Opet INspira: no smartphone ou no desktop, o poder da educação digital!

É tudo, em princípio, uma questão de escolha: há quem goste de estudar usando o smartphone, navegando na praticidade e na mobilidade que caracterizam esta tecnologia. Há, também, aqueles que preferem apelar ao desktop, com sua tela mais ampla e o teclado mais “espaçoso”. E existem, ainda, os pragmáticos, que usam as duas tecnologias de acordo com as possibilidades de momento: em casa, no laboratório da escola, no ônibus, no metrô…

Para todos os perfis, a plataforma educacional Opet INspira é uma opção incrível de recurso educacional digital. O aplicativo da plataforma está disponível para download nos formatos Android e iOS, e ela também pode ser acessada diretamente em sua página oficial na web, www.opetinspira.com.br. Em ambos os casos, o acesso à plataforma é feito por usuários cadastrados – estudantes, professores, gestores – com login e senha. Em todo o Brasil, são milhares de pessoas!

Questão de escolha

A coordenadora de projetos em Tecnologias Educacionais da Editora Opet, Cristina Pereira Chagas, conta que, atualmente, os usuários preferem usar a plataforma Opet INspira “na telona”, ou seja, no desktop. “Essa preferência, na verdade, não é uma característica específica da nossa plataforma. Ela aparece, de modo geral, em relação às tecnologias de informação e comunicação, as chamadas TICs”, conta.

Isso pode ter relação, por exemplo, com o tamanho maior da tela ou mesmo com a “imobilidade” do computador, que, no caso da educação, proporciona uma experiência mais focada, imersiva e assertiva para o estudo.

Cristina Chagas: usuários ainda preferem usar plataformas como a Opet INspira “na telona”.

E certamente tem a ver com a tecnologia de transmissão dos dados em nosso país: segundo dados do Painel TIC-COVID19, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), órgão ligado ao comitê gestor da internet no Brasil (CGI.br), a internet por cabo ou wi-fi oferece mais estabilidade e velocidade durante a conexão na comparação com as redes móveis, que, em muitos casos, são o principal meio de conexão dos smartphones.

Esse é um elemento da nossa realidade tecnológica atual, que tende a mudar na medida em que houver um fortalecimento da infraestrutura de redes móveis no Brasil. Nesse cenário, eu acredito que a preferência do uso de aplicativos como o da plataforma Opet INspira passará a ser via smartphone, até pela facilidade de acesso”, avalia Cristina. “No smartphone, a informação está ali, na ponta dos dedos.”

Mas, há diferenças de conteúdo quando o acesso é feito via site ou via aplicativo?

Sim e não! Explicamos:

SIM, por uma questão associada à oferta de internet no Brasil, a que já nos referimos: existem recursos da plataforma que, no acesso pelas redes 2G ou 3G, ainda comuns entre nós, ficam muito “pesados”, o que provoca uma demora de resposta da plataforma. “Por essa razão, podemos considerar a Opet INspira app como uma versão light, mais leve do que a versão web”, explica Cristina.

E NÃO, porque a Editora Opet tomou o cuidado de manter no aplicativo todos os elementos essenciais para o dia a dia de professores e estudantes. Para garantir, enfim, que a plataforma garanta toda a qualidade educacional no contexto digital.

Vamos atualizar o aplicativo!

Cristina conta que, dentro do processo de desenvolvimento e atualização permanente da plataforma, recentemente foi lançada uma nova versão do aplicativo. Essa atualização reforça a segurança dos dados da aplicação, em especial a privacidade das credenciais dos usuários (login e senha).

“Atualizações desse tipo são comuns no universo dos aplicativos e estão ligadas à própria evolução tecnológica, que é permanente. Assim, recomendamos aos nossos usuários da plataforma via aplicativo que façam o download da versão mais recente”, explica.

Aproveite e faça a atualização agora!

Download – Android

Download – iOS

Uma construção permanente

Nesse espírito das atualizações, Cristina lembra que a plataforma educacional Opet INspira está em atualização permanente, especialmente em relação aos objetos de aprendizagem. “Nossa equipe editorial e de Tecnologia Educacional trabalha incansavelmente para oferecer mais e mais recursos, mais e mais conteúdos originais e integrados aos materiais impressos. É um trabalho cuidadoso e competente, que enriquece a plataforma e os recursos de ensino-aprendizagem”.

O que, aliás, acompanha o conceito da Editora: “educação que aproxima – tecnologia que humaniza”.