e ao fazer pedagógico. Em Paranaguá, esse momento funciona muito bem porque o envolvimento dos professores é, sempre, muito grande.”

Parceria em ação – Silvana Rodrigues da Silva é professora há 15 anos na rede municipal de ensino de Paranaguá e acompanhou a parceria com a Opet desde seu primeiro momento. Para ela, as formações pedagógicas são estratégicas para o sucesso em sala de aula. “Temos a oportunidade de trocar experiências inovadoras, que são compartilhadas e levadas para as escolas. Além disso, o suporte do Sefe é grande.” Segundo Silvana, a riqueza dos materiais facilita o trabalho. “Os conteúdos conversam entre si, e isso nos ajuda muito em sala de aula.”

Luciana Vasson é professora da rede municipal há dez anos e dá aulas para os estudantes do 2º e do 5º ano. Em sua avaliação, as formações pedagógicas ajudam os docentes a superar dúvidas e aflições. “Quando a gente reúne várias pessoas para falar sobre o trabalho e sobre os materiais, vê que as dificuldades são as mesmas e as soluções também. A formação vem bem ao encontro dessas questões e o Sefe nos dá todo o apoio.” Luciana, que também é gestora do Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), vê os materiais Sefe integrados às grandes questões nacionais da educação. “Com esses materiais e com esse trabalho, não vemos apenas o nosso próprio ‘mundinho’, mas o cenário de toda a educação brasileira.”

Fernanda Villanueva é professora há 24 anos, e trabalha com turmas do 2º e 4º anos do Ensino Fundamental. Ela considera os materiais Sefe ricos em termos de conteúdo, o que faz, inclusive, com que os estudantes se envolvam mais. “Está tudo ali, nos livros, e isso contribui para o sucesso do nosso trabalho.” Para ela, as formações pedagógicas dão um norte para o trabalho ao longo do ano. “Sem a formação, ficamos um pouco perdidos. Com ela, conseguimos traçar nossos objetivos.”

Silvana, Luciana e Fernanda, professoras da rede municipal de ensino de Paranaguá

Gestores – Nesta sexta-feira (22), acontece a formação com os gestores, que terá como tema a relação entre família e escola – como aproximar as famílias da educação e aprofundar esta parceria. Nelson Bittencourt explica que, na proposta de trabalho da Editora Opet, essa relação é fundamental. “Quanto mais próxima da escola estiver a família, melhores são os resultados pedagógicos”, observa.

A parceria com o município de Paranaguá é especialmente importante para a Editora Opet. “Em Paranaguá, temos um alto grau de comprometimento das pessoas com a educação. Lá, a educação acontece de fato”, resume Nelson Bittencourt. Ele destaca, por exemplo, o sucesso dos professores de Paranaguá no Prêmio Ação Destaque, promovido anualmente pela Editora Opet com parceiros da educação pública de todo o país. O prêmio promove projetos pedagógicos que se destacam por sua alta qualidade. “A participação de Paranaguá é, sempre, muito interessante. Todos os anos temos, ao menos, um premiado do município. Em um ano, chegamos a premiar três projetos educacionais parnanguaras”.

Deixe um comentário